Org?nicos: alimentos 100% naturais

Rep?rter: Emilene Campos
27/06/2000

Voc? opta por um card?pio equilibrado. Come frutas, verduras, legumes, e acredita que est? cuidando bem da sua sa?de... Para os adeptos dos alimentos org?nicos, de nada v?o adiantar esses h?bitos, se na sua lista de compras ainda figuram enlatados e alimentos cuja produ??o inclua agrot?xicos.

Livre de adubos qu?micos e de conservantes, os org?nicos s?o a mais nova op??o para quem n?o abre m?o de se alimentar bem. ? o caso da comerci?ria Marlene Brand?o Barbosa. "Durante uma aula de yoga tomei conhecimento desse tipo de alimento e passei a consumi-lo?, conta. Os cuidados com a alimenta??o, por?m, n?o se restringem aos limites de sua casa. Marlene j? disseminou o novo h?bito na empresa da fam?lia. Desde 1998, boa parte dos alimentos que entram no refeit?rio da empresa s?o org?nicos. O que inclui agri?o, alface americana, br?colis, espinafre, berinjela, beterraba, cenoura, quiabo, entre outros.

J? se passaram dois anos, desde que Marlene provou os primeiros legumes e verduras org?nicos. Al?m da sensa??o de bem estar ap?s a refei??o, ela garante que at? o sabor do org?nico ? mais gostoso que o do tradicional. ?Notar a diferen?a no sabor ? poss?vel, mas pode variar de paladar para paladar e de acordo com o tipo de alimento org?nico?, explica o professor de An?lise de Alimentos da Faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF, Marco Ant?nio Moreira Furtado.

Os org?nicos tamb?m fazem parte da mesa do metal?rgico Cledson Eduardo Vidgal. Vegetariano h? dez anos, ele encontrou nestes alimentos mais uma forma de aprimorar sua dieta e a de sua fam?lia. ?Como moro em apartamento, n?o tenho como cultivar esses produtos de forma saud?vel, sem agrot?xicos?, conta.

A nova forma de cultivo tamb?m facilitou a vida dos fi?is da Igreja Messi?nica. Criada em 1931, a igreja prega o consumo de produtos da chamada ?agricultura natural?. Ensinamento dif?cil de ser seguido, j? que nem todos podem ou se disp?em a cultivar verduras, frutas e legumes no quintal de casa. Para incentivar a pr?tica, os messi?nicos realizam feiras de alimentos org?nicos, todas as ter?as. "Os produtos s?o comprados de um agricultor da regi?o e a feira j? ? refer?ncia at? para quem n?o freq?enta o templo?, relata o secret?rio da igreja, Luiz Gonzaga de Oliveira.

Independente da cren?a ou modo de vida, a grande vantagem dos org?nicos ? a aus?ncia de subst?ncias qu?micas na sua produ??o. O professor de An?lise de Alimentos da Faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF, Marco Ant?nio Moreira Furtado, explica que, embora ainda n?o existam estudos espec?ficos sobre os org?nicos, a aus?ncia de adubos qu?micos e conservantes diminui as chances de as pessoas adquirirem determinadas doen?as, como o c?ncer, e at? alergias.

Leia ainda: