• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Transformações na dependência de empregada A dependência de empregada pode virar quarto, adega, escritório, closet, despensa, lavanderia, dentre outras opções

    Daniele Gruppi
    Repórter
    29/09/2008

    Em alguns imóveis modernos observa-se que a dependência de empregada não consta nas plantas. Segundo a arquiteta Márcia Lanna, há uma tendência que o espaço desapareça nas residências.

    "Atualmente, é difícil arrumar um auxiliar de serviços gerais que durma na casa do patrão. O local acaba sendo usado como quarto de despejo. As coisas ficam entulhadas sem planejamento".

    As construtoras acabam privilegiando outras áreas do imóvel. Geralmente, fazem a cozinha maior junto com a lavanderia. Márcia comenta que quem mora em apartamentos antigos, quer reformar o espaço.

    A transformação da dependência de empregada varia de acordo com a necessidade de cada morador. Pode originar uma lavanderia, closet, quarto, escritório, mini-academia, adega, despensa, dentre outras opções.

    Para identificar como o espaço pode atender melhor à família, a arquiteta recomenda analisar o cômodo em que há conflitos de interesse. "Se na sala de televisão uma pessoa quer estudar e a outra quer assistir a um programa na televisão, um escritório na dependência de empregada pode solucionar a questão", explica.

    Uma reforma no local pode durar em torno de dois meses. Márcia aconselha procurar a ajuda de um profissional, principalmente, se for quebrar parede. Nos projetos é sempre bom preservar o banheiro.

    "Um banheiro a mais, além de desafogar a demanda da casa, pode ser usado por uma pessoa que vai entregar, por exemplo, o gás, pois não há a necessidade dela entrar no imóvel, e também pela auxiliar. Aconselho, inclusive, a colocar um chuveiro".

    Márcia afirma que a dependência de empregada em um apartamento de classe A é um bem a mais e que pode valorizar o imóvel. Em apartamentos menores, classe C e D, pode atrapalhar, já que poderia ser melhor utilizado. Veja, logo abaixo, fotos com as opções de reforma. Da esquerda para direita, um escritório, um quarto e um closet.

    Foto de um quarto de empregada que virou escritório Foto de um quarto de empregada que virou escritório Foto de um quarto de empregada que virou escritório
    Projeto

    Márcia exemplifica um projeto da transformação da dependência de empregada em área de serviço. "Nesta casa, a cozinha não possuía ventilação e nem iluminação direta. A área de serviço era desprotegida da chuva e vento, embora fosse coberta. O banheiro de empregada não proporcionava que uma pessoa tomasse banho dignamente. O cliente recebe muitos amigos e a cozinha é utilizada tanto para o dia-a-dia como para confraternizações". Veja como era:

    Foto da cozinha antes da reforma Foto do quarto de empregada antes da reforma Foto do banheirto de empregada antes da reforma

    Após estudos do espaço, a arquiteta identificou a possibilidade de abrir janela na cozinha, derrubar algumas paredes, como a que separava a cozinha da área de serviço e outra do banheiro, permitindo a ampliação e também a transferência da área de serviço para o antigo quarto de empregada.

    "As paredes foram construídas de gesso acartonado e todos os revestimentos foram refeitos. Atualmente, o banheiro funciona como lavabo para dia de encontros com os colegas e a antiga área de serviço se tornou o canto da churrasqueira portátil. Todos os ambientes ganharam em iluminação natural e ventilação e os espaços foram redimensionados de acordo com a vivência do cliente". Confira como ficou após a reforma!

    Foto da área de serviço e cozinha reformados Foto da cozinha reformada Foto da lavanderia, antigo quarto de empregada

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.