A irrever?ncia dos blocos Os blocos que fazem a alegria do carnaval de Juiz de Fora
t?m como lema a liberdade e a alegria

*Colabora??o: Marinella Souza
Designer: Laura Martins Ferreira
24/01/2008
-

O carnaval de Juiz de Fora n?o se faz s? do brilho das escolas, existe uma outra vertente que faz a alegria dos foli?es que querem curtir a festa num clima de liberdade e descontra??o.

Trata-se dos blocos, aqueles grupos que come?aram t?midos e hoje tomam lugar de destaque na folia juizforana. Apesar da tradi??o de ser fornecedora de turistas durante feriados prolongados como o carnaval, Juiz de Fora mant?m o desfile dos blocos como uma tradi??o. Para foli?es fi?is, os blocos s?o quase uma religi?o, dizem os organizadores que algumas pessoas s? aceitam viajar para o carnaval depois de sair no seu bloco do cora??o.

O sambista Mam?o, fundador do Bloco do Beco, acredita que o sucesso de seu bloco est?, justamente, no fato de desfilar antes da abertura oficial do carnaval. "Se Juiz de Fora tivesse um setor de turismo bem estruturado, o carnaval poderia ter mais ibope. Acredito que se os desfiles fossem, como ocorre em muitas cidades, em outra ?poca do ano, a tend?ncia seria atrair mais p?blico porque o carnaval ? um dos maiores feriados do nosso calend?rio e a pessoa quer mais ? viajar para descansar", comenta.

Os blocos que fazem sucesso em Juiz de Fora, que est?o presentes em 2008 s?o os seguintes:

Ilustra??o: Laura Martins Ferreira

<LI>Bloco da Zona</li>
<LI>Bloco Bem Bolado</li> 
<LI>Bloco do Bairu</li> 
<LI>Bloco Meu Concreto t? Armado</li> 
<li>Bloco V.V.V</li>
<LI>Bloco Parangol? Valvulado</li> 
<LI>Bloco Bar em Bar</li>
<LI>Bloco Recordar ? Viver</li>
<LI>Bloco Galeral</li>
<LI>Bloco Isso N?o Vai Dar Certo</li>
<LI>Bloco Pintinho de Ouro</li>
<LI>Bloco do Beco</li>
<LI>Bloco da Banda Daki</li>
<LI>Bloco Vai Quem Qu?</li>
<LI>Bloco da Maria Augusta</li>
<LI>Bloco da Trupica Mas N?o Cai</li>
<LI>Bloco Chuchu Beleza</li>
<LI>Bloco Sociedade Amigos do Grama</li>
<LI>Bloco Mexupa de Humait?</li>
<LI>Bloco do Repolho</li>
<LI>Bloco Say Quem Pode</li>
<LI>Bloco Unidos do Ripi-Rapi</li>
<LI>Bloco Trupica Mas Num Cai</li>
<LI>Bloco Presidente Tilino</li>
<LI>Bloco Unidos do Floresta</li>
<LI>Bloco Dondocas A Vila</li>
<LI>Bloco da Latinha</li>

Confira a hist?ria de tr?s blocos da cidade - Recordar ? Viver, Banda Daki e Bloco do Beco - e a novidade que cada um deles vai trazer para o carnaval 2008.

Bloco Recordar ? Viver

Foto do desfile do bloco Recordar ? Viver O Bloco Recordar ? Viver surgiu em 1986 quando, depois de um baile de carnaval ocorrido no Sport Club, privilegiando os idosos. Empolgados com a emo??o do baile, os idosos optaram por fazer o desfile na rua.

O Bloco ? composto por integrantes de um dos projetos sociais da AMAC, que assiste pessoas acima dos 60 anos. O bloco vem, normalmente com cerca de 12 alas e segue o tema das escolas de samba.

Tradicionalmente, o Recordar ? Viver abre o carnaval da cidade, desfilando sempre, na quinta-feira que antecede a festa de momo - este ano cai no dia 31 de janeiro. Segundo a respons?vel pelo Bloco, Regina Caelli Souza Cunha, todos os idosos que estejam interessados em participar da festa ? bem-vindo.

"Prioritariamente, o Bloco ? para os idosos do Centro de Conviv?ncia do Idoso dona It?lia Franco, mas quem quiser participar pode se inscrever tamb?m". Trata-se de uma festa democr?tica que pretende inserir o idoso na folia.

O Bloco cede as fantasias, mas Regina comenta que, se a pessoa quiser utilizar uma fantasia que tenha em casa tamb?m ? permitido. "N?s cedemos a fantasia gratuitamente, mas a pessoa pode desfilar com uma fantasia pr?pria tamb?m. Fica a crit?rio do participante".

Para 2008
O enredo do Bloco Recordar ? Viver para o carnaval 2008 ? "Foli?o da terceira idade no reinado da folia", fazendo uma alus?o ao tema do carnaval, que ? "200 anos da fam?lia real no Brasil". A grande novidade foi a elei??o do casal de mestre-sala e porta-bandeira. "O casal era o mesmo desde a funda??o do bloco, mas com o falecimento da porta-bandeira, decidimos fazer o concurso".
Bloco do Beco

Foto do desfile do bloco do Beco O Bloco do Beco surgiu em 1973 quando um grupo de cerca de 12 amigos se reuniu no Bar do Beco, localizado em uma galeria do centro da cidade e pensou numa maneira de manter viva a tradi??o do carnaval. Apaixonados pelo carnaval, esses amigos freq?entavam escolas de samba e, n?o queriam perder esse contato como samba. Assim, ficou definido: o Bloco do Beco sairia na sexta - feira de carnaval para n?o atrapalhar a festa do grupo fundador.

Segundo Mam?o, o bloco sempre saiu com caracter?sticas pr?prias, tem samba enredo, personalidade. "Surgimos em uma ?poca negra da pol?tica nacional, o Bloco do Beco acabou se tornando, tamb?m, um foco de resist?ncia pol?tica".

Mam?o conta que a c?pula do Bloco se re?ne o ano inteiro, pensando no samba, se divertindo, convivendo com as fam?lias e est? sempre de bra?os abertos para novos integrantes. Segundo o sambista, essa renova??o ? o diferencial do Bloco. "? sempre bom agregar. As crian?as, ent?o, t?m participa??o fundamental para o bloco" .

Para 2008
Para o carnaval 2008, o Bloco do Beco prepara um enredo nost?lgico. Com o enredo "Um baile no elite", o bloco pretende reviver os bailes da maior gafieira de Minas Gerais.
Banda Daki

Foto do desfile da banda DAKI A Banda Daki nasceu em 1972 da cabe?a de uma turma de amigos do bairro S?o Roque, que, entediados com a falta de programa??o diurna para o s?bado de carnaval, resolveu se juntar com fantasias e muito bom humor para fazer gra?a pelas ruas da cidade.

Inicialmente, eram o Bloco Daki, mas o sucesso daqueles amigos do S?o Roque foi tanto que o bloco cresceu, transformou-se em Banda e at? hoje faz a alegria dos foli?es da cidade.

Respons?vel pela banda desde a sua funda??o, Z? Kodak, atribui ao carinho com que os organizadores cuidam da Banda o sucesso que ela faz ao longo dos anos. "Nossa preocupa??o ? fazer a alegria dos foli?es, para isso, quanto mais aumenta o n?mero de integrantes, mais aumenta a sua estrutura"

Hoje a Banda desfila pelas ruas de Juiz de Fora a bordo de um trio el?trico que abriga uma orquestra de 20 m?sicos cantando marchinhas de carnaval e um sem-n?mero de convidados especiais pulando e se divertindo.

Al?m da alegria, Z? Kodak garante que a seguran?a dos seus foli?es ? primordial. "Para que a pessoa n?o tenha medo de sair de casa para brincar o carnaval, um forte esquema de seguran?a j? est? sendo armado. O foli?o vai poder se divertir sem medo".

Segundo Z? Kodak, o diferencial da Banda Daki est? em saber dosar o moderno com a tradi??o do carnaval de rua. "N?s tocamos, vez ou outra, ritmos como funk e ax?, mas o que predomina s?o as marchinhas de carnaval. Esse ? o nosso esp?rito".

Para 2008
Al?m da alegria e irrever?ncia que lhe s?o peculiares, esse ano a banda contar? com a presen?a ilustre de Isabelita dos Patins, que dar? o ar de sua gra?a no carnaval da cidade.

Se voc? tem um bloco em Juiz de Fora, mande um e-mail para redacao@acessa.com com local, data e hor?rio de desfile.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF