Conheça as plantas que trazem suavidade para muros e pergolados

Além de proporcionar beleza e proteção, as plantas e flores também garantem mais suavidade à rigidez do concreto

Andréa Moreira
Repórter
20/07/2013
Muros

Os muros têm a função primordial de proteger as residências. Mas estas obras também podem receber um toque especial, garantindo mais suavidade à rigidez do concreto. A reportagem do Portal ACESSA.com conversou com a paisagista Erly Hooper mais sobre esta técnica e os cuidados necessários. "As plantas e flores trazem mais leveza a construção. Os gastos com os reparos diminuem. Além de evitar as pichações, já que os muros ficam cobertos," desta a paisagista, lembrando ainda que as plantas também podem ser usados nos pergolados.

Segundo Erly, as plantas mais indicadas para a cobertura de muros são as trepadeiras, peperômia, aspargos e renda francesa. "Também temos a opção de criarmos um muro verde, com diferentes tons." A paisagista ressalta ainda que as trepadeiras também são a principal opção para cobrir os pergolados. "Existem inúmeras trepadeiras que florescem em épocas diferentes. Sendo assim, para esse tipo de projeto, é ideal, então, usar tipos diversos de trepadeiras, assim, o pergolado ficará florido durante todo o ano e muito criativo.”

A paisagista destaca que primavera e verão são as épocas ideais para cultivar estas plantas, mas se a pessoa manter uma irrigação constante, é possível plantar durante todo ano, sem perda de muda. "A irrigação tem que ser diária e a adubação também é necessária. Lembrando que devem ser feitas duas podas anuais." Ela ainda ressalta que “para que a trepadeira suba no pergolado é preciso tutorá-la com um fio de nylon”.

Por fim, Erly afirma que as plantas não danificam os muros e pergolados, com rachaduras ou umidade, por exemplo. "Uma edificação bem feita sustenta as plantas especificadas para esse fim. E também a umidade de uma planta não prejudica uma boa estrutura. É claro que essa umidade em uma estrutura deficiente não é recomendada, mas não é somente a planta que estragará essa estrutura. A única coisa que a pessoa terá que ter cuidado é com relação a manutenção da pintura desse muro. Nada além disso."

 

Pergolado Muro

 


 



ACESSA.com - Conhe?a as plantas que trazem suavidade para muros e pergolados