• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Quarto: ambiente aconchegante e de descanso Espaço pessoal, com características definidas pelas diferenças de
    idade, hobbies e personalidades

    Renata Solano
    *Colaboração
    24/10/07

    Se alguma coisa está fora do lugar, é preciso trabalhar a decoração. Contestando a idéia de que beleza é primordial e conforto secundário, a escolha de móveis, e objetos decorativos vem unir o belo ao prático.

    Toda essa liberdade, no entanto, não dispensa um projeto bem estruturado. É preciso definir piso e parede, que são as bases de um ambiente, depois vem a escolha dos móveis que variam de acordo com a faixa etária e o temperamento do proprietário.

    Nos espaços comuns da casa, cada um dá seu "pitaco" e compõe uma decoração, mas o quarto, esse sim é individual e pessoal, com características definidas pelas diferenças de idade, hobbies e personalidades.

    "É importante respeitar alguns fatores na elaboração de um ambiente para que a pessoa sinta identificação, e dessa forma, se sinta à vontade e confortável nesse ambiente que é tão peculiar. Os fatores são espaço do ambiente e disposição dos móveis para melhor aproveitamento, materiais de acabamento, usuário e individualidade", explica a arquiteta Raquel Fraga.

    foto brinquedos foto adesivos
    O quarto para cada tipo de pessoa:

    Casais - O ambiente compartilhado por um casal une diferenças e afirma a possibilidade de diálogo entre eles. É preciso entrar no consenso entre divisão de armário, lugar na cama, densidade do colchão e arrumação das roupas, cuecas e meias. Dependendo da harmonia entre o casal, a escolha dos móveis pode facilitar a vida de um com o computador e de outro com a televisão, por exemplo. O importante é trazer para dentro do ambiente aconchego e conforto para um descanso e relaxamento. (Camas de casal, leia a matéria)

    Adultos com 25 e 30 anos - apesar de já ter independência financeira e autonomia, ainda moram com seus pais, o quarto já traduz um estilo meio que apartamento, ao mesmo tempo quarto, sala de estar, de visita e de jantar. Para esse público o importante é a sensação de conforto com a proximidade dos pais, mas também de liberdade com o respeito a sua individualidade.

    Para os adolescentes: o quarto precisa acompanhar o momento em que ficar sozinho é importante, mas também aquele em que a solidão é insuportável. "Para os teens o uso de cores vibrantes é indicado, mas a rotatividade da decoração que eles exigem pode ser respeitada quando colocamos acessórios nas cores da moda e do agrado momentâneo, como colchas, tapetes e cortinas", explica a arquiteta.

    O tempo em que as crianças não paravam em casa está cada vez mais no passado. Com o advento de brinquedos eletrônicos, video-games, computadores e lap tops, a brincadeira fica cada dia mais perto de casa, ou melhor, do quarto. Por isso, é preciso incorporar à mobília baús para guardar brinquedos, prateleiras para a disposição dos carrinhos (dos meninos) e das pelúcias (das meninas), além de uma bancada para fazer o dever se casa. "Os móveis do quarto das crianças têm que ser desenhados para garantir a segurança dos pequenos, por isso são recomendados cantos arredondados, elementos bem fixos às paredes e tintas não-tóxicas", alerta Raquel.

    Para os bebês, que passam quase todo o dia dormindo, é preciso um quarto bem caprichado e adequado. Exagerar nos enfeites compromete a funcionalidade, pois o quarto mais lindo do mundo é aquele de fácil limpeza e que facilita a troca de fraldas e favorece o trânsito em seu interior. O quarto dos bebês devem ter cores mais frias e delicadas, trabalhando a harmonia a tranqüilidade e a segurança. (Leia a matéria)

    O armário
    foto de escada

    O armário é o móvel imprescindível para a arrumação, praticidade e conforto no quarto. É com o projeto de um móvel ideal para o estilo de cada um, respeitando o vestuário, os acessórios, os equipamentos, enfim, a individualidade, que o ambiente se torna mais agradável.

    "O arquiteto precisa desenhar o móvel de acordo com a necessidade de cada um, e não para realizar um projeto do seu próprio sonho. É possível ao mesmo tempo ser prático e bonito. Mas para ser prático devemos verificar a personalidade e as atividades, inclusive o horário de cada usuário", afirma Raquel.

    A dica para fazer um armário com o máximo de aproveitamento do espaço é colocar portas de correr, assim ocupa manos espaço e fica ainda mais prático.

    Confira um modelo usado atualmente
  • 1 - o maleiro ocupa, no mínimo, 40 cm da altura do armário
  • 2 - o cabideiro varia de altura de acordo com a estatura do usuário
  • 3 - o cabideiro para ternos e vestidos tem altura de 1,3 m
  • 4 - na parte central do armário, fica o local dos sapatos e as prateleiras para bijuterias, jóias, cintos e outros. Sempre separados das roupas
  • 5 - as sapateiras têm corrediças para melhor aproveitamento da profundidade
  • 6 - sapateira especial para botas e sapatos muito altos
  • 7 - as gavetas variam de 15 com a 18 cm
  • 8 - prateleiras para camisetas têm 20 cm, no mínimo
  • 9 - prateleiras com altura maior para peças com maior volume
  • Dicas para fazer um ambiente crescer
    • Uma cama elevada, permite instalar um armário na parte debaixo. Não é aconselhável colocar uma bancada para estudos, pois pode prejudicar a concentração. Nas camas comuns, pode-se colocar gavetas.
    • Se não há espaço para a colocação de um criado mudo, pode-se instalar, na parede perto da cabeceira uma prateleira que atenda às necessidades do usuário.
    • Formas arredondadas facilitam o trânsito dentro do ambiente, evitando esbarrões.
    • Se for difícil respeitar a distância mínima de 70 centímetros entre um móvel e outro, procure colocar a cama no canto da parede, assim ela pode, inclusive, funcionar como sofá.
    • A televisão pode ser colocadas nos suportes pendurados na parede.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.