N?mero de acidentes de tr?nsito envolvendo crian?as ? alto Em Juiz de Fora, a Pol?cia Militar registra desde o in?cio do ano 178 acidentes de tr?nsito envolvendo crian?as, que s?o o foco da Semana Nacional de Tr?nsito


Daniele Gruppi
Rep?rter
17/09/2008

Em Juiz de Fora, a Pol?cia Militar registra desde o in?cio do ano 178 acidentes de tr?nsito envolvendo crian?as, sendo 109 na faixa et?ria de 0 a 10 anos e 69 casos de 11 a 15 anos. Em nenhuma das ocorr?ncias houve v?timas fatais.

Para o vice-presidente da Comiss?o Municipal de Seguran?a e Educa??o no Tr?nsito (Comset), M?rio Jacometti, o n?mero na cidade ? considerado alto, assim como a m?dia nacional.

Segundo o Departamento Nacional de Tr?nsito (Denatran), 21.199 crian?as de 0 a 12 anos foram v?timas em acidentes de tr?nsito ocorridos no Pa?s em 2006. Desse total, 818 foram v?timas fatais. J? os dados do Minist?rio da Sa?de apontam que entre os ?bitos por acidentes envolvendo crian?as de 0 a 14 anos os relativos ao tr?nsito aparecem em primeiro lugar.

Jacometti afirma que falta nas escolas um trabalho voltado para a educa??o no tr?nsito. "As crian?as v?o para a aula sozinhas e elas s?o muito emotivas, qualquer coisa saem correndo, t?m pouca aten??o".

Outro fator que agrava ? a falta sinaliza??o para os pedestres nos bairros. "S? vemos faixa de pedestres no centro. Nos bairros, existe numa rua ou outra mais movimentada que possui, mas n?o ? sempre". Para ele, falta educa??o, fiscaliza??o e engenharia de tr?nsito eficientes no Brasil. "Como n?o existe preven??o, ocorrem os acidentes".

Foto de pessoas atravessando uma faixa de pedestre Foto de um monitor de tr?nsito parando os carros para as crian?as atravessarem Foto de um congestionamento de carros
Semana Nacional do Tr?nsito

A preocupa??o com os n?meros resultou na escolha do tema para a Semana Nacional de Tr?nsito: Crian?a no Tr?nsito. Em Juiz de Fora, uma s?rie de atividades v?o marcar campanha, que se inicia nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, e se estende at? o dia 25 de setembro.

O objetivo ? de auxiliar na conscientiza??o de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no tr?nsito. "A inten??o ? trabalhar com as crian?as, pois elas j? fazem parte do tr?nsito e devem saber como se comportar como pedestre, depois, como condutora de bicicletas e de ve?culos auto-motor. Ela tamb?m pode ser um agente multiplicador da educa??o no tr?nsito em casa".

Os destaques da programa??o s?o as blitzes educativas - que v?o acontecer durante todos os dias - apresenta??o de pe?a teatral, passeio cicl?stico e exposi??o de equipamentos de seguran?a e educa??o no tr?nsito. Confira:

Tabela com a programa??o da Semana de Tr?nsito