Chuvas deixam dez pessoas desalojadas em Juiz de Fora

Por

Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009, atualizada às 16h30

Chuvas deixam dez pessoas desalojadas em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

As chuvas que caíram em Juiz de Fora nos últimos dias deixaram dez pessoas desalojadas. Três famílias tiveram que deixar suas casas, no bairro Cidade do Sol, devido ao deslizamento de uma encosta na rua 1, na altura do número 199. Os desalojados estão em casas de familiares. Segundo informações da assessoria de comunicação da Defesa Civil, o local já havia sido condenado e as casas atingidas deverão ser demolidas.

O órgão informou que foram registradas 27 ocorrências entre as 18h da última quarta-feira, 23 de dezembro, até a manhã desta segunda-feira, dia 28. Deste total, 11 foram na zona Norte, sete na Leste, quatro na Sul, três na Sudeste e duas na Nordeste. No bairro Juscelino Kubitschek houve deslizamento de terra em um barranco, mas ninguém ficou ferido. As demais ocorrências foram escorregamentos de taludes, ameaças de escorregamentos, além de orientações técnicas.

Acima do esperado

De acordo com informações do meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Claudemir de Azevedo, o volume de chuva em Juiz de Fora já ultrapassou o esperado para o mês de dezembro, tendo sido registrados 418 milímetros. "O esperado é que chovesse 327 milímetros durante todo o mês. O índice já está 28% acima do normal."

Entre a última quarta-feira, 23, e esta segunda, 28, foram registrados 142,3 milímetros. Deste total, 55 milímetros caíram entre as 10h do último domingo, dia 27, e as 10h desta segunda-feira, 28. "Durante a madrugada, registramos, inclusive, rajadas de vento de 30 quilômetros por hora."

Mais chuva

A previsão indica que a chuva deve continuar até a próxima quarta-feira, dia 30. "Há, inclusive, indicação de chuvas fortes." A temperatura deve ficar entre 17º C, a mínima, e 27º C, a máxima.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes