• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Terraço Contemporâneo

    Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 21/10/2016

    Neste país, com um clima tropical, os espaços modernos tornam-se cada vez mais práticos e funcionais, devido a grande variedade de revestimentos existentes e de um mobiliário multifuncional, agregando o bem-estar e o conforto dos usuários. Na arquitetura e no design de interiores, os terraços constituem ambientes amplos, arrojados, extremamente aconchegantes, garantindo momentos de convívio entre os amigos e à família, assim como o descanso, o lazer e o relaxamento em qualquer estação do ano.

    Os terraços, geralmente, são espaços abertos e livres, com a circulação natural do ar, podendo ser utilizado, caso necessário, condicionadores de ar. Estes espaços apresentam uma pegada informal, constituindo uma atmosfera despojada, porém com muito bom gosto e estilo. As paisagens urbanas ou naturais também fazem parte do cenário dos terraços que podem ser construídos com os recursos e a tecnologia da engenharia atual, otimizando o tempo e o custo.

    Os profissionais, Aline Vanelli (engenheira civil) e Moisés Veriato (designer de interiores), participantes da segunda edição da Mostra Casa Design, assinam o projeto do Terraço Contemporâneo, um ambiente repleto de detalhes que reúne o conforto, a funcionalidade e a praticidade, em um contexto urbano, envolvente e cosmopolitan, onde a harmonia promove beleza e leveza de todo os elementos decorativos utilizados pela dupla.

    A constituição do espaço foi rápida e eficiente na sua execução, com o uso de uma técnica já existente na Europa e nos EUA, que tem como base a construção metálica. "Este tipo de construção garante agilidade e rapidez no processo construtivo da obra, isso é uma tendência muito forte no Brasil ", explica Moisés, lembrando que a estrutura levou cerca de 25 dias para ficar concluída, em um local que só havia uma laje.

    Entretanto, outros detalhes são revelados por si, como o revestimento das paredes internas com vigas aparentes em um concreto bruto, um artifício eficiente para acabamentos irretocáveis. "É um material de tecnologia bem avançada, que é um painel de parede com efeito 3D, é uma serigrafia perfeita de uma parede desgastada, um desenho único, não é um papel de parede e isso inspira as pessoas a aproveitarem o que já está na edificação, você mistura toda à história do lugar com uma ação nova", revela o designer de interiores.

    A entrada deste terraço contemporâneo exibe uma vegetação bem urbana, composta por jardins, com espécies naturais de cactus e agaves, contrastando com a deusa Ganesha, um dos nomes mais importantes da tradição hinduísta e védica que rouba todas às cenas. O espelho de águas reflete a escultura em madeira reaproveitada, colocada em um local estratégico, que pode ser apreciada por todos os visitantes. "Nós, preocupamos em colocar no espaço algo que resistisse ao sol e não apresentasse uma manutenção muito grande, ficando um jardim bonito", argumenta Aline.

    O mobiliário que compõe o ambiente interno é 100% brasileiro, composto por peças assinadas por nomes consagrados do design deste país, como a convidativa poltrona para a leitura e às cadeiras de apoio. O confortável sofá em linho é um convite para apreciar à paisagem do entorno e os objetos decorativos adquiridos em viagens pelo mundo e expostos com uniformidade, criando um link entre si. A iluminação é um verdadeiro show à parte, criando desde um ambiente intimista, como um cenário para festas. "Existem várias cenas, nós focamos em spots para iluminar os quadros, os pendentes da mesa lateral e a luminária de pé em bronze e no ambiente externo uma iluminação que descolamos do piso, toda em LED ", revela a engenheira.

    Mas, quem pensa que acabou por aí, cometeu um engano, o revestimento do piso é todo em porcelanato com o efeito de um cimento queimado, o mesmo utilizado para as áreas externas e internas, pois são resistentes ao uso e ao tempo. Os cobogós em cimento, também 3D, são assinados por uma artista plástica, revelando mais estilo ao ambiente, assim como os quadros, obras de artistas reconhecidos nacionalmente, criando personalidade e sofisticação ao cenário criado para à mostra. A mesa de centro, toda em laca branca, apresenta uma lareira no centro que não exala cheiros ou fumaça, pronta para ser usada, apreciando um bom vinho e brindando os melhores momentos desta vida!

    Para todas as pessoas que desejam criar um terraço contemporâneo em casa, podem usar todas as ideias e inspirações, tentando reaproveitar tudo o que possuem ou buscando novas alternativas, seguindo sempre a mesma unidade de estilo da decoração que já possui. "Pode-se buscar elementos de valor afetivo e de família, aquilo que já pertence a ela, joga dentro da decoração, o velho e o novo combinam muito bem na decoração a partir de um projeto bem montado", ensina Moisés.

    As fotos de Bruno Caniato registram.

    Casa Design 2016:

    Rua Randall de Oliveira, 107 - Aeroporto
    16/Set até 30/Out - Quarta à Domingo e Feriados de 14h às 22h

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.