Quarta-feira, 17 de março de 2010, atualizada às 18h04

Projeto de contenção de encostas na cidade vai custar R$ 156 mil

Clecius Campos
Repórter

A elaboração dos projetos de engenharia para contenção de encostas em oito áreas de risco em Juiz de Fora vai custar R$ 156.834. Na manhã desta quarta-feira, 17 de março, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou, no Diário Oficial do Município, a autorização para contratar a Fundação Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras (SO) do município, as áreas escolhidas fazem parte do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), concluído em maio de 2007, pela Subsecretaria de Defesa Civil, que agora está sendo posto em prática, com recursos e metodologia indicada pelo Ministério das Cidades. Ladeira, Linhares, Santa Rita, Dom Bosco, Santa Cruz, Borboleta, Parque Guarani e Três Moinhos serão os bairros beneficiados (ver mapas).

A Fadepe tem seis meses para elaborar os projetos, a partir da assinatura do contrato. Sua função é indicar a contenção mais adequada para cada local, considerando variáveis como custo/benefício e estudos geotécnicos já realizados em etapas anteriores do plano. Os projetos passarão ainda por avaliação técnica a cargo da PJF.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes