• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Ambientes contemporâneos integrados e funcionais

    Luiz Henrique Duarte   Luiz Henrique Duarte  11/11/2016

    A finalidade de integrar os ambientes através da otimização dos espaços, é de torná-los práticos e funcionais, permitindo a melhor setorização do mobiliário, e de todos os elementos que irão compor o local. Na arquitetura e no design de interiores, existem vários recursos, que são capazes de deixar os espaços modernos, como à tecnologia, os móveis e os revestimentos, permitindo criar projetos personalizados, de acordo com o estilo de cada um dos usuários.

    O clássico pode ser criado e inserido em ambientes contemporâneos, como uma nova proposta do design, estabelecendo um mix conceitual dos elementos de vanguarda, com o tradicional, em uma proporção exata, singular e uniforme, para valorizar cada detalhe do mobiliário, dos revestimentos e da paleta de cores. As arquitetas e urbanistas, Aline Cardoso, Paula Marassi e Sara Ciribeli ( Atuall Arquitetura), criaram um espaço, integrando as salas de estar com home e jantar, em uma harmonia certa e precisa, usando a "inha casuale", que torna os espaços sofisticados e despojados. "Neste ambiente, nós trabalhamos de uma forma diferente do convencional, integrando as salas de estar e de jantar. Pensamos que neste ambiente, ou em qualquer lugar que você estivesse, você conseguisse estar perto de todas às pessoas, usando à linha modular, que a Parma oferece ", define Aline.

    Para a sala de estar, que é o ambiente principal, foi desenvolvida uma marcenaria modular, multifuncional, e que pode ser adaptada em qualquer espaço, com nichos para expor adornos, livros e objetos, além do telão retrátil para assistir TV. As mesas de apoio redondas, com cores que dialogam com o ambiente, conferem estilo e sofisticação, como as de centro, espelhadas, fazendo contraste com a confortável chaise do designer Charles Eames, que foi um dos pontos de partida para à concepção de todo o espaço. O sofá de 3,20 m, permite receber os amigos para brindar os melhores momentos da vida, assim como a mesa de jantar, em laca. " Nós temos aqui um espaço muito amplo, mas, esse tipo de disposição, conseguimos fazer em apartamentos menores, que possuem salas de estar e jantar conjugadas", explica, Aline.

    O buffet dourado fosco exibe linhas retas, sintetizando a valorização de todo espaço, assim como os pendentes em cristal, expostos estrategicamente sobre a mesa de jantar, criando cenários luminotécnicos, com múltiplos efeitos para o ambiente, permitindo um clima intimista e descontraído ao mesmo tempo.

    As texturas foram utilizadas de diversas formas, criando um maravilhoso efeito estético, contrastando com as principais cores que compõe o ambiente, como o azul, o branco e o dourado comportado. A divisória de muxarabi, separa a galeria principal das salas, irradiando a iluminação natural, de uma forma mágica. " Aqui nós utilizamos um painel vazado, off-white, em mdf, de resina pet, da Mentha, quanto aos papéis de parede, a gente sempre tenta, em nossos ambientes, misturar um pouco, para sair do básico. Hoje é possível trabalhar com dois tipos de papel de parede em um ambiente, fica super interessante. Temos a parede em gesso 3D, uma ideia que trouxemos e aqui nós trabalhamos o geométrico e o clássico."

    E para quem deseja integrar os espaços, com criatividade, deixando-os práticos, funcionais e super contemporâneos, mas, com aquela "pegada" clássica, pode utilizar destes recursos, transformando os ambientes, com muito estilo e bom gosto, aproveitando nossas dicas e deixando a sua casa sempre arrumada!

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.