Garagem pode ter várias funcionalidades dentro de uma casa

O espaço inutilizado pode ser transformar em biblioteca, escritório ou lounge. Já em ambientes funcionais, o local pode ser convertido em um ambiente para festas

Andréa Moreira
Repórter
30/8/2012
Projeto da arquiteta Flávia Soares

Uma casa possui muitos ambientes, e cada qual possui a sua funcionalidade. Entretanto, dependendo da disponibilidade ou indisponibilidade, o local pode ser transformado em outro espaço. Um destes locais podem ser as garagens, que em alguns casos são transformadas em biblioteca, escritório e até mesmo em um lounge, como explica a arquiteta Flávia Soares. "A garagem pode ser aproveitada de todas as maneiras possíveis, porem é necessário fazer as adequações para abrigar o novo uso. Exceto em caso de garagens de edifícios, que não podem ser usadas de outra maneira que o condomínio não aprove."

A garagem ainda pode gerar economia para os moradores. De acordo com Flávia, o ambiente amplo pode ser aproveitado momentaneamente para eventos. "É muito legal que a garagem esteja em um local da casa onde ela possa se integrar a uma festa, abrigando mesas ou pista de dança, e o que a imaginação permitir", diz.

O que a garagem ideal precisa ter

Apesar de algumas pessoas utilizarem a garagem para outros afazeres, a principal função deste cômodo da casa continua sendo o de guardar automóveis. Para isso, alguns cuidados básicos devem ser observados antes da construção, como explica a profissional. "O piso mais adequado para garagens são os pisos antiderrapantes e com pouca absorção. Podem ser pedras, cerâmicas, porcelanatos, pisos cimentícios entre outros. Porém, pisos como pedras e placas de cimento, devem receber uma impermeabilização, para que não haja manchas como de graxas."

A arquiteta ressalta também a questão da segurança, já que a garagem, muitas vezes, é a porta de entrada de muitas residências. "É possível interligar o portão eletrônico a uma iluminação, para quando o mesmo for acionado a iluminação acenda ao mesmo tempo e desligue com um temporizador", acrescenta.

 

Projeto da arquiteta Flávia Soares Projeto da arquiteta Flávia Soares

 

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Garagem pode ter v?rias funcionalidades dentro de uma casa