Psicoterapia

A psicoterapia ? o tratamento de problemas psicol?gicos, emocionais, psicossom?ticos ou org?nicos por um terapeuta que incentiva o paciente a falar sobre seus sentimentos e temores, podendo prestar-lhe orienta??o especializada. O processo pode variar desde falar de seus problemas com um m?dico at? um per?odo extenso de psican?lise com um especialista. As formas mais comuns est?o descritas abaixo:

Terapia de grupo

Envolve diversas sess?es, nas quais o terapeuta conduz a discuss?o entre um grupo de pessoas com problemas em comum. A vantagem desta terapia ? que os membros do grupo conquistam for?a ao conhecer outras pessoas com problemas semelhantes, o que possibilita intensa troca de experi?ncias. Tamb?m h? est?mulo do grupo para a ado??o de uma atitude mais saud?vel diante dos problemas pessoais e o apoio do grupo para que essa atitude permane?a.

Terapia Comportamental

? geralmente usada no tratamento de fobias espec?ficas, como medo de viajar de avi?o, de c?es ou de aranhas. Numa das formas de terapia comportamental, chamada dessensibiliza??o sistem?tica progressiva, o paciente ? ajudado pelo terapeuta a superar o medo gradualmete. No caso de medo de viajar de avi?o, o terapeuta encoraja o paciente a imaginar os fatos que antecedem o v?o: tomar um trem at? o aeroporto, andar at? o terminal, passar pelo controle de passaportes, embarcar e finalmente sentar-se no avi?o. Mais tarde, quando o paciente for viajar de avi?o, dever? sentir-se como se j? tivesse passado por aquela experi?ncia, sem motivos para medo. Outro m?todo, chamado "inunda??o", envolve um confronto, sob supervis?o do terapeuta, com o objeto do medo em forma extrema - por exemplo, a visita a um canil no caso de medo de c?es. Sofrer o pior grau poss?vel de exposi??o ao medo ajuda a perceber que na verdade n?o h? perigo real envolvido e que o medo ? exagerado. Ambos os m?todos devem ser tentados sob orienta??o de um terapeuta experiente.

Psican?lise

Esta forma de psicoterapia, baseada na cren?a de que grande parte do comportamento humano ? determinado por conflitos na primeira inf?ncia, foi desenvolvida no final do s?culo 19 e no in?cio do 20. A psican?lise envolve uma s?rie de sess?es com o psicanalista, durante as quais este encoraja o paciente a falar ? vontade. O psicanalista poder? fazer perguntas, de vez em quando, para orientar seus pensamentos. Ao ouvir as lembran?as, os pensamentos e os sentimentos do paciente, ele ser? capaz de apontar a origem do problema; ent?o, discutindo-o com o paciente, o analista lhe permitir? atingir uma compreens?o melhor de si mesmo, ajudando-o reconciliar-se com seus conflitos internos.

Fonte: http://www.geocities.com/HotSprings/8915/PSICOTERAPIA.HTML