Cores para usar no Ano-Novo

Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte 23/12/2016

O Ano-Novo está se aproximando, trazendo com ele novas conquistas, desejos, esperanças e sonhos para serem realizados, em um novo ciclo que se inicia dentro de nossas vidas. As cores falam por si, contribuem com as vibrações sensitivas e agregam à arte terapêutica para acalmar, curar e transformar os nossos hábitos e costumes, através da cromoterapia residencial, uma técnica ao alcance de todos. Na arquitetura e no design de interiores, o uso correto da paleta de cores cria uma harmonia entre o mobiliário, os revestimentos e adornos, proporcionando aos espaços contemporâneos ambientes aconchegantes, com uma atmosfera acolhedora e aprazível. É tempo de celebrar, acreditar nas superstições tradicionais e brindar o novo ano com os amigos, a família e com as cores que elegemos para atrair a plenitude de nossos pedidos.

Para germinar novos sonhos e colher as sementes do amanhã, a cada Réveillon, nuances de cores com tonalidades diferentes são eleitas como tendências dentro do world design, onde os astrólogos e numerólogos buscam novas referências e ditam as influências de cada uma, cabendo aos supersticiosos escolherem a sua, de acordo com o que desejam para si. O dourado e o prateado estão sempre em alta, podem ser usados em qualquer ocasião e até misturados com outras tonalidades, através de pequenos objetos, em um contexto casual, despojado e sofisticado ao mesmo tempo, simbolizando a fartura, paz incondicional e a prosperidade em todas as áreas de nossas vidas. A arquiteta e urbanista Maria Paula Schettino (Dubambu) evidenciou estilo e muita sensibilidade, montando diferentes sugestões de ambientes, através de uma composição de cores que estão em evidência para este ano. O importante é saber inserir as cores com exatidão, usando de acordo com as dimensões do seu ambiente, o estilo de sua decoração e a sua personalidade. "Hoje, o importante é ter um ambiente com o seu perfil, e uma coisa natural no Réveillon é usar o dourado, o prata, cores claras, porque semeiam a fartura e o glamour, uma palavra que está em voga, e que remete à alegria e ao brilho", analisa a arquiteta.

As cores regentes para o Ano Novo de 2017 classificam-se em amarelo, azul, branco, verde, vermelho e rosa, despertando o interesse, de acordo com a personalidade de cada um. Em um dos ambientes, uma exuberante escultura de Iemanjá, a rainha das águas, está exposta em um aparador em laca off-white, representando o branco e simbolizando a paz.

O azul pode ser observado em forma de estampas de almofadas, expostas sobre um confortável sofá em tecido de linho bege claro, através de uma composição simétrica e irretocável, significando a paz de espírito, fidelidade, personalidade e os sonhos.

O verde é representado por enormes jarras em vidro com galhos de flores naturais, expostos sobre um aparador em madeira escura, e caracteriza a esperança na concretização de novos sonhos.

O vermelho foi idealizado em um arranjo de sementes vegetativas, destas que crescem em jardins, dentro de uma alta jarra em bronze, evidenciando a vontade de viver uma grande paixão e desejos ardentes.

Para o amarelo, luminárias clássicas foram expostas sobre um aparador flutuante, através de uma composição com jarras, cachepôs e uma escultura do Buda, afirmando a prosperidade e intelectual. Um enorme e exuberante bouquet de flores naturais, composto por lírios e astromélias sobre uma mesa de centro, exibe a cor rosa, enfatizando o amor unilateral e a estabilidade nas relações afetivas. "O usual é uma paleta mais neutra, como o branco, bege, fendi, mas se você é uma pessoa mais vibrante, pode usar o amarelo. Cada cor tem o seu simbolismo, e a cor tem que ter a sua cara; algumas pessoas usam o azul, o rosa, verde, vermelho, que tem um significado", ensina Maria Paula.

Nesta vida, tudo é válido para atrair bons presságios e a realização de novos sonhos, quando desejamos ao nosso próximo tudo o que gostaríamos para nós, em um exercício da compaixão e da soberania da humildade e do perdão. Dentro de nossas casas, podemos sempre usufruir de ambientes confortáveis, realizando mudanças de acordo com as nossas possibilidades e aproveitando tudo que já temos. Mas o Ano Novo é o caminho para alcançar a paz e as realizações, com muito trabalho profissional e com a doce ajuda das cores, presentes em nossas vidas diariamente. "Minha cor para o ano novo é branco; ao mesmo tempo que é a ausência, é a totalidade de todas as cores, que remete a paz e a esperança. Que tenhamos em 2017 um ano de muita coisa boa, muita união, muita luz, gratidão, uma palavra que gosto muito, sou grata à minha família, empresa, minha vida pessoal, enquanto estamos vivos e com saúde, temos que ser gratos", deseja a arquiteta.

Aos amigos, leitores e internautas, um Feliz 2017! Um ano novo leve, suave, coberto de desejos, sonhos e muitas realizações, com muita gratidão!!! Obrigado!!!

As fotos exclusivas de Bruno Caniato registram.

ACESSA.com - Cores para usar no Ano-Novo