Grupos Folcl?ricos

Grupo Amal?
H? tr?s d?cadas mantendo vivas as tradi?es da cultura popular

T?mara Lis
26/08/03

Com o objetivo de manter vivas as tradi?es da cultura do nosso povo, o Grupo Amal?, ? uma organiza??o n?o-governamental, que j? vem trabalhando h? mais de 30 anos com m?sicas e pesquisas que possibilitem manter vivas as tradi?es da cultura popular.

Um pouco de hist?ria
A funda??o do grupo data de 1973 e foi feita pela Professora Maria de Nazar? Fontinele Lima (Lel?), com o nome de Grupo de Dan?as C?ndido Tostes, sediado no Instituto de Latic?nios C?ndido Tostes.

Em 1985, j? com a denomina??o de Grupo Amal?, sua sede foi transferida para o Servi?o Social do Com?rcio (SESC).

No ano de 1991 o grupo passou a receber o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora, por interm?dio da Pr?-Reitoria de Assuntos Comunit?rios e Extens?o. Em 1995 foi efetivado o Conv?nio de Coopera??o M?tua com a Universidade Federal de Juiz de Fora e em 1999 o Conv?nio de Coopera??o T?cnica com a Faculdade de Turismo de Santos Dumont.

Conquistas!
O primeiro cd do grupo foi o PARAY-UNA, projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por interm?dio da Lei Estadual de Incentivo ? Cultura, e patrocinado pela CEMIG - que fez parte das comemora?es dos 25 anos do Amal? - Grupo de Divulga??o das Manifesta?es Folcl?ricas.

O grupo produz ainda a revista cultural Curupira - Coisas da Terra, que ? produzida pelo Grupo de Educa??o Ambiental (GEA), do Amal?. O objetivo da revista ? divulgar a cultura popular e o meio ambiente, atrav?s da educa??o ambiental.

Hoje ? o dia de Santo Reis
Ainda meio esquecido
Mas ? o dia da festa de Santo Reis
Eles chegam tocando sanfona e viol?o
Os pandeiros de fitas
Carregam sempre na m?o
Eles v?o levando
Levando o que pode
Sem deixar com eles
Eles levam at? os bodes
bodes da gente
E os bodes, m?
Hoje ? o dia de Santo Reis

A Festa do Santo Reis foi imortalizada na voz de Tim Maia

Religiosidade ? for da pele
Com o cd Casa Santa o grupo Amal? comemora seus 30 anos de estrada, de ch?o pra ser mais po?tico, com a participa??o de v?rios convidados ilustres como o Sr. Ant?nio Mac?rio (que ? que j? n?o viu este senhor tocando sua viola no calcad?o da Halfeld?), Mestre Francino (Folia de Reis Estrela d'Alva), Rubinho do Vale, Chico Lobo, Luiz Sena e Jos? Valle, Folia de Reis Alto do Reino, Folia de Reis Recado do Oriente, Folia de Reis Estrela Guia do Oriente Folia de Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Sinal dos Tr?s Reis Magos do Oriente, Folia de Reis do Mestre Geraldo Onofre.

O cd conta ainda com a participa??o do Congado Nossa Senhora do Ros?rio, Cac?udio, Jos? M?rio de Oliveira, N?cleo de Cultura Popular C?u na Terra, Coral das Crian?as do Conservat?rio Estadual de M?sica Haid?e Fran?a Americano e Coral das Crian?as de Goian?. Uma lista para ningu?m botar defeito!

  • Confira trechos das m?sicas do cd Casa Santa!

    Conhe?a outros grupos folcl?ricos de Juiz de Fora

  • Grupo B?ladi!
  • Grupo Folcl?rico Lu?s de Cam?es
  • Grupo de Dan?a Tarantolato