Quarto: ambiente aconchegante e de descanso Espa?o pessoal, com caracter?sticas definidas pelas diferen?as de
idade, hobbies e personalidades

Renata Solano
*Colabora??o
24/10/07

Se alguma coisa est? fora do lugar, ? preciso trabalhar a decora??o. Contestando a id?ia de que beleza ? primordial e conforto secund?rio, a escolha de m?veis, e objetos decorativos vem unir o belo ao pr?tico.

Toda essa liberdade, no entanto, n?o dispensa um projeto bem estruturado. ? preciso definir piso e parede, que s?o as bases de um ambiente, depois vem a escolha dos m?veis que variam de acordo com a faixa et?ria e o temperamento do propriet?rio.

Nos espa?os comuns da casa, cada um d? seu "pitaco" e comp?e uma decora??o, mas o quarto, esse sim ? individual e pessoal, com caracter?sticas definidas pelas diferen?as de idade, hobbies e personalidades.

"? importante respeitar alguns fatores na elabora??o de um ambiente para que a pessoa sinta identifica??o, e dessa forma, se sinta ? vontade e confort?vel nesse ambiente que ? t?o peculiar. Os fatores s?o espa?o do ambiente e disposi??o dos m?veis para melhor aproveitamento, materiais de acabamento, usu?rio e individualidade", explica a arquiteta Raquel Fraga.

foto brinquedos foto adesivos
O quarto para cada tipo de pessoa:

Casais - O ambiente compartilhado por um casal une diferen?as e afirma a possibilidade de di?logo entre eles. ? preciso entrar no consenso entre divis?o de arm?rio, lugar na cama, densidade do colch?o e arruma??o das roupas, cuecas e meias. Dependendo da harmonia entre o casal, a escolha dos m?veis pode facilitar a vida de um com o computador e de outro com a televis?o, por exemplo. O importante ? trazer para dentro do ambiente aconchego e conforto para um descanso e relaxamento. (Camas de casal, leia a mat?ria)

Adultos com 25 e 30 anos - apesar de j? ter independ?ncia financeira e autonomia, ainda moram com seus pais, o quarto j? traduz um estilo meio que apartamento, ao mesmo tempo quarto, sala de estar, de visita e de jantar. Para esse p?blico o importante ? a sensa??o de conforto com a proximidade dos pais, mas tamb?m de liberdade com o respeito a sua individualidade.

Para os adolescentes: o quarto precisa acompanhar o momento em que ficar sozinho ? importante, mas tamb?m aquele em que a solid?o ? insuport?vel. "Para os teens o uso de cores vibrantes ? indicado, mas a rotatividade da decora??o que eles exigem pode ser respeitada quando colocamos acess?rios nas cores da moda e do agrado moment?neo, como colchas, tapetes e cortinas", explica a arquiteta.

O tempo em que as crian?as n?o paravam em casa est? cada vez mais no passado. Com o advento de brinquedos eletr?nicos, video-games, computadores e lap tops, a brincadeira fica cada dia mais perto de casa, ou melhor, do quarto. Por isso, ? preciso incorporar ? mob?lia ba?s para guardar brinquedos, prateleiras para a disposi??o dos carrinhos (dos meninos) e das pel?cias (das meninas), al?m de uma bancada para fazer o dever se casa. "Os m?veis do quarto das crian?as t?m que ser desenhados para garantir a seguran?a dos pequenos, por isso s?o recomendados cantos arredondados, elementos bem fixos ?s paredes e tintas n?o-t?xicas", alerta Raquel.

Para os beb?s, que passam quase todo o dia dormindo, ? preciso um quarto bem caprichado e adequado. Exagerar nos enfeites compromete a funcionalidade, pois o quarto mais lindo do mundo ? aquele de f?cil limpeza e que facilita a troca de fraldas e favorece o tr?nsito em seu interior. O quarto dos beb?s devem ter cores mais frias e delicadas, trabalhando a harmonia a tranq?ilidade e a seguran?a. (Leia a mat?ria)

O arm?rio
foto de escada

O arm?rio ? o m?vel imprescind?vel para a arruma??o, praticidade e conforto no quarto. ? com o projeto de um m?vel ideal para o estilo de cada um, respeitando o vestu?rio, os acess?rios, os equipamentos, enfim, a individualidade, que o ambiente se torna mais agrad?vel.

"O arquiteto precisa desenhar o m?vel de acordo com a necessidade de cada um, e n?o para realizar um projeto do seu pr?prio sonho. ? poss?vel ao mesmo tempo ser pr?tico e bonito. Mas para ser pr?tico devemos verificar a personalidade e as atividades, inclusive o hor?rio de cada usu?rio", afirma Raquel.

A dica para fazer um arm?rio com o m?ximo de aproveitamento do espa?o ? colocar portas de correr, assim ocupa manos espa?o e fica ainda mais pr?tico.

Confira um modelo usado atualmente
  • 1 - o maleiro ocupa, no m?nimo, 40 cm da altura do arm?rio
  • 2 - o cabideiro varia de altura de acordo com a estatura do usu?rio
  • 3 - o cabideiro para ternos e vestidos tem altura de 1,3 m
  • 4 - na parte central do arm?rio, fica o local dos sapatos e as prateleiras para bijuterias, j?ias, cintos e outros. Sempre separados das roupas
  • 5 - as sapateiras t?m corredi?as para melhor aproveitamento da profundidade
  • 6 - sapateira especial para botas e sapatos muito altos
  • 7 - as gavetas variam de 15 com a 18 cm
  • 8 - prateleiras para camisetas t?m 20 cm, no m?nimo
  • 9 - prateleiras com altura maior para pe?as com maior volume
  • Dicas para fazer um ambiente crescer
    • Uma cama elevada, permite instalar um arm?rio na parte debaixo. N?o ? aconselh?vel colocar uma bancada para estudos, pois pode prejudicar a concentra??o. Nas camas comuns, pode-se colocar gavetas.
    • Se n?o h? espa?o para a coloca??o de um criado mudo, pode-se instalar, na parede perto da cabeceira uma prateleira que atenda ?s necessidades do usu?rio.
    • Formas arredondadas facilitam o tr?nsito dentro do ambiente, evitando esbarr?es.
    • Se for dif?cil respeitar a dist?ncia m?nima de 70 cent?metros entre um m?vel e outro, procure colocar a cama no canto da parede, assim ela pode, inclusive, funcionar como sof?.
    • A televis?o pode ser colocadas nos suportes pendurados na parede.

    *Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF