Adornos e peças de fibras naturais na decoração de interiores

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 10/03/2017

As fibras naturais, cada vez mais, estão em evidência na decoração brasileira, observadas através da grande variedade dos recursos vegetais, que são utilizados como matéria-prima para a confecção de adornos e peças utilitárias, difundindo os diversos tipos de materiais existentes com texturas e acabamentos diferentes. Na arquitetura e principalmente no design de interiores, os elementos naturais deixam os ambientes personalizados de acordo com o estilo e as preferências de cada um dos usuários, promovendo uma atmosfera aconchegante, em espaços acolhedores, ressaltando o mobiliário, os revestimentos utilizados e a paleta de cores idealizada no projeto. Os adornos confeccionados em fibras ganham mais destaque, devido a sua funcionalidade, praticidade e a versatilidade de seu uso, deixando os espaços contemporâneos elegantes e descontraídos. O custo pode ser variado, depende do tipo de material, das dimensões, e do processo de criação da peça, que podem ser criadas por designers artesãos renomados ou industrializadas.

Fibras Naturais

Hoje em dia são encontradas várias peças de origem vegetal, criadas através das mãos de designers e confeccionadas em fibras naturais, como o bambu, a bananeira, a carnaúba, a corda, o junco, o rattam e, até mesmo, o sisal, fiadas industrialmente ou utilizando de técnicas artesanais com a finalidade de um acabamento mais rústico, porém com a mesma qualidade na sua estética e beleza natural. No mundo da arquitetura de interiores, as peças ornamentais naturais também seguem as tendências, que regem o preview de cada estação, adaptadas para o uso diário e introduzidas nas moradias modernas como um complemento decorativo multifuncional e até mesmo sustentável, dependendo da sua origem e meios para a sua concepção e fabricação.

Em Juiz de Fora, as fibras naturais ganham um design exclusivo, através de uma profusão de texturas diferenciadas e acabamentos de qualidade, onde a empresária Juliana Procópio (Painel Verde) mantém a sutileza de agregar elementos indispensáveis na composição de um projeto decorativo, como bandejas, bowls gourmets e vários itens que fazem a diferença. "Tenho na linha utilitária, vários produtos, por exemplo, em rattam, que é a fibra mais nobre, baldes para gelo, porta-guardanapos e talheres, cestos, saladeiras, sousplats, puffs, travessas refratárias com suporte", explica a empresária.

Saiba usar e escolher

As fibras naturais estão presentes em nossos ambientes internos ou externos e podem ser usadas em salas de estar e jantar, quartos, cozinhas e varandas gourmets, além de espaços corporativos, halls de circulação e entrada, lavabos, banheiros sociais e salas de descanso integradas com TV, através de peças que façam contraste com o mobiliário principal, dependendo da finalidade do ambiente e do projeto. Pode ser uma bandeja, um puff, cesto, mas, os adornos devem ser proporcionais as dimensões do seu ambiente. A mistura de materiais de fibras naturais deve ser introduzida no projeto de decoração com muita harmonia e equilíbrio, permitindo um mix de possibilidades incríveis no contexto geral. Os revestimentos nobres como o algodão egípcio, o linho natural, a seda pura e os móveis em laca ou com tampo em vidro polarizado e tonalizado representam muito bem a perfeita sintonia do nobre com o rústico, porém com um toque de luxo e sofisticação despretensiosa.  "Você pode misturar, em uma mesa de jantar, um souplast de carnaúba com taças em cristal, misturando estilos diferentes, trazendo sofisticação, e aí tudo fica perfeito ", ensina Juliana.

Em ambientes sofisticados, o rattam é o mais recomendado, por tratar-se de uma fibra nobre, mas nada impede de você utilizar um cesto em fibra de bambu ou uma bandeja composta por outro elemento natural. Nosso foco são os adornos e pequenas peças, como puffs, e até os cabideiros escadas, confeccionadas em bambu, com acabamento em verniz fosco, garantindo a leveza da peça.

Banheiros e lavabos _ bandejas e cestos

Cozinhas e varandas gourmets _ bandejas, bolws, porta-temperos, porta-frios, espátulas e tábuas de taboa e fibras de bambu

Salas de estar  _  bandejas, bolws, cestos, porta-retratos, tapetes em sisal, puffs, poltronas em fibras naturais diversas

Salas de Jantar _ bandejas, bolws, cadeiras em fibras naturais, saladeiras, cestos

Salas de TV e quartos _ bandejas, cestos, porta-retratos, poltronas, puffs, tapetes em fibras naturais rústicas

Manutenção

As fibras naturais requerem alguns cuidados extras para sua conservação e manutenção, utilizando procedimentos e recursos simples, como o cuidado na exposição ao sol intenso e a umidade, além da chuva. O ideal é manter as fibras em ambientes arejados, distantes da umidade, para evitar o mofo ou bactérias inerentes ao bem-estar.

Além de muito duráveis, as fibras naturais, sempre ganham destaque em nossos ambientes, como bandejas e puffs que estão expostos em uma das salas de minha casa, que já estão há mais de dez anos com minha família. Sempre utilizamos apenas um tecido próprio para a limpeza, destes comprados em supermercados, umidecidos apenas com água. Caso tenha a necessidade, podemos colocar peças com mofos sob o sol do início da manhã ou final da tarde, mas apenas nestes casos. "Geralmente, não devemos deixar peças compostas em fibras naturais em locais úmidos, deixar sempre em ambientes arejados, e quando ocorrer alguma coisa, realizar à manutenção apenas utilizando um tecido com água e colocar  no sol", fala Juliana.

Faça você

Se você apresenta um talento artesanal, pode compor suas peças de fibras naturais, com utilização de técnicas com cordas, palha, ou até mesmo fibras de bananeiras acessíveis aos artesãos. Os acessórios em fibras naturais, que já estão no seu acervo decorativo, podem ser reaproveitados de outras formas, como a exposição em novos ambientes ou ganharem uma nova tonalidade, aplicando novamente o verniz, que pode ser em spray, caso estejam precisando de uma repaginada. Se as peças estiverem em perfeitas condições, desconsidere a pintura com uma nova cor, para não perder sua originalidade, deixando o lado rústico em evidência.

Você, também pode, garimpar essas peças em lojas de decoração, de acordo com as suas possibidades, deixando seu lado criativo enxergar as boas ideias, ou ainda, andar por este Brasil a fora, viajando, e encontrar uma peça única, exclusiva, por um preço acessível, e que traga boas lembranças desta sua viagem, dos lugares pelo qual visitou, para expor em um cantinho todo especial de sua casa, recheado de histórias marcantes e memórias afetivas, afinal, cada região de nosso país apresenta um recurso natural predominantemente, onde estas fibras estão sempre presentes em adornos e peças decorativas complementares.  

Dicas

Os cestos são os preferidos dos arquitetos e designers de interiores, pois são multifuncionais e servem para compor e organizar os ambientes, de qualquer espaço de uma casa ou até mesmo ambientes corporativos, como já citamos. Além de deixar sua decoração estilosa, os cestos podem ser expostos em aparadores, áreas de serviço, banheiros, lavabos, quartos, salas, cozinhas, nichos e estantes, ou até mesmo em varandas, tudo irá depender do estilo e da harmonia.

Adornos em fibras naturais deixam qualquer espaço personalizado, quebrando os paradigmas da decoração, em misturar materiais e texturas. A escolha e a opção por fibras vegetais é um ponto a favor da sustentabilidade, pois a reposição deste material no meio ambiente é facilitada através do cultivo e da produção destas espécies regionais. A grande tendência no decór, é a miscigenação de fibras com materiais nobres, causando impacto e despertando sensações estéticas e visuais.

As fotos de Angeliza Lopes Aquino registram.

Quer participar da próxima edição desta coluna? Entre em contato com à nossa produção, e boa sorte!

ACESSA.com - Adornos e pe?as de fibras naturais na decora??o de interiores