Voc? ronca?

Saiba como tratar esse dist?rbio

O ronco ? uma condi??o que incomoda bastante, principalmente ao parceiro de quem ronca. Muitas pessoas que roncam s?o portadoras de um Dist?rbio Respirat?rio de Sono, a S?ndrome da Apn?ia Obstrutiva do Sono.

A apn?ia ? caracterizada por, no m?nimo, 5 paradas respirat?rias por hora de sono, com dura??o m?nima de 10 segundos cada parada. Cada vez que ocorre uma apn?ia, a pessoa superficializa o sono, e isso faz com que ela tenha uma qualidade de sono ruim e sonol?ncia durante o dia.

O grau de sonol?ncia varia com a severidade da doen?a e com os demais sintomas diurnos e noturnos, como: cansa?o, perda de concentra??o, altera??o de humor, dor de cabe?a, hipertens?o arterial, despertares freq?entes, ronco, boca seca, engasgos e at? mesmo impot?ncia. Suas conseq??ncias podem levar ? problemas card?acos e infarto do mioc?rdio entre outros.

Diagn?stico: ? feito pela Polissonografia, exame realizado no Laborat?rio do Sono, que avalia uma noite inteira de sono para detec??o de apn?ia, que pode ser leve, moderada ou severa, e outros Dist?rbios do Sono.

Tratamento: depende do grau do dist?rbio. Para os casos leves e moderados, existe um aparelho intra-oral para o paciente dormir. Para os casos severos, existe o CPAP nasal. Essas s?o as formas de tratamento conservadoras e o paciente apenas dorme com os aparelhos (intra-oral ou nasal). Os aparelhos intra-orais devem ser confeccionados por profissional especialista.

Onde realizar o tratamento: em Juiz de Fora, a CROCEO (Cl?nica de Reabilita??o Oral e Centro de Estudo Odontol?gico) confecciona os aparelhos intra-orais. CROCEO: Rua Rei Alberto, 108, salas 304/306. Tel: 215-3884.

Fonte: CROCEO