O peso ideal

Luciana Mendon?a
15/09/99

A combina??o entre comer demais e n?o praticar exerc?cios f?sicos suficientes para queimar o excesso de calorias ? atraente, mas um perigo para a sa?de. Com o peso ideal, o organismo ser? mais saud?vel.

No Brasil, estima-se que 33% da popula??o com mais de 18 anos apresenta peso acima do esperado, apesar dos s?rios problemas por d?ficit nutricional entre pessoas de baixa renda. Quem tem excesso de peso est? mais propenso a sofrer de doen?as card?acas, diabetes e alguns tipos de c?ncer.

O seu peso fica est?vel se o conte?do energ?tico do alimento consumido estiver balanceado com as necessidades do seu organismo. Para manter um peso saud?vel, aprenda a alimentar-se e exercitar-se corretamente. Classifica-se como obeso aquele que pesa acima de 20% a mais do que seu peso m?ximo ideal.

? bom que todos saibam qual ? o peso adequado para sua altura, idade e constitui??o f?sica. O programa abaixo informa a voc? qual ? seu peso ideal. Basta preencher os dados corretamente. O resultado ? imediato.

Qual seu peso ideal?

Fa?a este c?lculo para aproximar-se dele:

Altura (em cent?metros):      Idade:



Peso Ideal: kg

  • Por exemplo, se voc? tem 1,60 m (160 cm) e 29 anos, seu peso ideal ser? 56,61 Kg. Mas n?o se assuste com este resultado, pois podem surgir varia?es de at? 10 Kg, a mais ou a menos, dependendo da estrutura ?ssea e desenvolvimento dos m?sculos. Voc? pode se considerar uma pessoa de ossos grandes se seu pulso medir mais que 16,50 cm (me?a o pulso direito, a n?o ser que seja canhota).

  • Voc? sabe quantas calorias por dia seu corpo precisa para se manter em forma? Doze vezes seu peso ideal. (Com mais de 40 anos, o c?lculo muda para 10 vezes seu peso ideal.) Voc? pode aumentar o n?mero de calorias (e comer um pouco mais!) tomando um caf? refor?ado bem cedo (antes das 8), quando a maioria das calorias ? queimada. Depois, um almo?o leve e um jantar m?nimo!

  • M?sculos s?o mais pesados que gordura, por isso as atletas tendem a pesar mais que as n?o praticantes de esportes ou atividades f?sicas. Por exemplo, quem tem 1,60 m e faz muita gin?stica pode estar usando manequim 40 e pesando 56 Kg. Outra pessoa, com o mesmo 1,60 m, que n?o tenha atividade f?sica, provavelmente usaria tamanho 44/46, se estivesse com esse peso.

  • Para verificar se as gordurinhas est?o mesmo sobrando, fa?a o teste do "belisc?o": belisque alguma parte na regi?o acima da cintura... se conseguir segurar mais que 3,5 cm (aproximadamente tr?s dedos), voc? ? grande candidata a fazer exerc?cios e dietas para emagrecer. A camada gordurosa considerada normal tem em m?dia 2,5 cm. Se na hora do "belisc?o"voc? medir menos que isso, provavelmente est? precisando ganhar alguns quilinhos!

  • Al?m do excesso de gordura, existem outros sinais que indicam excesso de peso, como freq?ente falta de ar, sensa??o de corpo pesado, freq?ente sensa??o de calor e juntas doloridas na parte inferior das costas, quadris e joelhos.


?ndice de Massa Corp?rea
O ?ndice de Massa Corp?rea (IMC) tamb?m ? uma maneira bastante simples e boa para avaliar a obesidade. Veja como calcular a sua massa corp?rea na tabela abaixo:

IMC = Peso(Kg) dividido por Altura (m)2
Peso (kg):    
Altura(em metros):



Índice de Massa Corpórea:
Tanto para o homem como para a mulher, um valor IMC entre 20 e 25 ? saud?vel - acima de 30, est? amea?ando seriamente a sa?de.


Tabelas de Calorias

Para ter uma alimenta??o balanceada, ? preciso conhecer bem os alimentos. Uma dica ? ter sempre ? m?o as tabelas de calorias. Outros links com tabelas de calorias: Link sobre peso ideal:
http://www.emagrecimento.com.br/peso.php

Fontes: "Guia da Vida Saudavel O Globo"
e Arras Online - O seu corpo est? em forma, em http://www.arras.com.br/c/c009d5.php