Ter?a-Feira, 6 de janeiro de 2009, atualizada ?s 17h53

N?vel do rio Carangola continua a subir e alaga onze ?reas da cidade. Rio Manhua?u tamb?m sobe e deixa a cidade debaixo d'?gua


Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

As fortes chuvas dos ?ltimos dias em Minas Gerais fizeram transbordar o rio Carangola, na Zona da Mata. Onze ?reas do munic?pio de Carangola est?o alagadas. Na noite desta segunda-feira, 5 de janeiro, o n?vel das ?guas chegou a baixar, mas j? na manh? desta ter?a o rio subiu novamente.

Os funcion?rios da Secretaria Municipal de Assist?ncia Social da cidade j? deixaram o pr?dio onde funciona o ?rg?o, no bairro Santa Em?lia, por causa do risco de enchente. O assistente administrativo da Secretaria, Edmar Almeida, conta que n?o chove na cidade, mas a eleva??o do n?vel do rio ? preocupante.

J? no bairro Tri?ngulo, duas casas foram interditadas pela Defesa Civil por risco de desabamento. At? agora n?o se sabe o n?mero de atingidos pelas enchentes, mas duas escolas, uma municipal e outra estadual, servem de abrigo para os desalojados e desabrigados. N?o h? registros de feridos.

A Prefeitura do munic?pio explicou que as chuvas nas cidades vizinhas, principalmente em Divino, ao norte de Carangola, foram a causa do transbordamento do rio. Nove bombeiros de Muria? e homens da Pol?cia Militar e da Defesa Civil de Carangola centralizam os trabalhos de apoio ?s v?timas na C?mara Municipal.

O telefone para comunicar os incidentes causados pelas chuvas em Carangola ? o 0800 285 1970.

Foto da enchente em Carangola Foto da enchente em Carangola
Foto da enchente em Carangola Foto da enchente em Carangola
Manhua?u tamb?m est? debaixo d'?gua

A situa??o em Manhua?u, na Zona da Mata, tamb?m ? preocupante. O n?vel do rio Manhua?u subiu cerca de tr?s metros nesta ter?a-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, cerca de 1.500 pessoas est?o desalojadas.

Aproximadamente 20 bairros na regi?o ribeirinha foram afetados. No distrito de Ponte do Silva uma casa desabou durante a madrugada e tr?s crian?as ficaram levemente feridas.

O jornalista Geilson Dangelo, que mora em Manhua?u, disse que a cidade sofre com as chuvas desde o final de semana. Na segunda-feira o n?vel do rio come?ou a baixar, mas as chuvas da madrugada de ter?a-feira fizeram o Manhua?u transbordar.

Foto da enchente em Manhua?u Foto da enchente em Manhua?u
Foto da enchente em Manhua?u Foto da enchente em Manhua?u