Yoga - a busca da uni?o
consigo mesmo e com o Cosmo

23/11/98

Mais do que simples exerc?cios de relaxamento, o Yoga ? uma filosofia de vida indiana, que surgiu h? mais de 5 mil anos, e se mant?m intacta, em sua ess?ncia, at? os dias atuais. Maria de Lourdes Picorelli Assis, 68, que ? professora h? 28 anos, falou sobre a origem e os benef?cios da atividade. Saiba como essa pr?tica pode tornar a vida mais saud?vel.

Yoga vem do idioma s?nscrito e tem como significado literal a uni?o. A primeira refer?ncia da filosofia oriental ? Vedas ? o livro do conhecimento que data a partir da inven??o da Escrita. Em um dos cap?tulos da publica??o, est?o os tr?s principais ramos do Yoga: Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, regidos respectivamente pela sabedoria, devo??o e a??o. Com o passar dos anos, outros ramos foram surgindo, mas o preceito fundamental em todos eles ? o conhecimento profundo da natureza humana para se atingir o estado de uni?o com o Cosmo.

Mas o que ? a natureza humana? Maria de Lourdes, esclarece que ela ? composta basicamente por 5 corpos: f?sico, energ?tico, emocional, mental e espiritual. O f?sico ? apenas um ve?culo, que deve ser bem cuidado para servir de canal puro aos demais campos de energia. Independente do ramo, os princ?pios b?sicos que levam ao Yoga real s?o:

  1. Yamas - ?tica do Yoga que estabelece 5 preceitos a serem respeitados
  2. Niyamas- ?tica do Yoga que estabelece 5 virtudes a serem desenvolvidas
  3. Pranayamas- controle do prana que ? a energia c?smica
  4. ?sanas- posi?es que estimulam o corpo f?sico
  5. Pratahara- absten??o mental dos pensamentos
  6. Dharana- concentra??o
  7. Dyana- medita??o
  8. Samadhi - implos?o da consci?ncia

Dentre as diversas correntes do Yoga, Maria de Lourdes destaca a Hatha Yoga (ha = positivo, sol, ativo; tha = negativo, lua, passivo) como uma das necessidades do ser humano nos dias atuais. O Yoga do sol e da lua ? trabalhado em suas aulas. No Hatha, o corpo f?sico ? estimulado para se atingir o estado de uni?o. Segundo a professora, tanto ha quanto tha s?o energias ?timas e necess?rias, mas devem ser exercitadas para que se atinja o equil?brio.

O est?mulo se d? atrav?s de movimentos conscientes e da respira??o. Por isso que, em s?ntese, pode-se dizer que o Yoga ? uma gin?stica psico-f?sica. Al?m dos movimentos, exercitar a respira??o ? importante por ela ser a principal fonte de manuten??o da vida. ?Respirar bem ? viver bem,? enfatiza Maria de Lourdes.

Em suas aulas h? tamb?m uma inicia??o ? Raja Yoga, ramo que surgiu em 500 a.C., atrav?s da codifica??o de Patanjali. O mestre indiano ordenou, no livro Os Yogas Sutras de Patanjali, ensinamentos orais transmitidos pelos disc?pulos dos grandes s?bios antigos. Dentre os sutras ou ensinamentos condensados de Patanjali est? o de que o Yoga ? o dom?nio das ondas mentais (Yoga chitta vriti nirodha). O Raja Yoga utiliza a mente como ponte para o esp?rito.

Al?m das s?ries b?sicas, cada pessoa estimula o corpo f?sico de acordo com sua flexibilidade e possibilidade. Os exerc?cios podem ser feitos diariamente ou em dias alternados, sozinho ou com a ajuda de um profissional. O importante ? que haja disciplina, diz a professora. Para se ter id?ia de como s?o os exerc?cios, as aulas de alongamento das academias de gin?stica foram inspiradas nas ?sanas do Yoga.

Por isso, o Yoga ? muito indicado no combate ao estresse. Atrav?s do relaxamento, as pessoas v?o liberando tens?es e fazendo uma an?lise de seus h?bitos. Aprende-se a n?o desperdi?ar o tempo, cada momento ? utilizado para que a pessoa pense em suas atitudes e no que pode ser feito para melhor?-las.

? o caso da professora aposentada da Faculdade de Servi?o Social da UFJF, Ana Maria Neves da Gra?a, 50, que, para se tratar de uma estafa, teve como recomenda??o m?dica a pr?tica do Yoga. H? 8 anos na atividade, ela diz que sua vida mudou bastante. ?Logo nas primeiras aulas, percebi as mudan?as no corpo f?sico, com o aumento da flexibilidade e da concentra??o. O maior benef?cio, por?m, foi que comecei a dar mais valor ? dimens?o espiritual do ser humano?.

Lib?nia Gomes Nogueira, 70, que faz Yoga h? 21 anos tamb?m se diz satisfeita com as transforma?es que a atividade promoveu em sua vida. Antes ela trabalhava demais, tinha dificuldade para relaxar e qualquer problema era um pesadelo. Com o Yoga Lib?nia ? outra pessoa. ?Encaro os problemas mais dif?ceis com uma serenidade enorme?, diz orgulhosa. Outro fator positivo ? a disposi??o que sente ao final de uma aula. ?? como se eu tivesse 20 anos,? enfatiza.

Apesar da predomin?ncia das mulheres, n?o h? como definir um perfil de quem faz esse tipo de atividade. A faixa et?ria varia muito e a ocupa??o das pessoas tamb?m. S?o adolescentes, jovens, adultos e pessoas com mais de 70 anos. Professores, universit?rios e aposentados. Casados e solteiros. Independente disso, as pessoas que se matriculam trazem uma grande expectativa em rela??o ao Yoga. Desde o in?cio, Maria de Lourdes esclarece que o trabalho n?o ? milagroso. Quem promove a transforma??o ? a pr?pria pessoa, o que depende de muita dedica??o e disciplina.?, arremata.

Al?m das aulas, quem pratica Yoga busca constantemente a troca de experi?ncias ben?ficas ? evolu??o humana. O que inclui bons h?bitos de alimenta??o, contato com bons assuntos, bons sons e at? mesmo boas companhias.

Como o assunto ? bastante complexo, se quiser mais informa?es, consulte os livros Auto Perfei??o pela Hatha Yoga - Professor Herm?genes - Editora Record. Yoga para nervosos- mesmo autor e editora.

Em Juiz de Fora h? as aulas de Yoga nos seguintes endere?os:

Colabora??o: Emilene Campos,
estudante do 8? per?odo
da faculdade de Comunica??o da UFJF.