Decore com novas ideias

Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte  28/10/2016

O mundo do design é repleto de grandes e variadas opções para compor os ambientes, com adornos e peças decorativas, proporcionando aos espaços estilo e personalidade. Nos dias atuais, a ordem é deixar os ambientes aconchegantes, com uma atmosfera acolhedora, onde o conforto, a harmonia e o equilíbrio integram-se entre si. Na arquitetura de interiores, os acessórios de design, que são os elementos complementares de uma decoração, precisam garantir a funcionalidade, a praticidade e a originalidade, respeitando a identidade dos usuários e o estilo do projeto principal.

Mas, para preencher os nossos espaços utilizando de peças de qualidade e adornos que causem efeito e impacto, esses elementos decorativos precisam estar expostos de maneira correta, em locais estratégicos, garantindo um diálogo com todo o mobiliário que já está no ambiente, assim como as cadeiras, poltronas, quadros, sofás e tapetes. Outra sugestão importante é seguir os tons que são em evidência, empregando o uso da paleta de cores para garantir uma proporção harmônica de cada um dos detalhes em questão.

Em Juiz de Fora, no entorno da região central, novas propostas estão surgindo, renovando os hábitos e costumes, permitindo até mesmo uma mudança de comportamento. O tradicional abre caminho para o novo, permitindo aos "garimpeiros do design" encontrarem propostas diferentes para compor os seus espaços residenciais ou corporativos com muito estilo e sofisticação. No nosso "giro do decor", nossa equipe foi recebida pela empresária e designer de interiores Bianca Fernandes (Decori Decoração), para ilustrar nossas dicas e mostrar que é possível encontrar novas opções para decorar com muito bom gosto.

As almofadas de tamanhos variados fazem uma elegante composição de estampas, contrastando com os tecidos das cadeiras de design, que compõem um dos ambientes do espaço da jovem empresária. As esculturas fazem contraste com os vasos e cachepôs, expostos de forma estratégica sobre um dos aparadores, como os porta-retratos de diferentes texturas, que criam uma atmosfera impecável. Os quadros, com diferentes gravuras e com molduras, fazem uma assimetria precisa, como os objetos retrôs, criando uma sintonia entre o contemporâneo e o vintage. Mas um detalhe chamou a nossa atenção, como às peças em amarelo, turquesa e vermelho. "É o que mais vendo, o turquesa, amarelo e vermelho, são as três cores tendências, não são as cores do ano, as pessoas levam as cores para dentro de casa e colocam uma em cada ambiente", analisa Bianca.

As mesas de apoio, como os copos e as taças, também ganham composições de destaque e podem ser usados em qualquer ambiente, como as caixas multifuncionais, que servem de apoio para pequenos objetos pessoais. Os castiçais e as vegetações permanentes também estão entre as diversas opções de adornos ornamentais. Mas, além de um público abrangente, que corresponde às diversas regiões da cidade, a empresária promove em suas redes sociais um "lifestyle" com diversas opções para todos os tipos de gosto e estilo. "Eu posto aquilo que o cliente quer ver, e muitas marcas não mostram, eu faço como se eu fosse o cliente, aí posto diferentes peças, com cores diferentes, e tento colocar menos filtro possível, para ter a real noção do produto", explica a designer.

Para os ambientes compostos por um mobiliário neutro, independente do estilo, uma cor sempre cria vida, renovando o próprio espaço, investindo pouco e criando várias possibilidades com o mesmo elemento decorativo. Para estes ambientes, as cores complementares propagam uma atmosfera vibrante, aquecendo o espaço e, no caso de dúvidas, os tons quentes são as melhores opções. "Se você enjoar, você troca somente as peças, não precisa trocar toda a sala", justifica Bianca.

A decoração é ter instinto e criatividade para compor os espaços, desde que tenham harmonia, enquanto a moda é atitude. Para repaginar os nossos espaços sem investir muito, um adorno diferente é capaz de transformar um ambiente, levando a cor que estava faltando. No entanto, o segredo para o sucesso se resume em uma palavra, segundo a designer de interiores, que está colhendo os frutos de seu empenho: dedicação!

As fotos de Bruno Caniato registram.

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Decore com novas ideias