Salas de convivência familiar em tons neutros

Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte 18/11/2016

As salas de estar e jantar, cada vez mais, tornam-se espaços integrados para o convívio familiar, reunindo o aconchego e o conforto, garantindo bons momentos de descanso e relaxamento. Os atuais espaços de convivência estão elegantes e despojados, constituindo os ambientes contemporâneos, de acordo com as necessidades de seus usuários, sempre visando a funcionalidade e a praticidade. Na arquitetura e no design de interiores, o convívio familiar é colocado em primeiro plano, através da concepção de projetos inovadores, seguindo as tendências que regem a composição dos ambientes modernos. Convivência é ter contato diário, uma vida em comum e familiaridade.

Os espaços de convivência podem ser criados e projetados em ambientes tradicionais, como as salas de estar e jantar que todos nós possuímos, ou adaptados e repaginados, independente das dimensões do ambiente, permitindo sempre uma harmonia e integração uniforme com todo o mobiliário, peças e elementos decorativos. As arquitetas Lívea Nehme e Rebeca Gonzalez (Brio Arquitetura) reuniram em um só ambiente todos os atributos possíveis em um projeto de interiores, utilizando de uma paleta de cores neutras, para criar um espaço de convivência familiar, com revestimentos acolhedores, um sofá relaxante e uma adega pensada nos mínimos detalhes, fazendo do ambiente (criado para a Parma) um dos mais elogiados. "Cada vez mais, a tecnologia separa as pessoas, então nós pensamos em uma sala integrada, com uma adega, para unir e reunir a família, conversar, jantar, e receber os amigos em um mesmo ambiente", explica Rebeca.

O mobiliário segue as linhas casuale e inovare plus, revelando uma composição harmônica e uniforme, com traços retilíneos no design, e uma paleta de cores que seguem as nuances de tons claros, que acalmam, encantam e relaxam, despertando as melhores sensações. O sofá, retrátil, em couro, pode ser acionado e transformado em chaise, para ótimos momentos de conversa e leitura. As cadeiras de aproximação conferem ao espaço personalidade, assim como os objetos expostos na mesa central em laca branca. A vegetação permanente promove a humanização do verde no espaço; porém, uma bicicleta, em madeira, de verdade, é exposta como uma escultura, atraindo todos os olhares curiosos. "A bicicleta é um elemento destacável dentro de uma sala contemporânea com uma paleta neutra, é uma sala elegante. Jogar uma bicicleta nela é como se fosse um adorno, uma escultura para o ambiente", revela Rebeca.

Os revestimentos utilizados, como as cortinas em linho, os painéis em lâminas de madeira, os papéis de parede e o mármore, além do espelho bronze, aquecem o ambiente e promovem uma atmosfera irradiante e mágica. A mesa de jantar contém cabeceira dupla e tampo em laca off-white, onde os aparelhos de serviço estão expostos em uma profusão correta, como rege a etiqueta, porém, com uma pegada irreverente e informal, deixando os convidados à vontade. O cenário luminotécnico é um show à parte, evidenciando o equilíbrio de luzes e sombras, através dos pendentes e plafons com lâmpadas em LED. "O espelho bronze é retraído, não expande o brilho convencional, ele fica mais suave e elegante", ensina Rebeca.

A TV não foi utilizada neste ambiente, como forma de incentivar as pessoas ao convívio, preservar as tradições do âmbito familiar e receber os amigos mais queridos para bons momentos de conversa, risadas e muito alto-astral. Nós podemos criar salas informais dentro de nossos espaços, aproveitando as boas sugestões e valorizando os prazeres mais simples, como ter os amigos e à família sempre bem pertinho de nós!

As fotos de Bruno Caniato registram.

ACESSA.com - Salas de conviv?ncia familiar em tons neutros