Juan Câmara Juan Câmara 17/12/2013

Por que contratar um arquiteto?

arquitetoConstantemente a figura do arquiteto costuma ser associada ao profissional responsável por "embelezar" uma edificação, sendo chamado no final do processo, ou quando algo já deu errado. Muito pelo contrário, quanto mais cedo o arquiteto entrar no processo, maiores são as chances de sucesso do empreendimento. O profissional possui a visão global da construção e habilidades de compreender as aspirações e reais necessidades do cliente, materializando-o em um projeto de arquitetura personalizado e adequado à demanda solicitada.

Outra associação que está no imaginário comum é a falsa ideia de que o projeto de arquitetura é algo caro e acessível a poucos privilegiados. O planejamento e a pré-visualização da edificação são fatores decisivos para evitar dores de cabeça, quebra-quebra durante a execução da obra e desperdício de tempo e dinheiro, otimizando o capital investido.

A atuação do arquiteto pode se iniciar na escolha do terreno junto ao cliente, onde o mesmo analisa tecnicamente os potenciais construtivos, condicionantes legais e naturais que irão interferir positivamente ou negativamente no projeto arquitetônico, tais como: topografia, acessos, insolação, ventilação, etc. Passando pelo próprio projeto arquitetônico onde será apresentado para o cliente a melhor possibilidade encontrada pelo arquiteto para atender a demanda específica, sempre procurando o melhor aproveitamento da área construída. Por fim, o arquiteto pode participar ainda da etapa de execução da obra de duas maneiras: a primeira é o Acompanhamento da obra, que são visitas periódicas a fim de solucionar questões e dúvidas que ocorram durante a execução. A segunda seria efetivamente a Administração da obra, onde o profissional ficará responsável pela montagem e coordenação da equipe de trabalho, compra do material de construção e gerenciamento de gastos e do prazo de execução.

O Arquiteto e Urbanista é responsável também pelas áreas de projeto e planejamento urbano, projetos de arquitetura paisagística e de interiores, direção e fiscalização referente à preservação do patrimônio arquitetônico.

Assim sendo, contrate um arquiteto habilitado pelo CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e potencialize seu investimento.


Juan Câmara é Arquiteto e Urbanista pelo CES/JF – PUC/MG. Pós-graduado em CBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Pós-graduando em Master em Arquitetura pelo IPOG/BH. Sócio-Diretor do escritório MXT | Arquitetura + Design, responsável pela criação e implementação de projetos de arquitetura e design. Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - Por que contratar um arquiteto?