Bruxismo? Eu?

Dores de cabe?a podem estar relacionadas ao bruxismo

Luciana Mendon?a
01/03/2000

Voc? vive com dores de cabe?a e n?o sabe a causa? Sabia que isto pode estar relacionado ao bruxismo? N?o se assuste, n?o ? nada ligado a feiti?arias, e sim um problema de sa?de bastante comum. De acordo com o dentista especialista em periodontia Marco Ant?nio Calv?rio (foto ? esquerda), 80% dos casos de dores de cabe?a melhoram ou at? mesmo acabam atrav?s do tratamento do bruxismo.

Afinal, o que ? bruxismo? A palavra deriva do grego ?bruchein?, que significa apertamento, fric??o ou atrito dos dentes entre si, sem finalidade funcional e involuntariamente. Durante o sono profundo, o bruxismo ? mais acentuado e a pessoa range os dentes. De dia, pode haver apenas um apertamento dos dentes. Desgaste nos dentes, dores de cabe?a e nos m?sculos da face ou na articula??o temporomandibular, localizada ? frente do ouvido, s?o os sintomas mais comuns.

Estresse ? a causa mais evidente

In?meras teorias sobre a origem do bruxismo j? foram propostas, entre elas as altera?es oclusais, ou seja, da posi??o de encaixe dos dentes, por mal posicionamento na arcada, ou at? mesmo uma restaura??o mal feita. O estresse parece, contudo, ser a causa mais evidente.

O organismo humano reage ao estresse de maneiras diferentes, mas, de modo geral, h? o desenvolvimento da hiperatividade muscular. ? o que relata o livro ?Oclus?o e ATM? (Editora Santos, 1996), de Roberto Maciel. A tens?o emocional pode aumentar as crises ou desencade?-las. Fatores psicol?gicos e estresse constante podem levar ao bruxismo cr?nico, n?o cur?vel, mas que pode ser tratado.

Na verdade, o bruxismo permanece como uma inc?gnita entre os especialistas. Pesquisas recentes relacionam a dopamina (um neurotransmissor - subst?ncia que ? secretada pelas termina?es nervosas de neur?nios e que ? usada para comunica??o entre as c?lulas) ao problema, mas ainda n?o h? nada conclusivo.

Cefal?ia e bruxismo

A cefal?ia ? um dos sintomas mais comuns dos bruxistas. O dentista Marco Ant?nio afirma que os pacientes relatam uma dor constante, que pode durar v?rias horas ou at? dias, podendo iniciar tanto quando a pessoa desperta do sono como mais tarde, durante o dia.

?O normal dos contatos entre os dentes ? de quatro a 10 minutos durante o dia, contando a mastiga??o. Quem tem bruxismo passa at? quatro horas apertando os dentes. Isto sem falar na pesada for?a aplicada neste movimento. Tocar os dentes usando entre 10 e 35 kilos de for?a pontual ? normal. Com o bruxismo, a pessoa chega a usar de 150 a 300 kilos de for?a pontual ao tocar um dente com outro?, explica o dentista.


Representa??o esquem?tica da
vasculariza??o do sistema
muscular craniocervicofacial
Esta hiperatividade pode causar problemas na musculatura. ?Pelo excesso de aplica??o de for?a, o sangue n?o circula bem na face, n?o h? uma oxigena??o adequada do sangue na regi?o de tens?o muscular. Acredita-se que isto ? que vai levar ? dor de cabe?a?.

Doen?as nasais (pelo comprometimento e obstru??o das vias a?reas) e posi?es posturais ao dormir e durante o trabalho tamb?m podem causar dores de cabe?a e bruxismo. ?Deitar com a m?o entre o rosto e o travesseiro pode for?ar e mudar a posi??o da mand?bula?, esclarece Marco Ant?nio.

O bruxismo pode causar tamb?m um desgaste anormal dos dentes, trazendo desde uma sensibilidade exagerada do dente at? um problema de canal, fraturas dentais e perda da dimens?o vertical, ou seja, da altura correta entre os maxilares, podendo comprometer a articula??o temporomandibular, al?m de, associada ? doen?a periodontal (causada por placa bacteriana), aumentar a mobilidade dent?ria, levando at? mesmo ? perda de dentes.

Tratamento inclui uso de placas relaxantes e corre??o da oclus?o

N?o h?, at? agora, conforme apontam os especialistas, uma maneira de impedir os atos involunt?rios do bruxismo. O que se faz ? amenizar os efeitos deste h?bito, que pode ser tempor?rio ou cr?nico.

?O tratamento do bruxismo consiste no uso da placa miorelaxante e na corre??o da oclus?o, seja atrav?s de aparelhos, tratamentos dentais ou restabelecimento da dimens?o vertical (da altura correta entre os maxilares). A placa, usada geralmente para dormir, ? feita de acr?lico e vai relaxar a musculatura, proteger os dentes contra o desgaste e os movimentos excessivos e ajudar a corrigir a posi??o da mand?bula?, explica o dentista Marco Ant?nio. Em Juiz de Fora, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal atende gratuitamente a pacientes com disfun?es da articula??o temporomandibular.

Marco Ant?nio ressalta que n?o ? suficiente tratar somente a conseq??ncia do problema, mas a pessoa como um todo. As terapias para acabar ou atenuar o estresse passam por alimenta??o, exerc?cios f?sicos e relaxamento muscular.