• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Dicas para montar sua Mesa de Natal

    Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte 9/12/2016

    O cenário natalino é composto por adornos típicos desta época e elementos de design, simbolizando a tradicional celebração. A mesa de natal é o grande destaque desta noite festiva, representando o amor fraternal, a comunhão e a união de todos os povos, independente da origem ou religião. É tempo de renascer e resgatar novos sonhos, usar nossa criatividade para compor uma mesa com bom gosto e estilo, porém, usando ideias práticas e funcionais, para criar um ambiente com uma atmosfera aconchegante para receber os amigos e a família, com a finalidade de degustar e participar de uma ceia gourmet.

    Em uma simetria precisa, reunindo minuciosos detalhes, a designer de interiores Tânia Alqualo criou, com exclusividade para Dommanni Alta Decoração, uma apaixonante mesa de Natal, inspirando-se em uma paleta de cores em tons de bronze, onde os adornos contemporâneos fazem contraste com peças tradicionais, como a porcelana de jantar Limogénes, que pertence à sua mãe, estabelecendo uma harmonia casual e sofisticada dentro deste ambiente para celebrar a grande noite. "A inspiração vai muito do ambiente. A primeira coisa que pensei foi na paleta de cores, para definir os tons, inspirando-me no bronze, bege, dourado e laranja. O bronze é tendência na Europa e o verde é a cor tradicional do Natal", explica a designer.

    As toalhas saíram de cena, onde as gravatas de mesa, em shantung de seda, na cor marrom escuro com detalhes em preto, fazem uma composição com o sousplat, o aparelho de jantar, os talheres escuros e as taças em cristal coloridas, com tamanhos diferentes e criando várias possibilidades de uso. Os deslumbrantes castiçais em ferro causam impacto e recebem velas marfins com laços de fita em voil, tudo em tons de bronze. Para fugir às regras, o Papai Noel e os pinguins causam um impacto fashion, com uma rouparia moderna, expostos na extremidade direita da mesa. Do lado contrário, presentes estão expostos como adornos e propagam a metáfora da simbologia da festa, como as bolas esféricas coloridas. O verde está presente no centro da mesa, em um arranjo com flores e folhagens permantes como elementos de total destaque. "Eu pensei em usar os adornos que dialogassem entre si, para dar um destaque maior, como os castiçais mais altos, e o Papai Noel fazendo uma referência à festa", revela Tânia.

    Mas outras opções de mesas podem ser observadas, como a criação das empresárias Renata Campos e Rosângela Almeida Campos (RR Atelier), em uma composição que valoriza os trilhos de mesa, com bordas em renda, substituindo também as toalhas e criando uma outra forma de expor os adornos e elementos típicos natalinos. O trilho permite receber vários convidados, de acordo com as necessidades do anfitrião, garantindo o conforto e a praticidade para as noites de comemorações. O foco visual foi o mix de cores utilizadas, que acalma e encanta os olhos, através de uma plena harmonia com o arranjo central, aparelho de jantar e talheres, taças, soupast revestido em tecido temático, texturas e jarras com vegetação seca. "A nossa inspiração é mais em cima de tecidos, que é o nosso trabalho, uma composição entre os tons das cadeiras, da mesa, da renda que está usando muito e das peças clarinhas, guardanapos de linho, as borboletas, as bolas do centro em dourado e prata, o rosê dos cristais, mas o ponto de partida foi o cobre da mesa", resume Renata.

    Entretanto, você pode montar a sua própria mesa natalina, aproveitando tudo aquilo que já possui, e criando alternativas para celebrar esta noite de renascimento cristão, observando as dimensões do seu ambiente e do tampo de sua mesa, além de direcionar para o uso da paleta de cores, de acordo com aquilo que já está no espaço, e inserindo novos tons. Mas Natal também inspira várias mensagens: "Que possamos ter um Natal de esperança e um ano melhor, esperança na área da economia, saúde, com muita paz", deseja Renata. "Natal é a família, a união. Que todos tenham um Natal cheio de amor, com muita paz, é o que desejo a todos", finaliza Tânia, com seus votos de carinho.

    As fotos exclusivas de Bruno Caniato registram.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.