• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Espaços de trabalho Especialistas garantem que consultórios e escritórios devem ser bem arejados e iluminados. Além disso, devem ser funcionais para o profissional

    Marinella Souza
    *Colaboração
    29/04/2008
    Foto de sala particular do médico
    Em arquivo:

    Nada melhor do que ter um ambiente de trabalho bonito, iluminado, prático e confortável tanto para quem é atendido quanto para quem tem que trabalhar nele todos os dias por cerca de oito horas ou mais.

    A arquiteta Cilene Kamil Abizaid garante que é possível transformar uma sala pequena em um local prático para as necessidades do profissional. Ela e sua sócia, Maria Gorete Duarte, já modificaram diversos escritórios e consultórios de Juiz de Fora e comentam que a maior dificuldade são as salas prontas, porque elas têm que abrigar diversas funções em um só espaço.

    Cilene explica que o grande segredo é adequar o espaço à necessidade do profissional. "É importante que o escritório ou consultório consiga servir bem às funções de quem vai trabalhar lá. É preciso ter um bom espaço para receber bem as pessoas e trabalhar de maneira confortável ", diz. Para isso, a sala deve ser bem iluminada e ventilada e aí reside o grande desafio do arquiteto porque, normalmente, as salas possuem janelas fixas e isso dificulta a harmonia do ambiente porque todos os espaços devem ser ventilados.

    foto de recepção foto de recepção foto de recepção

    "O grande problema dos escritórios/consultórios é que se trata de um único espaço que tem que comportar dois ou mais ambientes que atendem à atividades diversas. E todos esses ambientes exigem iluminação específica e ventilação. É preciso observar esses detalhes nesse tipo de projeto", orienta. A arquiteta diz, ainda, que os espaços podem ser maiores do que se imagina, basta que se use a criatividade e saiba aproveitar bem as oportunidades que eles oferecem.

    "O leigo não tem a noção exata da capacidade do espaço, ou imagina que cabe mais ou menos do que realmente ele suporta, dessa forma, ou o espaço fica superlotado ou vazio demais. É muito comum observarmos escritórios onde a sala de recepção é muito tumultuada e a sala do profissional é vazia demais e vice-versa. As pessoas têm que lembrar que é preciso que cada espaço do consultório/escritório tenha espaço suficiente para as pessoas circularem com o mínimo de conforto dentro dele", orienta.

    foto de sala do médico foto de sala do médico foto de sala do médico

    Para que um espaço de trabalho cumpra adequadamente a sua função, é preciso ter, no mínimo, uma sala de recepção, a sala particular do profissional, um banheiro (o mesmo para o público e para os funcionários) e excelentes iluminação e ventilação. "Cada sala tem as suas iluminação e ventilação naturais, mas ela não é suficiente para o bom desempenho do profissional, é preciso que se complemente com uma luz artificial que ilumine e, ao mesmo tempo, gere conforto", afirma.

    O escritório/consultório deve ser sempre limpo, prático, iluminado, arejado e funcional para que garanta conforto e funcionalidade para todos. Se o ambiente for pesado demais, isso influencia negativamente o ânimo de quem freqüenta o local. A dica mais importante que Cilene dá a quem está querendo reformar ou montar uma sala para fins de trabalho é "adequar o espaço às necessidades. Isso é fundamental para que o escritório ou o consultório seja um ambiente agradável".

    Consultório médico

    Para exemplificar tudo o que disse, a arquiteta Cilene Abizaid cita o projeto que ela e a sócia desenvolveram no consultório de um cardiologista. Segundo Cilene, o consultório era uma sala grande que deveria atender a três funções específicas: sala de recepção, sala de exames e a sala particular do médico, além do banheiro. Para conseguir harmonizar esses três ambientes as arquitetas optaram por trabalhar os espaços de maneira que a janela servisse tanto para a sala de recepção quanto para a sala particular, além de usarem um tipo de iluminação central e difusa que atendesse às necessidades do médico.

    foto da sala de recepção foto da sala de exames

    "Com esse sistema de iluminação, o médico podia observar melhor os exames dos seus pacientes e, ao mesmo tempo, contribuir para que eles se sentissem mais à vontade e confortáveis durante a consulta", explica.

    foto do armário multifuncional foto do armário multifuncional

    Para solucionar a falta de espaço entre a sala de exames e a particular, as arquitetas elaboraram um móvel multifuncional: para a sala de exames, ele serve como armário e na sala particular, é usado como estante. Esse tipo de solução é uma alternativa simples e bonita para ganhar mais espaço em um ambiente. Com isso, sobrou espaço até para abrigar uma mini-geladeira.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.