Revestimentos são tendências na decoração

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 31/03/2017

Os materiais de acabamento e os revestimentos contemporâneos são os principais responsáveis para contextualizar os detalhes da paginação de nossas fachadas, paredes e pisos, concebidos e idealizados através de projetos da arquitetura moderna e do design de interiores. Com a finalidade de criar vários cenários decorativos e proteger as superfícies de alvenaria, em uma edificação, os revestimentos, também seguem às tendências lançadas a cada estação, agregando a tecnologia com a estética decorativa dominante. Os elementos utilizados para revestir devem estabelecer uma harmonia uniforme, plena e total com o mobiliário, os adornos, a paleta de cores e o paisagismo de todo ambiente, criando uma atmosfera aconchegante para trazer o conforto e praticidade ao usuário, evidenciando estilo e sofisticação, mas sempre de acordo com as necessidades e possibilidades de cada espaço.

Revestimentos

Os revestimentos atuais, que apresentam uma maior durabilidade e uma manutenção muito fácil, não requerem muitos cuidados. Quase todos são impermeabilizados de fábrica. Além de ser uma das soluções mais bem sucedidas da área da engenharia civil, as placas utilizadas para revestir, conferem uma beleza singular aos ambientes, pontificando um assentamento perfeito e podem ser aplicadas em superfícies ou paredes.

Em Juiz de Fora, observando a diversidade de produtos encontrados e os lançamentos de vanguarda em diversas linhas de revestimentos para todos os ambientes de uma casa, assim como espaços corporativos ou comerciais, a gerente operacional de vendas Patrícia Vieira (Mundial Acabamantos Conceito) mostrou as opções existentes no mercado, quais são os ícones clássicos preferidos e como podem ser inseridos na decoração de interiores, acompanhando a evolução da arquitetura brasileira. "Hoje em dia, as peças cimentíceas, estão muito utilizadas, assim como os porcelanatos, pastilhas em aço inox, os revestimentos que lembram papéis de parede, e os revestimentos em alto-relevo", resume Patrícia sobre os mais requisitados.

Tecnologia em primeiro plano

Hoje, com o mundo digital, e a tecnologia da informação em primeiro plano, os designers de produtos pesquisam novos conceitos de materiais e buscam aperfeiçoar suas técnicas para deixarem os revestimentos cada vez mais reais, com uma aparência semelhante aos granitos, ladrilhos hidráulicos, madeiras, mármores, pastilhas e papéis de parede. As peças no formato de placas, que atualmente apresentam dimensões e tamanhos variados, também exibem um alto-relevo, semelhante as madeiras e pedras, pontificando uma semelhança magnífica com as originais, tudo isso, devido o investimento em impressoras 3D realizado através das indústrias deste segmento.

Os sonhos também tornam-se reais com a era digital e a pesquisa por novos materiais, como o porcelanato flexível, que podem ser utilizados em vários ambientes, exceto na área molhada do box, em banheiros.  A tecnologia também permite a diminuição do peso das peças em porcelanato, comparando com uma peça bruta original, em granito, como por exemplo. "Quanto mais à tecnologia está evoluindo, maiores e mais leves estão às peças, e existe no mercado, até um porcelanato flexível, que faz lembrar uma pedra vulcânica e pode ser aplicado em áreas internas ou  externas, menos como piso de banheiros, mas, em paredes e fachadas sim", analisa Patrícia, sobre à influência da tecnologia.

Como escolher

Atualmente, os porcelanatos são os preferidos de todos os tipos de usuários, atendendo quase todas as necessidades. Os porcelanatos são utilizados como revestimentos dos ambientes internos e externos, por oferecerem opções incríveis, com nuances e texturas diferentes, tonalidades próximas da realidade, e muita praticidade na hora de seu uso. Todos os espaços tornam-se estilosos e sofisticados, quando escolhemos um revestimento correto, aumentando a sensação de bem-estar e conforto.

Mas, existem algumas peculiaridades em suas características, como os porcelanatos polidos, mais recomendados para ambientes  internos, por apresentarem uma maior resistência as áreas de grande circulação. Em salas de estar, jantar e até TV, os porcelanatos polidos, oferecem maior resultado, os acetinados são recomendados para áreas externas ou varandas gourmet, já para piscinas, os anti-derrapantes. Tudo com o mesmo produto para criar uma unidade e equilíbrio visual, porém com funções e características específicas para cada espaço. "Para as áreas internas, o que é mais indicado, são os porcelanatos polidos, que lembram às pedras naturais, e temos linhas italianas, que já pegam um polimento lustrado", especifica a gerente de vendas.

Para as áreas externas, os mais utilizados são os porcelanatos em madeira, principalmente para decks e fachadas, além das placas cimenticias e os porcelanatos que lembram pedras vulcânicas, como o Magma. Os porcelanatos com texturas são mais indicados para áreas externas, pois, menos aparecerá as impurezas naturais do ambiente, como poeiras ou resíduos.

No entanto, a paleta de cores para ser seguida dependerá do que já existe no ambiente, como os móveis e os ornamentos decorativos coadjuvantes, para que tudo fique em perfeita harmonia, sempre optando por tons neutros. Os porcelanatos ainda apresentam um grau de atrito maior, não escorregam e possuem uma excelente impermeabilidade, com absorção zero, juntas de 1,5 mm, quase imperceptíveis e com retração mínima. "Para acertar na escolha, você deve observar os tons mais claros e neutros, como os acinzentados, os beges e crus, fendi, off-white, para não errar em relação aos sofás, tapetes e quadros, porque qualquer elemento que é colocado em sua sala irá combinar", ensina Patrícia.

Os pisos com revestimentos vinílicos são muito utilizados para uma obra rápida, colocando em cima do piso já existente ou ainda solucionando problemas de casas muito frias, funcionando como isolante térmico, diminuindo a sensação, não eliminando. Estes pisos também são recomendados para quartos de crianças ou ambientes com pessoas idosas, sempre para corredores, salas e quartos, mas, podem ser utilizados conforme a criatividade de cada profissional, pois, causam um ótimo efeito.

Banheiros, lavabos e alto-relevo

As tradicionais pastilhas estão saindo de moda e a grande sensação são os revestimentos em alto relevo, que estão, cada vez mais, lembrando as pedras naturais ou papéis de parede, com composições em mosaico ou em formato geométrico. Os lavabos ou banheiros coloridos, como azul, verde ou vermelho, já estão fora do contexto, e os tons atuais, em evidência, são neutros, principalmente os pastéis.

As louças sanitárias e as cubas de apoio ou encaixe precisam estabelecer um diálogo, sempre acetinadas, mas, sem aquela regra metódica de combinar em relação as cores dos revestimentos, que quando são escuros, elas devem ser claras. Os metais, oferecem opções elegantes, como às tonalidades em dourado fosco e rosê. As bancadas, paredes e os pisos podem ser trabalhados em um mesmo tom, como o marrom Brow. "Posso trabalhar o mesmo piso em uma parede, alguns detalhes em alto relevo nas paredes ou nicho, podendo até ser criada uma faixa, com volume maior",  discursa à gerente de vendas.

Nossa dica

As cozinhas também ganham destaque com revestimentos inspiradores, mas sempre fazendo escolhas por cores neutras, deixando a parte da marcenaria destacada, assim como os cooktops, fogões e fornos gourmets. "Hoje em dia, para às cozinhas, os revestimentos são brancos e lisos, acetinados ou com brilho, acetinado para às paredes, e revestimentos decorados ou em alto-relevo para bancadas ou detalhes, como às pastilhas em aço inox, escovadas ou serigrafadas, como também em arabescos acetinados ou com brilho", resume Patrícia.

As fotos exclusivas de Angeliza Looes Aquino registram.

ACESSA.com - Revestimentos s?o tend?ncias na decora??o