Ter?a-feira, 30 de outubro de 2007, atualizada ?s 19h25

Projetos do governo para Zona da Mata Mineira, dentro do Plano Plurianual de A??o Governamental, discutidos nesta quarta em JF


S?lvia Zoche
Subeditora

Juiz de Fora vai ser sede da 3? audi?ncia regional para discutir o Plano Plurianual de A??o Governamental (PPAG), nesta quarta, dia 31 de outubro, na Escola de Governo (Rua Maria Perp?tua, 72). O plano incorpora todas as a?es do governo para quatro anos (2008 a 2011) para onze ?reas de resultados, como sa?de, educa??o e seguran?a, com as metas que o governo deve atingir.

Segundo o deputado e presidente da Comiss?o de Participa??o Popular, Lafayette de Andrada (PSDB), relator do PPAG, v?o ser discutidos os projetos do governo para a Zona da Mata Mineira. "Vai ser o momento de mostrar as propostas para a regi?o, discutindo e dando sugest?es. Por isso, ? importante a participa??o da sociedade", afirma. A audi?ncia ? promovida pela Assembl?ia Legislativa de Minas Gerais e pelo Executivo. "Para cada uma das 11 ?reas devem ter de quatro a cinco projetos". No total, s?o 57 projetos.

O relator da audi?ncia diz que a ?nfase das discuss?es ser?o para as ?reas de sa?de, como o programa Sa?de da Fam?lia e as UBSs; para a educa??o, abordando o novo programa do governo, como o ensino m?dio profissionalizante; e o meio ambiente, tratando, entre outros temas, sobre a reciclagem do lixo.

Em quatro anos, o Estado planeja investir R$ 24 bilh?es do Tesouro estadual e de suas empresas nos projetos estruturadores. Lafayette de Andrada diz que s? saber?o quanto deste valor ser? repassado para Juiz de Fora e Zona da Mata depois do resultado da vota??o.

Esta audi?ncia em JF ? a ?ltima. As outras aconteceram em em Ara?ua?, no dia 26 de outubro em Frutal, no dia 29. Na pr?xima semana, acontece um ciclo de discuss?es em Belo Horizonte Segundo o deputado e relator, a vota??o deve come?ar no in?cio de dezembro. O prazo para aprova??o est? programada para sair at? o dia 15 de dezembro deste ano.

Programa??o
  • 8h30 - credenciamento

  • 9h - abertura - com o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); o secret?rio de Estado de Ci?ncia, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal; o subsecret?rio de Planejamento e Or?amento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gest?o (Seplag), Manuel Carvalho da Silva Neto; o diretor da Superintend?ncia Central de Planejamento e Programa??o Or?ament?ria da Seplag, Henrique Naves Pinheiro; o diretor central de Aloca??o Estrat?gica de Recursos e A?es da Seplag, Jo?o Victor Rezende; os deputados Andr? Quint?o (PT), presidente da Comiss?o de Participa??o Popular, e Lafayette de Andrada (PSDB), relator do PPAG.

  • 9h30 - painel "Avalia??o do PPAG 2004/07 e perspectivas do PPAG 2008/2011 - com o subsecret?rio de Planejamento e Or?amento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gest?o (Seplag), Manuel Carvalho da Silva Neto; o diretor da Superintend?ncia Central de Planejamento e Programa??o Or?ament?ria da Seplag, Henrique Naves Pinheiro; e o diretor central de Aloca??o Estrat?gica de Recursos e A?es da Seplag, Jo?o Victor Rezende. Ser? coordenador do debate o deputado Lafayette de Andrada (PSDB).

  • 10h30 - grupos de trabalho para apresenta??o e discuss?o dos projetos estruturadores:
    - Grupo 1: Protagonismo Juvenil
    - Grupo 2: Vida Saud?vel
    - Grupo 3: Qualidade Ambiental
    - Grupo 4: Inova??o, Tecnologia e Qualidade

  • 13h30 ?s 15h - continua??o dos grupos de trabalho

  • 15h - apresenta??o das propostas dos grupos de trabalho - com o subsecret?rio de Planejamento e Or?amento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gest?o (Seplag), Manuel Carvalho da Silva Neto; o diretor da Superintend?ncia Central de Planejamento e Programa??o Or?ament?ria da Seplag, Henrique Naves Pinheiro; e o diretor central de Aloca??o Estrat?gica de Recursos e A?es da Seplag, Jo?o Victor Rezende. Ser?o coordenadores do debate os deputados Andr? Quint?o (PT) e Lafayette de Andrada (PSDB).
  • Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG