Estresse: saiba o que ? e como viver sem ele

14/12/98

Fa?a tudo que te d? prazer. Esse ? o melhor rem?dio de combate ao estresse. Mas o que ? esse mal que atinge principalmente as pessoas que vivem em grandes cidades, levam uma vida corrida e trabalham ou estudam demais?

De acordo com a psic?loga do Quintal de Artes e Terapia (Av. Rio Branco, 232; Manoel Hon?rio), M?rim Bisaggio, o estresse ? quando voc? n?o est? bem colocado no mundo. Quando seu corpo, sua mente e suas emo?es n?o est?o no mesmo ritmo. Tudo isso pode causar medo, tens?o, apreens?o, impaci?ncia, cansa?o f?sico e mental.

Para combat?-lo o primeiro passo ? melhorar a qualidade de vida. Aprender a conhecer o pr?prio organismo e descobrir como atender ?s suas necessidades b?sicas ? muito importante. Tamb?m deve-se dar adeus ao sedentarismo. A pr?tica de qualquer atividade f?sica serve para aliviar a tens?o. Cuidar da alimenta??o e da auto-estima ? essencial.

Existem ainda as chamadas terapias alternativas, como por exemplo, Reiki, Bioexpans?o, Tai-chi-chuan, yoga, entre outras. Cada uma trabalhando diferentemente para trazer mais equil?brio ao corpo e ? mente. Esses e outros cursos voc? encontra no Quintal de Artes e Terapia. O local ? muito procurado por quem est? enfrentando alguma crise, como uma separa??o ou um vestibular. E os resultados t?m sido bastante satisfat?rios.

Agora, quem deseja uma solu??o mais pr?tica e simples para acabar com o estresse causado pelo dia-a-dia, a regra ? se divertir. Vale uma danceteria, um cinema, sentar num barzinho com amigos ou namorar. Manter sempre o bom humor ? fundamental. Porque o melhor rem?dio para qualquer mal ainda ? a felicidade!

Colabora??o: Fernanda Santarosa
estudante do 5? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF