Confira dicas para decorar sua casa na Páscoa

Luiz Henrique DuarteLuiz Henrique Duarte 7/04/2017

A Páscoa, é considerada, uma data muito especial do calendário cristão, trazendo à afirmação dos valores religiosos, como o amor, comunhão, esperança, fraternidade, paz e solidariedade. Nesta época, às famílias, reúnem-se em um só espírito, para celebrar à nova vida de Jesus Cristo, e trocar os tradicionais ovos de chocolate, desejando ao próximo fé e perseverança. Na arquitetura e no design de interiores, à celebração pascal, permite criar projetos de decoração temática, em ambientes descontraídos e informais, porém com muito bom gosto e estilo, para receber os amigos e às pessoas mais queridas. Às novas ideias, para à Páscoa, deverão integrar os espaços com total harmonia, estabelecendo uma sintonia com os adornos principais e o mobiliário já existente, assim como à paleta de cores e os revestimentos, trazendo aconchego, conforto estético e físico, funcionalidade e praticidade.

Ideias e decór

A criatividade é a arte sublime do talento, mesclando às tendências do fashion world, com às novas alternativas de ideias para compor os ambientes, sejam residenciais, corporativos ou até mesmo comerciais. Nosso foco, é elaborar um décor criativo, acessível à todos, prático e original, para às salas de estar e jantar, ambientes aonde costumamos receber em nossas casas, e que são, protagonistas das pequenas e grandes comemorações.

Uma casa arrumada, envolve à concepção de detalhes surpreendentes, aproveitando tudo aquilo que já possuímos, ou investindo em adornos multifuncionais, que são úteis em qualquer ocasião. A arquiteta Marcella Brasil e a engenheira civil Ana Paula Bartocci, criaram três propostas de ambientes utilizando como cenário à Dommanni Alta Decoração e os acessórios para mesa exclusivos do RR Atelier, evidenciando todo o seu talento, com à precisão de unir o contemporâneo e o clássico. Às profissionais, participaram da edição anterior da mostra Casa Design, com um quarto infantil para meninas, inspirado na clássica versão do desenho Frozen. " O nosso projeto, foi pensado, para o quarto de uma menina, com um mobiliário durável, permanecendo o mesmo ao longo de seu crescimento, sem precisar de modificar-se, com o predomínio de cores puxando para o rosê ", explica a arquiteta Marcella Brasil.

Sala de estar e mesas

Às salas de estar principais ou lounges para visitas, como são conhecidos, são os ambientes indicados para celebrar à festa Pascal, remetendo à tradição, simbolizando o convívio e à união familiar. O exuberante sofá moderno, de linhas retas, em tecido de linho natural, recebe uma composição de almofadas, com tonalidades diferentes e tamanhos variados, com um destaque para à cor marrom terra. À mesa de centro, é dupla, revestida por lâminas em madeira, recebendo poucos adornos complementares para decorar, como às esculturas astecas. Para o conforto dos usuários, uma poltrona em couro preto, recebe um puff de apoio, onde uma luminária de chão, também recebe à função de objeto decorativo.

À sofisticada e prática mesa de jantar principal, com tampo em madeira castanho-claro, rouba todas às cenas, estabelecendo um conceito criativo, de mesclar, peças clássicas e contemporâneas com simetria e requinte. Os coelhos em pelúcia, recebem roupas estilizadas e personalizadas, caracterizando à decoração temática principal. O aparelho de chá, com detalhes em dourado, é de porcelana inglesa, herança de família, e promove à mistura do tradicional com o moderno, onde uma outra peça clássica, tem à função de cachepô, com pés de sustentação em estilo vitoriano, recebendo vegetação natural e outros mini-coelhos vestidos com roupas xadrez. Um saboroso naked cake, com sabor de chocolate, além de ser tendência gastronômica, fazia parte desta decoração, colocado em um prato especial para bolos e tortas especiais, onde os guardanapos com detalhes em renda guipir também eram um destaque à parte.

Mas, uma outra mesa, toda voltada para o público infantil, cria uma referência lúdica para às crianças e ajuda à preservar os costumes, desta comemoração tradicional, passando para às futuras gerações. Os bowls turquesa, recebem mini-chocolates em formato de ovos, onde os guardanapos, formam orelhas de coelhos, feitos com dobraduras especiais, criando uma alternativa econômica e fácil de fazer em casa, devido à mistura combinada de estampas e tecidos, entre florais, linhos e poás. " Ao mesmo tempo, que recebemos, os amigos e familiares, às crianças conseguem interagir, com um outro espaço, feito para elas, com toques pontuais na decoração ", revela Marcella.

Os deliciosos bolos de cenoura gourmet com calda de chocolate rústica e cereja marroquina, ganham um destaque à parte, utilizados como parte da decoração principal, além dos cereais multi-coloridos, que são elementos acessíveis para todos e podem ser feitos em casa. Uma bandeja provençal, expõe os guardanapos com dobraduras especiais, como os de linho branco com grelós rosas, colocados estrategicamente sobre os pratos brancos clássicos. Os sousplats, confeccionados em tecidos, com ilustrações de coelhos, o símbolo máximo da Páscoa, ganham destaque, como os de patas. " Nós conseguimos, utilizar sousplats, todo em tecido, que remetem à pata de coelhos, como os porta-guardanapos de argolas, com caras de coelho ", ensina Ana Paula Bartocci.

Ovos e tecidos

Uma das tradições seculares da Páscoa, pode tornar-se, uma brincadeira divertida e colorida, para enfeitar, decorar ou presentear, estabelecendo uma nova versão para à grande troca de chocolates. Os tecidos em organza, todos suaves e em tons pastéis, possibilitam embalar os ovos miniaturas de chocolate, colocando fitas em cetim como acabamento, e podem ser expostos dentro de cestos ou bandejas, assim, como em cima de aparadores, mesas de apoio ou até mesmo em nichos modulares. Às almofadas silkadas, podem participar do decór pascal, e são utilizadas em qualquer época do ano. " Nós confeccionamos, às embalagens, em organza, com tecidos de cores diferentes, mas, você, pode adquirir, o molde do ovo, em uma casa de artigos para festas, e depois, colocar um papel celofane, e uma fita de cetim, fácil e prático, caso não tenha tecido ", ensina à engenheira.

Outra forma, para embrulhar, os deliciosos chocolates de páscoa, é utilizar saquinhos confeccionados artesanalmente em tecidos diversos, de diversos formatos ou tamanhos, sempre com combinações diferentes, e podem ser expostos em cima de mesas ou em bandejas e cestos, como forma decorativa, além de serem distribuídos como lembranças, após um delicioso e divertido almoço de celebração Pascal. " Os saquinhos, são sempre uma forma divertida para presentear às crianças e até mesmo os adultos, dão sempre uma beleza à mais na decoração de Páscoa ", discursa Ana Paula.

Faça você

À paleta de cores, pode ser seguida, de acordo com aquilo que você já possui, como elementos ornamentais e enfeites, mas, sempre estabelecendo uma harmonia com sua decoração principal. Às cores suaves, recebem mais destaque, poluem menos o espaço e combinam com quase tudo, como o rosé e o verde. Você, também pode, substituir às taças, em bico de jaca âmbar, utilizadas em nossas sugestões de hoje, por outras que exerçam à mesma função, mesmo que sejam de cores diferentes. Às toalhas de mesa tradicionais, deram lugar aos trilhos de mesa, como às utilizadas no exemplo infantil, confeccionadas em tecido de linho e com barra em pérolas. " Os tons mais claros, como o rosé e o verde claro, o azul tiffany, compõe harmonicamente à mesa ", ensina Marcella.

As profissionais, utilizaram cores complementares, deixando os ambientes com uma atmosfera acolhedora e com muito estilo, além de adornos clássicos e peças de família, onde conseguiram com um exímio bom gosto, evidenciar mais um de seus sublimes projetos.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Confira dicas para decorar sua casa na P?scoa