Os benef?cios do alongamento

08/12/98

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circula??o sang??nea e acabar com dores musculares e at? c?licas menstruais.

Esses s?o alguns dos benef?cios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a pr?tica de alongamento, que ? composto por uma s?rie de exerc?cios de movimento est?tico, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regi?es p?lvica, tor?xica e lombar.

O professor de educa??o f?sica, Zez? Freitas, explica que a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou exerc?cios como ciclismo ou muscula??o. "O corpo, ap?s as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sess?o de relaxamento, o que vai trazer o equil?brio do corpo e da mente", explica.

A psicopedagoga Helo?sa Helena Carvalho Torres, de 43 anos, faz alongamento desde os 23. Para ela os benef?cios maiores s?o a postura correta, flexibilidade e facilidade para realizar exerc?cios, como caminhar. "Com o alongamento n?o sinto dor na coluna e realizo atividades com uma facilidade que as pessoas da minha idade n?o conseguem acompanhar."

Qualquer pessoa, segundo Zez?, pode e deve fazer alongamento. O melhor hor?rio para se fazer os exerc?cios ? de manh?. "Nesse hor?rio o corpo est? vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades", explica o professor. Mas para as pessoas que t?m um dia de trabalho muito repetitivo e de m? postura, como usu?rios de computador ou dentistas, o ideal ? que tamb?m se fa?a alongamento ap?s o trabalho.

Veja, a seguir, uma s?rie de exerc?cios de alongamento que voc? pode fazer em casa e que s?o direcionados principalmente para o relaxamento da coluna. A maioria dos movimentos ? unilateral: devem ser feitos para o lado esquerdo e direito. Deve-se permanecer cerca de 15 segundos em cada posi??o. Para quem deseja uma intensidade maior, basta repetir cada movimento 2 ou 3 vezes.


Sequ?ncia voltada para a parte cervical,
?rea de maior tens?o muscular do corpo


Trabalho com a coluna vertebral
(aliviar tens?es)


Flex?o lateral da coluna


Flex?o anterior do tronco em diagonal
(trabalha com a coluna e parte
posterior dos membros inferiores)


Exerc?cio que trabalha com posteriores de perna
e regi?o p?lvica (os exerc?cios que trabalham
a regi?o p?lvica s?o recomendados
para c?licas menstruais)


Trabalho para relaxamento
da regi?o lombar e coluna


Flex?o lateral de tronco
e parte interna da perna


Trabalho da regi?o lombar
e posteriores da perna

Colabora??o: Renata do Carmo,
estudante do 5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF