A Reda??o no Vestibular

Dada a estrutura adotada pelo vestibular da UFJF, a prova de reda??o tornou-se fundamental para aqueles que desejam obter uma vaga. Por isso achamos v?lido tecer alguns coment?rios/dicas sobre esta prova.

Tentar convencer vestibulando de que reda??o n?o ? bicho-pap?o ? tarefa t?o f?cil quanto convencer torcedor fan?tico que o Zagalo vai voltar a ser t?cnico da sele??o novamente.

S? de pensar na reda??o, o pessoal j? sente calafrios, acha que o corretor vai ser subjetivo, tem medo da liberdade quase total, de escrever o que pensa, sem estar atrelado as assertivas da prova de m?ltipla-escolha. Fica em p?nico por ser testado em capacidade que n?o se adquire nas cadeiras dos cursinhos: conhecimento da linguagem e capacidade de se expressar.

Para se escrever bem s? h? uma receita: ler, entenda-se bons livros ? claro e n?o apenas as p?ginas esportivas dos jornais. Se voc? n?o leu durante toda a vida, leitura de boas cr?nicas ou contos de autores competentes j? ? um come?o.

Lembre-se de que numa reda??o ? cobrada a articula??o de id?ias de uma forma geral. N?o se espera do candidato uma obra liter?ria. Os examinadores est?o querendo saber se voc? consegue se expressar coerentemente, usando argumentos l?gicos e linguajar, no m?nimo decente.

A? ? que o ?bicho pega?: pela falta de leitura, muita gente se complica. Ao querer impressionar a banca corretora, usa palavras dif?ceis, que n?o conhece bem o significado, e saem p?rolas do tipo: ?a meretr?ssima professora que est? a corrigir estas mal tra?adas linhas...?. ? prov?vel que ao ler isto a mesma tenha uma s?ncope, morra do cora??o, voc? seja levado a julgamento como respons?vel pela morte e a? ser? tarefa f?cil para qualquer meret?ssimo juiz decretar a senten?a: culpado e reprovado.

H? ainda o pessoal criativo que s? emprega clich?s do tipo: Eu e minha gatinha nascemos um para o outro, somos que nem corda e ca?amba. Ela n?o queria namorar comigo, mas eu insisti, baseado no dito popular: ?gua mole em pedra dura, tanto bate at? que fura. Mas, no fundo eu at? sabia que ela era muita areia para o meu caminh?ozinho. Isto tamb?m s? leva a um veredito: reprovado.

Procure expressar as suas id?ias; se n?o as tiver, tente inventar, mas copiar nunca! N?o tente impressionar o corretor, pois a corre??o ? itenizada, ou seja, a nota total ? dada por ?tens espec?ficos tais como: ortografia, pontua??o, adequa??o ao tema entre outros.

Preocupe-se em ser claro, em n?o fugir ao tema, em n?o cometer erros crassos que assustar?o o corretor. Como nada deste mundo ? ?imex?vel? (isto foi dito por um culto ministro em uma oportunidade. N?o siga o exemplo, pois ele era ministro, ficou famoso por ter criado a express?o e voc? n?o passa de um simples e mortal vestibulando). Caso n?o tenha certeza do significado ou da grafia de uma palavra n?o hesite em troc?-la por um sin?nimo.

Para maiores informa?es, dicas quentes, ?teis para se sair bem numa prova de reda??o sugerimos acessar a p?gina: www.cave.com.br/pagdica.php

Colabora??o: Curso Cave - Pr?-Vestibular
R. Halfeld, 608/405. Tel: 215-4044
E-mail: info@cave.com.br