Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 18/09/2015

Cabeceiras para transformar seu quarto

Todo quarto torna-se mais aprazível e acolhedor com uma bela cama, que deixa nosso momento de descanso muito gostoso. A cabeceira faz parte de um contexto que permite deixar o quarto aconchegante. Com este complemento decorativo você poderá dar uma "nova vida" ao espaço, gastando pouco.

Cabeceira

Cabeceira é o lugar onde descansa a cabeça, uma extremidade que serve de apoio para as pessoas descansarem o corpo ou membros superiores. No nosso tema de hoje, é usada como acabamento para uma cama, permitindo proteção ao corpo humano.

Utilidade

A cabeceira tem como utilidade o apoio das almofadas e travesseiros. A cabeceira poderá ser slim, compacta, robusta, pequena, grande, baixa ou alta. É de extrema importância o conforto e a ergonomia. É muito comum, quando estamos "acomodados" em nossas camas, colocarmos nossos corpos apoiados entre elas, para ver TV, ler ou até conversar.

Praticidade

Além do fator estético e do conforto ergonômico, uma das razões inquestionáveis para se escolher uma cabeceira, é a questão prática. Além de estar em "harmonia" com seu estilo de decoração, deverá ser adaptada as suas necessidades, ao posicionamento de sua cama e a facilidade do uso.

Dicas: Escolha um material que proporciona fácil conservação e manutenção.
Saiba unir o conforto com o estilo do seu ambiente.
Uma cabeceira adequada, permite que todo o espaço fique uniforme.

Espaço e tamanho

A grande questão é saber a metragem total de seu espaço, o tamanho exato de sua cama, seja padrão, king size ou extra king. Depois, decidimos para as medidas da cabeceira, sua altura, proporção lateral e espessura.

Dicas: Você poderá medir a sua cama, a parede onde ficará exposta e pedir uma orientação adequada.
Espaços pequenos pedem cabeceiras que valorizem o espaço e promovam uma sensação de amplitude.
Para um quarto médio você poderá brincar com as medidas, deixando tudo em uma proporção correta.
Nunca adquira uma cabeceira robusta demais para um espaço pequeno.

Materiais e acabamentos

Existe atualmente no mercado contemporâneo vários tipos de materiais como couro, tecidos, papéis de parede, madeiras, couro, painéis em mdf e mdp. O gesso acartonado e janelas, biombos, portas, também são muito procurados para esta finalidade.

Dicas: Painéis em madeira aquecem o ambiente.

Gesso é uma excelente opção, além de criar uma cabeceira, nichos através de rasgos poderá ser pensado.
Janelas são dicas criativas e de pouco gasto.

Couro sintético em painéis de madeira são os mais utilizador.

Tecidos são opções acessíveis, compre os adesivos, fáceis de aplicar.

Como escolher

Na decoração de um quarto não importa o tamanho e estilo, a cabeceira da cama é sempre um acessório de grande importância, um elemento que garante toda a supremacia do seu projeto. Existem várias opções, cabendo você verificar suas necessidades e a praticidade, além das características dos usuários.

Dicas: Se sua cama é "box", geralmente necessita de uma cabeceira, que dará um toque no acabamento.
Caso sua intenção seja o fator estético, cole adesivos, biombos, réguas de madeira, tudo que a criatividade permitir.

O objetivo é o conforto, as cabeceiras em couro, estofadas, acolchoadas, capitonês, são recomendadas.

Escolhendo

Atente para o modelo de sua cama, para que a cabeceira "dialogue" com todo o ambiente, não tornado "pesado" o espaço. Faça a escolha por uma neutra, reta, lisa. Caso tenha dúvidas, procure a ajuda de um profissional.

As cabeceiras tornam os quartos agradáveis e únicos. No meu ponto de vista, as de couro são mais aconchegantes e práticas, garantem até uma acomodação melhor, são resistentes ao uso diário e fáceis na hora da limpeza e manutenção, inibem o acúmulo de ácaros e impurezas para os alérgicos.

Você também poderá criar a sua, aproveitando o que já possui e inventando sempre novas formas práticas e econômicas para sua casa estar sempre arrumada!

As fotos abaixo ilustram nossas dicas e sugestões!



Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Cabeceiras para transformar seu quarto