Casa Container, uma nova opção para morar

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 7/10/2016

Atualmente, em um mundo contemporâneo, repleto de avanços tecnológicos e com várias opções para construir que visam o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade, surgem os containers como uma das novas opções para projetos comerciais e residenciais. Na arquitetura e no design de interiores, este estilo de construção garante o conforto e o bem estar dos usuários em espaços aconchegantes, práticos e multifuncionais.

A Casa Container é um novo conceito de construção e está cada vez mais em crescimento no Brasil, principalmente nos grandes centros, viabilizando o custo e o tempo, uma vez que não existe o canteiro de obras e a casa já é entregue pronta, de acordo com cada projeto. Na Holanda, esta forma de construir é utilizada em grande escala, principalmente na intrépida e famosa cidade de Amsterdã, conhecida por noites fervorosas e hábitos de vanguarda.

Para a construção em si, entretanto, existem dois tipos de containers marítimos: o Dry e o Reef. O segundo apresenta um revestimento interno, com um melhor controle da temperatura, já que era utilizado para o transporte de cargas congeladas. Mas, para o mercado náutico de transporte de mercadorias, a vida útil de um container é de oito anos, e sua vida real é cerca de cem anos; por isso, os containers começaram a ser usados como novas opções para projetos residenciais e comerciais, evitando serem descartados e lançados no meio ambiente.

Uma das grandes vantagens da casa container é a duração de sua construção, de cerca de 60 à 90 dias entre o projeto e a execução, além de sua mobilidade, podendo ser deslocada para todos os lugares. Este tipo de construção é muito utilizado para o empreendedorismo, principalmente para os espaços itinerantes comerciais.

Em Juiz de Fora, o arquiteto Fabiano Teixeira (Argus Arquitetura) é um dos participantes da mostra Casa Design deste ano, onde construiu e projetou uma Casa Container, implantada e localizada no estacionamento do Independência Shopping, onde todos os apreciadores de novas técnicas ecologicamente corretas poderão reciclar suas idéias, observando bem de perto cada detalhe deste projeto conceitual.

Dentro da casa container, uma atmosfera acolhedora parece abraçar os visitantes, evidenciando os detalhes que promovem a sensação de o espaço ser maior. "Nós criamos algumas sensações de conforto, e uma delas são essas janelas cruzadas, que todo mundo que entra aqui fala que existem dois containers e não tem", analisa o arquiteto.

Outra questão observada no interior desta casa container, com dimensões de trinta metros quadrados, foram os recursos utilizados para garantir a amplitude espacial. "Aquele espelho ali nós colocamos próximo a um biombo, e parece que tem outro espaço, a sensação é de que dobramos o espaço", explica Fabiano.

Porém, um outro fator muito importante é a iluminação, com a utilização de lâmpadas em LED que, além de garantirem o conforto visual dos usuários, agregam pontos focais com detalhes agradáveis aos olhos. "Nós trabalhamos aqui a iluminação geral para a cozinha, e algumas iluminações pontuais, principalmente para valorizar a estrutura do container, que tem ondulações, e nós criamos alguns pontinhos de luz para falar que isso é original, então tem a iluminação de efeito e pontual", comenta o arquiteto.

Além disso, toda a parte luminotécnica pode ser totalmente controlada de acordo com o desejo dos usuários, permitindo uma praticidade enorme para criar os efeitos. "Aquele tablet ali controla a maior parte da luz, televisão e ar-condicionado, tudo aqui é automatizado, isso é uma possibilidade que nós escolhemos para demonstrar à tecnologia. Outra questão usada é a captação de luz solar, para ser transformada em elétrica", argumenta Fabiano.

As questões de aquecimento e ventilação também foram pensadas, como a implantação das janelas, que permitem a circulação de ar, enquanto, para manter uma temperatura interna favorável, com uma pegada ecológica, foi encontrada uma alternativa que pode ser seguida de exemplo. "O teto do container é todo preparado para receber um jardim, porque o teto, originalmente, é em aço cortém, se você coloca um jardim em cima, resolve o problema térmico, tanto do calor quanto do frio, e além disso, colocamos um gesso com lã de rocha, que é um isolante térmico natural", responde Fabiano.

Os ladrilhos hidráulicos, expostos estrategicamente, valorizam o ambiente gourmet da casa, roubando todas as cenas. A mesa redonda compacta, com base e tampo em madeira, cria uma sensação de "casa arrumada", aquecendo o ambiente, assim como o lustre com fios e lâmpadas aparentes, criando um outro efeito luminotécnico.  Para a paginação do piso, foram usados revestimentos em madeira e porcelanato, permitindo maior praticidade para o interior do container. O quarto do casal recebeu um mobiliário que garante uma circulação dos usuários, com detalhes no teto rebaixado em gesso nas extremidades, causando um super efeito estético.

Um outro pequeno detalhe, mas que faz muita diferença, são os três mini-cachepôs expostos na entrada da casa, flutuando sobre uma divisória em vidro, trazendo o verde para colorir e humanizar, de forma leve e prazerosa, assim como o confortável sofá, com o revestimento em uma cor quente, permitindo o relaxamento para assistir TV ou simplesmente ler bons livros. As gravuras, expostas em uma das paredes em gesso, criam personalidade ao espaço, assim como objetos decorativos, expostos em três pequenas mesas de apoio lateral.

E para vocês que desejam construir uma moradia ou investir em um negócio comercial utilizando um ou mais containers, a melhor dica é entregar o projeto para um profissional, que certamente saberá transportar seus sonhos, transformando em realidade, atendendo a todas as suas reais necessidades. Vamos ousar, experimentar novas alternativas, sempre!

Visitem a Casa Container para buscar novas inspirações com estilo e bom gosto!

As fotos de Bruno Caniato registram.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Casa Container, uma nova op??o para morar