• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Sucos e água aromatizada são tendências neste verão

    Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte  20/01/2017


    O verão está em cena, trazendo uma estação colorida e descontraída, onde a maioria das pessoas está em ritmo de férias ou curtindo dias maravilhosos de descanso, relaxamento ou lazer. A cada ano, surgem novas tendências que ditam os hábitos e costumes do mundo fashion e da decoração, refletindo no bem-estar e influenciando no comportamento das pessoas. Na arquitetura e no design de interiores, o reflexo deste contexto é traduzido na forma da tecnologia, do mobiliário, revestimentos, paisagismo e, principalmente, nos adornos decorativos complementares, que ajudam a humanizar os ambientes com muito estilo e personalidade.

    Tendências

    A grande tendência para este tórrido verão, com dias quentíssimos e um sol avassalador, são as famosas suqueiras, utilizadas para servir águas aromatizadas, que são termogênicas, ajudam a manter nossa hidratação e podem fazer parte de nossos hábitos alimentares em qualquer época do ano. São elaboradas com um mix de ingredientes, como ervas, especiarias, frutas e vegetais. Por conter baixas calorias, são leves, refrescantes e saudáveis. Por isso, existem algumas idéias para servir água aromatizada ou sucos naturais, agregando sempre sugestões práticas e acessíveis para todos os estilos de casa.

    Jarras e suqueiras

    Desenvolvendo metáforas para traduzir os hábitos e costumes desta estação e deixar os ambientes informais e descontraídos - sem deixar de criar uma atmosfera aconchegante e sofisticada - a empresária Geórgia Vidal (Geórgia Gifts), através de jarras e suqueiras com design diferenciado, apresentou várias idéias e sugestões em composições originais, práticas e extremamente funcionais. Para compor os ambientes com jarras, copos e taças, não existem regras; todos podem fazer sua própria montagem partindo das peças que já possuem e misturando outras, sempre com harmonia. "Hoje em dia, as pessoas devem aproveitar o que já possuem. A regra é a criatividade", ensina Geórgia. "É ousar, colocar uma peça diferente que foi da sua avó, um copo moderno com uma jarra antiga, uma jarra colorida com copos transparentes... é só ter harmonia com as cores e tudo fica perfeito."

    Sabendo escolher

    Os copos, jarras, suqueiras e taças podem ser escolhidos de acordo com as nossas reais necessidades e estilo de decoração, sempre dialogando com o nosso contexto, como os móveis e aparelhos de jantar. O mais importante é saber a qual ambiente são destinadas, seja a áreas internas ou externas. Para áreas externas, como piscinas e varandas, o uso do acrílico é recomendado, por ser um material resistente às quedas e ao uso diário. Em áreas internas, como ambientes de estar, jantar e cozinhas gourmet, materiais nobres como o vidro e o cristal com titânio são indicados; mas, claro, tudo depende das possibilidades de cada um. "Se você pensa em adquirir jarras, copos e taças, saiba o que precisa, se é uma jarra maior ou menor para servir várias ou poucas pessoas, se é para áreas internas ou externas... para externas, existem vários acrílicos bonitos; para um jantar, podemos usar em vidro ou em cristal", analisa a empresária.

    As suqueiras também são encontradas com tamanhos, materiais e acabamentos diferentes. Tudo dependerá do ambiente escolhido e da sua finalidade.

    Nossas sugestões

    As jarras e as suqueiras podem ser expostas e utilizadas de diversas formas. Em uma de suas lojas, como cenário, Geórgia aderiu à nossa proposta e organizou várias sugestões incríveis exclusivas para nossa coluna, seguindo as tendências e sempre utilizando materiais nobres e resistentes ao uso, para atender a todos os tipos de usuários.

    Uma toalha em tecido de puro algodão, com estampas frutíferas seguindo uma paleta de cores cítricas, foi exposta de forma simétrica, onde uma bandeja redonda rústica, confeccionada em ratam, exibe taças em vidro com bolas em alto relevo, contendo canudos decorativos e cocos naturais, fazendo uma alusão à estação. Uma fruteira em cristal, com frutas verdes, promove um toque especial, fazendo contraste com a suqueira, posicionada dentro de uma bandeja retangular em madeira com laca amarelo fosco, ao lado de um aromático e saboroso bolo integral. "A bandeja é uma peça que dará destaque: se os copos forem coloridos, deve-se utilizar uma bandeja neutra", resume Geórgia.

    Para quebrar as regras, cachepôs com mini-pimentas traduzem uma nova opção, onde os guardanapos amarelos, com detalhes em ponto palito, ficam à mostra dentro de outra bandeja, a qual contém uma petisqueira de repartições internas, facilitando na hora de servir e degustar as frutas secas e os chips de banana light em rodelas como acompanhamento. Seguindo o mesmo estilo, uma segunda opção de montagem pode ser observada, englobando novas idéias, porém sobressaindo o vermelho. "Usei a pimenta, que é o olhar que provoca o apetite", fala Geórgia, explicando os elementos naturais utilizados.

    Faça você

    As jarras, em vidro ou em cristal, deixam à mostra os sucos naturais ou as águas aromatizadas, incentivando o nosso apetite e o desejo de saborear novas tentações gastronômicas. Nada impede de usar as famosas jarras em bico de jaca ou qualquer outra que já faça parte do seu acervo, como uma herdada de sua mãe, tia ou avó. O mais importante é garantir o prazer de estar, sempre reciclando sua casa com novas formas de decorar e reutilizar seus itens. Se quiser, poderá usar copos diferentes em uma mesma bandeja ou composição aleatória.

    A água aromatizada pode ser feita através de várias receitas criativas, e as suqueiras, além de práticas, protegem o líquido dos agentes externos da própria natureza. Os acompanhamentos degustativos podem ser os bolos de família e as frutas secas desidratadas. "Geralmente, no inverno, os nossos hábitos são café, chá, e pão de queijo. No verão, são as águas aromatizadas: as pessoas estão preocupadas com o corpo, então deve-se usar alimentos mais leves, sem calorias. Por isso, fiz um bolo que leva aveia, castanha-do-pará, nozes e farinha integral", finaliza Geórgia.

    Para quem deseja usar apenas jarras, existem os protetores artesanais, confeccionados em vários materiais maravilhosos. Os misturadores de água e sucos também são necessários para deixar todos os ingredientes na mesma proporção antes de servir. Os pratos podem ser usados sem muita formalidade, porém com harmonia, mesmo que sejam de porcelanas diferentes. Assim, será um verdadeiro sucesso saborear uma super água aromatizada neste verão! Um grande brinde!

    • Água aromatizada com maçã: ajuda a tirar o desejo de doces. Para cada 1L de água, usar uma maçã em rodelas, dez cravos da Índia, duas canelas médias em pau
    • Água energizante: para cada 1L de água, usar uma laranja em rodelas, lascas de gengibre e chá de folha de cidreira

    As fotos exclusivas de Bruno Caniato registram.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.