Artigo
Nutri??o e atividade f?sica

14/09/2000

Hoje todos querem ter um corpo "sarado", o que implica em algumas atitudes para atingirmos tal condi??o f?sica. Fundamental ? manuten??o da boa sa?de e ? preven??o de diversas doen?as, a atividade f?sica ? primordial a vida do homem moderno, podendo ser direcionada de acordo com os objetivos de cada um: perda de peso (exerc?cios aer?bios s?o a ?nica evid?ncia cient?fica de deslocamento de gordura como fonte de energia), aumento da massa muscular, al?vio ?s tens?es do dia-a-dia, recupera??o de traumas motores, aumento de determinado grupo muscular espec?fico, preven??o de doen?as cardio-circulat?rias (maior causa de morte no mundo), aumento do HDL colesterol (chamado bom colesterol; fator de prote??o ?s coronariopatias), etc.

Sempre que poss?vel, o exerc?cio f?sico dever? ter orienta??o e monitoramento de um profissional de educa??o f?sica, para que este aliado da boa sa?de n?o se torne nocivo. Voc? j? deve est? se perguntando "E a nutri??o ?" Bem, a alimenta??o adequada ? fundamental aos praticantes de atividade f?sica, principalmente ?queles que ? fazem com objetivo de competir. O aumento do gasto energ?tico devido a presen?a do exerc?cio requer uma maior oferta de alimentos e de alguns nutrientes especificamente, muitas vezes, dependendo da intensidade e objetivos, requerendo suplementa??o nutricional, um assunto pol?mico que abordaremos em breve.

Dietas s?o individualizadas, pois devem respeitar h?bitos alimentares e culturais, condi?es biol?gicas (sexo, idade, patologias, etc.), peso, altura, atividade f?sica, etc. Por isso, vou dar algumas dicas alimentares para algumas condi?es de exerc?cios f?sicos:

Arnaldo Hamilton Pinheiro
? nutricionista, formado pela
Universidade Federal
de Vi?osa (UFV).

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br