Gin?stica em excesso faz mal ? sa?de

Como evitar a vigorexia

Pesquisas comprovam que qualquer atividade f?sica, quando aliada a uma dieta alimentar saud?vel, pode evitar enfarto, problemas respirat?rios e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas, quando realizada em excesso, traz resultados indesej?veis. O exagero em praticar exerc?cios pode transformar a pessoa em um vigor?xico.

13/10/99

O que ? vigorexia

A vigorexia ? uma doen?a caracterizada pela obsess?o em malhar exageradamente com o objetivo de aumentar a massa muscular. Nunca satisfeito com o corpo, o vigor?xico se comporta como uma esp?cie de viciado. Acha que n?o est? perfeito, n?o sai de casa para n?o ser visto, come obsessivamente o que considera indispens?vel para o seu desenvolvimento muscular, satura-se de complementos vitam?nicos e at? mesmo de anabolizantes e horm?nios.

Professor descreve exageros e recomenda exames

O professor Iedo J?nior, da academia Forum, diz que o ideal s?o duas horas por dia de academia, quatro vezes por semana. "Mais que isso ? considerado um exagero", diz ele. Segundo o professor, as mulheres come?am a malhar em outubro para estarem em forma em janeiro. Isso faz com que elas fiquem mais tempo realizando todo tipo de exerc?cio, pensando que ir?o resolver o seu problema mais rapidamente.

Iedo diz que, desta forma, estas pessoas est?o ultrapassando seu limite e, ao inv?s de melhorar, podem prejudicar-se. "N?o adianta fazer todas as atividades de uma vez s?. Isso n?o significa que a pessoa vai atingir seu objetivo", alerta o professor.

A estudante Dileuza dos Santos pratica exerc?cios h? 5 anos e confessa que n?o consegue ficar sem ir ? academia. "Eu malho tr?s horas por dia e, se fosse poss?vel, freq?entava a academia at? aos domingos" afirma ela. Dileuza diz que, inclusive aos domingos, sai de casa para caminhar, tamanha ? a vontade de estar sempre em forma.

Antes de iniciar as atividades f?sicas, o aluno tem que passar por uma s?rie de exames (funcional, m?dico, fisioterap?utico e teste de adapta??o). A partir da?, de dois em dois meses uma nova avalia??o ? feita para verificar o condicionamento f?sico da pessoa. O professor Iedo diz que exames como estes s?o importantes e que, atrav?s deles, ? poss?vel perceber se o aluno est? realizando as atividades corretamente. Ele conta que, apesar disso, existem pessoas que, mesmo recebendo orienta??o, querem sempre fazer mais do que o recomendado pelo professor e acabam sofrendo as conseq??ncias.

Fisioterapeuta alerta para les?es, estresse e depress?o

A fisioterapeuta e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Cyntia Schmitz explica que, ao realizar uma atividade f?sica, a pessoa tem uma sensa??o de prazer liberada pela endorfina, "uma subst?ncia produzida pelo organismo e que pode ser liberada quando praticamos exerc?cios". Para a fisioterapeuta a vigorexia ? prejudicial pois, al?m de outros males, pode causar les?es pelo esfor?o. "Mesmo com les?es, a pessoa nesta situa??o n?o consegue parar de malhar ou deixar de ir ? academia. Quando consegue, fica deprimida e angustiada". A vigorexia, segundo ela, pode tamb?m provocar estresse e depress?o.

Al?m de modera??o na pr?tica dos exerc?cios, Cyntia diz que ? importante uma atividade f?sica orientada. "Se a pessoa realiza uma atividade f?sica mal orientada, as conseq??ncias ser?o piores do que se ela n?o tivesse feito exerc?cio algum".

Cura inclui tratamento psicol?gico

Quando algu?m chega a ficar obsecado por malhar, n?o basta proibi-lo de praticar exerc?cios. Al?m de uma boa orienta??o, ? necess?rio um tratamento psicol?gico. A psic?loga Neila de Almeida atribui ? massifica??o psicol?gica, social, econ?mica e f?sica pela qual passa a sociedade atual como uma das causas da doen?a.

Segundo ela, "homens e principalmente mulheres n?o v?m suportando o conflito entre a imagem de si e a imagem que gostariam de possuir." Ela afirma ainda que "o pre?o de tentar se aproximar ao bi?tipo da Adriane Galisteu, da Tiazinha ou de uma das beldades do "Tchan" pode ser alto quando n?o fatal." Para a psic?loga, ? poss?vel evitar que a vigorexia ataque a pessoa se ela se aceita e busca a felicidade sem afetar seu bem-estar f?sico e psicol?gico.

Leila diz que o "bom mesmo ? estar feliz e de bem com a vida, n?o nos esquecendo de que somos produtos de uma cultura que importa padr?es de beleza". Segundo ela, "? importante lembrar que somos sujeitos e o que precisamos ? oxigenar nossos sonhos e nossa alegria de viver, de sermos humanos e n?o deuses."

Colabora??o: Ludmila Gusman,
estudante do 6? per?odo
do curso de Comunica??o Social
da UFJF