Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 13/05/2016


Tudo sobre quartos de bebê

A maior virtude da vida feminina é a maternidade, na qual as mulheres realizam o desejo de serem mães. Entre a alegria da gestação e a expectativa da nova vida que irá nascer, os quartos de bebê precisam ser elaborados e projetados com todos os cuidados necessários, para trazer aconchego, conforto e praticidade para os recém-nascidos, a gestante e os futuros papais.

Para começar a idealizar o quarto de bebê, o primeiro passo é saber o sexo da criança, para iniciar a sua concepção de ideias. Caso ainda não saiba do sexo e tenha o desejo de adquirir alguns itens, faça a escolha por acessórios e objetos neutros, que não comprometerão o espaço, assim como o mobiliário e até mesmo peças básicas para o enxoval.

Projeto

Você deverá levar em consideração, o tamanho do seu espaço, suas dimensões, localização das portas e janelas, além da luminosidade e ruídos sonoros externos. Depois deste levantamento, o projeto começará a ser pensado por um profissional, para atender às suas necessidades, unindo funcionalidade à praticidade, optando desde já por um mobiliário que poderá ser multifuncional, para quando ocorrer a substituição do berço por uma cama infantil.

Cores

Há algum tempo , havia neste contexto, o mito das cores específicas para a menina ou o menino. Com a evolução dos conceitos pragmáticos e às tendências que surgem anualmente, a paleta de cores lançada pelo Instituto Pantone, tornaram-se referências, através de um catálogo, gerando possibilidades para seu uso e quebrando regras. Tudo pode ser usado, com critérios e o bom senso.

Berço

Em primeiro lugar, acima da beleza, do tipo de material que foi fabricado, o acabamento ou a cor, o fator mais importante é a ergonomia, o conforto para o bebê, com a metragem padrão certa, a profundidade correta e a largura adequada. O design é válido, quando o mobiliário está de acordo com as normas de segurança, para garantir a qualidade do produto e permitir a adequação do corpo do recém-nascido dentro do berço, validando as normas técnicas vigentes.

Poltrona de amamentação

A poltrona para amamentar o recém-nascido é necessária e fundamental para o quarto do bebê. O ideal é escolher uma poltrona para esta finalidade, usada também para embalar o sono dele. A poltrona, deverá acomodar a região lombar, ter apoio para os antebraços e braços, e permitir que os pés alcancem o chão, além de ser revestida com um tecido com fibras de fácil limpeza. Você pode completar com um puff padrão, caso tenha espaço, permitindo o alongamento das pernas e evitando a fadiga dos membros inferiores.

Iluminação

À luz natural, deverá envolver todo o ambiente, propagada com a regulagem das cortinas e persianas, confeccionadas com materiais que não acumulem ácaros e que possam ser lavados. A luz artificial poderá ser usada, através das lâmpadas em LED, que não aquecem o ambiente e são econômicas. Caso deseje um efeito luminotécnico, um teto rebaixado em gesso, com " rasgos e sancas ", configuram esta sugestão, como abajures para criar um conforto visual. Faça a opção por interruptores com regulagem da intensidade da luz.

Trocador e cômoda

Você poderá unir as duas funções, otimizando o seu espaço, através de um mobiliário multifuncional, onde a cômoda, poderá ter a função de trocador, verificando a altura e observando a largura, para evitar distorções musculares. Evite cômodas baixas demais ou trocadores unidos aos berços.

Nossa sugestão

Para a escolha de um mobiliário com qualidade, e um enxoval que atenda às necessidades do futuro bebê, além de acessórios e objetos de design, para humanizar e promover uma atmosfera aconchegante, que seja acessível para todas as futuras mamães, a empresária Joana Diniz, recebeu a nossa equipe, em seu amplo showroom, onde encontramos tudo o que é necessário para a montagem de um quarto, com riquíssimos detalhes e muita praticidade.

Os lençóis e toda a linha de roupa de cama para bebês, são idealizados com exclusividade por ela, como a coleção de roupinhas, que seguem as tendências do mundo fashion, além de elegantes, são confortáveis e com tecidos de alta qualidade.

Os kits para o conforto e a segurança do bebê dentro do berço, também são elaborados por ela e toda a sua equipe, garantindo estabilidade na hora do descanso e do sono do recém-nascido.

Entre as tendências do mercado, Joana enfatiza: "a tendência maior são os tons pastéis, o azul, o cinza, o rosê, o verde, e hoje está usando muito para uma menina você misturar o rosa quartzo com o azul selenize, e nada vinculado a tema (só se a mãe desejar), e muitos tecidos como revestimentos das paredes, além do tricô, que está em alta e em tons suaves". E na hora da escolha do mobiliário, o que se deve levar em consideração, segundo ela é "a qualidade, se ele é aprovado pelo Inmetro, com selo de qualidade e medidas padrões, além da segurança".

De acordo com Andiara Gusmão, também da equipe de Joana Diniz, as futuras mamães, que estão montando o quarto do bebê, como todo o mobiliário e acessórios da loja, tem uma assessoria, para adequar tudo dentro do seu espaço e não comprometer a área de circulação.

As fotos exclusivas de Jorge Júnior registram.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Tudo sobre quartos de beb?