Mesa articulada A id?ia ? usar e depois liberar o espa?o

Priscila Magalh?es
Rep?rter
29/09/07

As cidades t?m crescido cada vez mais para cima e a falta de espa?o tem sido um problema constante na vida de quem mora em apartamento. Resultado: o espa?o pequeno n?o possibilita o investimento em artigos de decora??o muito grandes. At? mesmo com os m?veis menores existe uma dificuldade para adequa??o e aproveitamento do ambiente.

Uma boa solu??o para utilizar o espa?o sem atrapalhar o fluxo de pessoas ? a mesa articulada. Duas cantoneiras articuladas s?o fixadas na parede e em cima delas ? fixada uma bancada para compor a mesa. Quando n?o estiver sendo utilizada, ? s? abaix?-la, que vai ficar paralela ? parede. A arquiteta Nat?lia Torres (foto abaixo) diz que a mesa se adapta a qualquer tipo de ambiente, interno ou externo. "Ela pode ser montada na cozinha, na sala, no quarto ou na ?rea de servi?o".

A arquiteta completa explicando que em cada um desses ambientes, ela pode ser usada para finalidades diferentes. "Em uma cozinha tem grande utilidade como bancada para caf? ou lanches r?pidos. No quarto, como bancada para notebooks ou estudo e na ?rea de servi?o uma boa op??o ? como t?bua de passar roupa, com um rasgo no meio, na parte de tr?s" (veja desenho abaixo).

Variedades de materiais

Foto Arquiteta Nat?lia Outra vantagem da mesa articulada ? o fato de ela permitir que a montagem seja feita utilizando materiais variados. "Tudo vai da criatividade. Vidro, alum?nio, granito e madeira caem muito bem nesse tipo de mesa. S? temos que nos atentar para o ambiente. Se for externo, ? mais aconselh?vel o uso de materiais mais frios, como granito, vidro ou alum?nio. A madeira ? melhor para ambientes fechados", explica.

Segundo Nat?lia, a mesa por si s? n?o ? bonita. Para real?ar, ela deve estar de acordo com os outros m?veis ou detalhes que comp?em o ambiente. "No quarto, por exemplo, ela pode ser fixada em uma parede forrada com painel de madeira, acompanhando os frisos desse painel (veja desenho abaixo). A madeira ? mais f?cil de combinar. ? o material curinga, usado em qualquer ambiente e combinado com qualquer detalhe". Mas, mesmo sendo considerada o curinga, a arquiteta diz que quanto menos verniz utilizado na madeira, melhor. "O ideal ? que uma camada fina de verniz seja aplicada, s? para prote??o".

desenho feito pela arquiteta desenho feita pela arquiteta

O vidro tamb?m ? um material bem utilizado em diversos locais. Mas Nat?lia faz o alerta: "Ele exige um cuidado maior, pois tem ar de modernidade. Em ambientes com m?veis mais r?sticos, ele pode n?o ficar muito bem". Com o granito, o cuidado deve ser redobrado. "Para usar esse material, temos que prestar aten??o em mais detalhes do local, como no piso e em outros materiais de revestimento. N?o ? legal colocar dois tipos de granitos diferentes, como, por exemplo, um no ch?o e outro na bancada".

Onde comprar

Em Juiz de Fora, a cantoneira articulada, para a montagem das mesas, ? encontrada em lojas de material de constru??o e acabamento. S?o duas tonalidades: branca e zincada, o que facilita combinar com o local e com o material a ser utilizado. Tamb?m existem duas op?es de tamanho na largura: 30 cm e 40 cm. O pre?o varia de *R$ 36 a R$ 44, o par.

Foto da cantoneira articulada Foto da Bancada Decorada Foto da Bancada

Al?m de serem ?teis, Nat?lia explica que os m?veis articulados s?o uma tend?ncia. "Hoje em dia, o essencial ? aproveitar o espa?o. Os quartos, salas, cozinhas e banheiros est?o cada vez menores. Quanto mais maleabilidade, melhor. Os m?veis t?m que nos possibilitar facilidade para pux?-los, retir?-los do lugar".

*Pre?os pesquisados no dia 27 de setembro de 2007 e sujeito a altera?es