Artigo
Creatina: performance e suplementa??o

30/10/2000

Creatina ? uma amina nitrogenada, presente em nossa musculatura (120g em um homem de 70 kg ? 95% no m?sculo esquel?tico, sendo importante fonte de energia qu?mica para contra??o muscular, pois pode doar ADP (Adenosina Difosfato) para a forma??o de ATP (Adenosina Trifosfato), fonte r?pida de fosfato de alta energia para as atividades f?sicas de alta intensidade e curta dura??o.

A ingest?o de Creatina numa dieta normal de um on?voro ? de aproximadamente 1g. O escritor e nutricionista Harris (no livro publicado em 1992) recomenda 2g de Creatina end?gena (a que ? produzida pelo corpo) e ex?gena (a que ? proveniente da dieta) para reposi??o de Creatina catabolizada (que ? quebrada quando voc? faz exerc?cios), excretada nos rins na forma de creatinina.

A Creatina ? encontrada nos peixes, carnes (500g de fil? tem 2g de Creatina), podendo se formar endogenamente no f?gado, rins e p?ncreas a partir dos amino?cidos glicina, arginina e metionona.

A suplementa??o oral de Creatina monoidratada pode aumentar a creatina total, a livre no sangue e a fosfocreatina. Os estudos s?o controversos; nem todos sugerem que a suplementa??o de Creatina possa aumentar a performance em exerc?cios de alta intensidade e curta dura??o. Em geral, a suplementa??o de Creatina parece ser mais efetiva para aumentar a performance em atividades repetitivas de alta intensidade e curta dura??o, como testes em bicicletas ergom?tricas, for?a e produ??o de for?a.

A suplementa??o de Creatina por um per?odo curto de tempo parece aumentar a massa corporal, apesar de este aumento ser devido ? reten??o de ?gua (efeito onc?tico) da Creatina total intramuscular). A suplementa??o cr?nica (a longo prazo), junto com o treinamento f?sico, poder? aumentar a massa muscular, sendo necess?rias maiores pesquisas para confirma??o.

O que se tem observado nos trabalhos cient?ficos ? que os benef?cios da suplementa??o da Creatina se apresentam de forma diferenciada em fun??o dos objetivos dos trabalhos de pesquisa a que se prop?em, pois dependem da dosagem utilizada, tempo de utiliza??o, momento da utiliza??o, modalidade esportiva e tipo de atleta. A suplementa??o de Creatina ainda n?o foi associada a grandes riscos ? sa?de, apesar de n?o ter sido estabelecida com seguran?a a suplementa??o. O seu uso ? legal para treinamento atl?tico de competi??o.

Arnaldo Hamilton Pinheiro
? nutricionista, formado pela
Universidade Federal
de Vi?osa (UFV).

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br