Espa?os de trabalho Especialistas garantem que consult?rios e escrit?rios devem ser bem arejados e iluminados. Al?m disso, devem ser funcionais para o profissional

Marinella Souza
*Colabora??o
29/04/2008
Foto de sala particular do m?dico
Em arquivo:

Nada melhor do que ter um ambiente de trabalho bonito, iluminado, pr?tico e confort?vel tanto para quem ? atendido quanto para quem tem que trabalhar nele todos os dias por cerca de oito horas ou mais.

A arquiteta Cilene Kamil Abizaid garante que ? poss?vel transformar uma sala pequena em um local pr?tico para as necessidades do profissional. Ela e sua s?cia, Maria Gorete Duarte, j? modificaram diversos escrit?rios e consult?rios de Juiz de Fora e comentam que a maior dificuldade s?o as salas prontas, porque elas t?m que abrigar diversas fun?es em um s? espa?o.

Cilene explica que o grande segredo ? adequar o espa?o ? necessidade do profissional. "? importante que o escrit?rio ou consult?rio consiga servir bem ?s fun?es de quem vai trabalhar l?. ? preciso ter um bom espa?o para receber bem as pessoas e trabalhar de maneira confort?vel ", diz. Para isso, a sala deve ser bem iluminada e ventilada e a? reside o grande desafio do arquiteto porque, normalmente, as salas possuem janelas fixas e isso dificulta a harmonia do ambiente porque todos os espa?os devem ser ventilados.

foto de recep??o foto de recep??o foto de recep??o

"O grande problema dos escrit?rios/consult?rios ? que se trata de um ?nico espa?o que tem que comportar dois ou mais ambientes que atendem ? atividades diversas. E todos esses ambientes exigem ilumina??o espec?fica e ventila??o. ? preciso observar esses detalhes nesse tipo de projeto", orienta. A arquiteta diz, ainda, que os espa?os podem ser maiores do que se imagina, basta que se use a criatividade e saiba aproveitar bem as oportunidades que eles oferecem.

"O leigo n?o tem a no??o exata da capacidade do espa?o, ou imagina que cabe mais ou menos do que realmente ele suporta, dessa forma, ou o espa?o fica superlotado ou vazio demais. ? muito comum observarmos escrit?rios onde a sala de recep??o ? muito tumultuada e a sala do profissional ? vazia demais e vice-versa. As pessoas t?m que lembrar que ? preciso que cada espa?o do consult?rio/escrit?rio tenha espa?o suficiente para as pessoas circularem com o m?nimo de conforto dentro dele", orienta.

foto de sala do m?dico foto de sala do m?dico foto de sala do m?dico

Para que um espa?o de trabalho cumpra adequadamente a sua fun??o, ? preciso ter, no m?nimo, uma sala de recep??o, a sala particular do profissional, um banheiro (o mesmo para o p?blico e para os funcion?rios) e excelentes ilumina??o e ventila??o. "Cada sala tem as suas ilumina??o e ventila??o naturais, mas ela n?o ? suficiente para o bom desempenho do profissional, ? preciso que se complemente com uma luz artificial que ilumine e, ao mesmo tempo, gere conforto", afirma.

O escrit?rio/consult?rio deve ser sempre limpo, pr?tico, iluminado, arejado e funcional para que garanta conforto e funcionalidade para todos. Se o ambiente for pesado demais, isso influencia negativamente o ?nimo de quem freq?enta o local. A dica mais importante que Cilene d? a quem est? querendo reformar ou montar uma sala para fins de trabalho ? "adequar o espa?o ?s necessidades. Isso ? fundamental para que o escrit?rio ou o consult?rio seja um ambiente agrad?vel".

Consult?rio m?dico

Para exemplificar tudo o que disse, a arquiteta Cilene Abizaid cita o projeto que ela e a s?cia desenvolveram no consult?rio de um cardiologista. Segundo Cilene, o consult?rio era uma sala grande que deveria atender a tr?s fun?es espec?ficas: sala de recep??o, sala de exames e a sala particular do m?dico, al?m do banheiro. Para conseguir harmonizar esses tr?s ambientes as arquitetas optaram por trabalhar os espa?os de maneira que a janela servisse tanto para a sala de recep??o quanto para a sala particular, al?m de usarem um tipo de ilumina??o central e difusa que atendesse ?s necessidades do m?dico.

foto da sala de recep??o foto da sala de exames

"Com esse sistema de ilumina??o, o m?dico podia observar melhor os exames dos seus pacientes e, ao mesmo tempo, contribuir para que eles se sentissem mais ? vontade e confort?veis durante a consulta", explica.

foto do arm?rio multifuncional foto do arm?rio multifuncional

Para solucionar a falta de espa?o entre a sala de exames e a particular, as arquitetas elaboraram um m?vel multifuncional: para a sala de exames, ele serve como arm?rio e na sala particular, ? usado como estante. Esse tipo de solu??o ? uma alternativa simples e bonita para ganhar mais espa?o em um ambiente. Com isso, sobrou espa?o at? para abrigar uma mini-geladeira.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF