Quartos inteligentes para jovens e solteiros

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 19/05/2017

A maioria dos jovens e solteiros, idealizam possuir, um quarto dos sonhos, reunindo em um mesmo ambiente todos os elementos decorativos e recursos possíveis, disponíveis no mercado, para agregar o aconchego e valorizar o conforto, configurando à funcionalidade e a praticidade, visando atender as suas reais necessidades e o melhor aproveitamento dos espaços modernos. Os quartos da atualidade apresentam vários recursos relacionados a tecnologia construtiva projetual, referentes aos materiais de acabamento, assim como a automação residencial, com funções específicas para cada tipo de ambiente. A arquitetura contemporânea mundial e o design de interiores, permitem a concepção de projetos inteligentes, baseado no estilo de vida de cada um dos usuários, inserindo um mobiliário adequado, em harmonia com os revestimentos, à paleta de cores e os adornos ornamentais coadjuvantes, transformando o ambiente em um espaço altamente acolhedor e envolvente.

Quartos inteligentes

O conceito de inteligente abrange uma variação peculiar de significados coerentes e primários, uniformes ao uso da capacidade mental para raciocinar, planejar e resolver problemas, além de compreender ideias e aprender novas formas de tecnologia. Os quartos inteligentes foram idealizados como uma tentativa, para otimizar os pequenos espaços residenciais, reunindo em um só ambiente, tudo o que é necessário para o seu usuário. Os quartos para o descanso e o relaxamento, já contextualizaram, ambientes específicos para dormir, sem recursos tecnológicos ou um mobiliário adequado, inibindo, às vezes, até o desejo dos moradores, em permanecer maior parte do seu tempo nestes espaços. Os dormitórios, de acordo com a arquitetura brasileira evoluíram, adaptando-se as necessidades do homem e as mutações das dimensões espaciais, muitas vezes seguindo os hábitos e costumes da sociedade e valorizando às novas tendências de estilo e comportamento.

Os ambientes para dormir podem ser projetados de diferentes formas e estilos, porém, com todos os recursos e à tecnologia do design atual, inerente ao tempo e ao espaço, uma vez que, os quartos, também costumam acumular outras funções, como de home office. Para criar, uma cenografia ambiental contemporânea, reunindo um mix de recursos disponíveis, envolvendo um mobiliário altamente personalizado e toda tecnologia de vanguarda, o design projetista Marcos Paulo Cordeiro (Dommanni Alta Decoração) idealizou um "quarto inteligente", destinado para o público de solteiros, sem restrições na idade, observando o melhor aproveitamento do espaço, levando em consideração o conforto, a ergonomia e respeitando às áreas de circulação. "O quarto inteligente é um ambiente, que concentra todas as funcionalidades e as necessidades dos usuários, de acordo com o programa de necessidades obviamente, associando o máximo de tecnologia, em termos de acabamentos, mobiliário e revestimentos", define o projetista.

Nossos ambientes

Não basta ser solteiro, é preciso saber aproveitar e otimizar todo o espaço, valorizando o ambiente, com detalhes que estabeleçam uma sincronia estética e visual. No primeiro ambiente, uma atmosfera atemporal e intimista, valoriza cada detalhe, em uma harmonia plena e total da paleta de cores, iniciando-se no cinza, com nuances em preto e também no azul, uma combinação perfeita e precisa, valorizada através da iluminação cenográfica, com um jogo luminotécnico de luzes diretas, com lâmpadas em LED. "Uma iluminação difusa faz uma explosão de luz, você perde o aconchego, o ambiente fica muito claro, também pode ser colocado um plafon central para auxiliar na luminosidade, já para o posto de trabalho é necessário trabalhar com uma luminária auxiliar", explica Marcos Paulo.

Já para o controle da iluminação natural, uma persiana horizontal foi utilizada neste projeto, confeccionada em tecido preto fosco acrílico (não acumula resíduos e de fácil manutenção), exibindo um sistema de fácil manuseio, toda vez que é acionada. O mobiliário permanente merece destaque, principalmente a cama, uma espécie de "cama turca", projetada com 1,08 metros de largura e 1,88 metros de comprimento, uma releitura modera, da famosa "cama de viúva", visando otimizar os espaços compactos com muito estilo e sofisticação. "Hoje todos pensam em uma cama de casal para os quartos de solteiros, mas temos recursos para utilizar uma cama especial, porque os ambientes são pequenos e muitas camas padrões não cabem, aí, você precisa diminuir os armários ou as bancadas de estudo" argumenta o projetista.

Entretanto, os armários embutidos ganham projeção neste ambiente e roubam todas as cenas com uma TV digital de 42" localizada em uma das portas de 1,20 m, confeccionadas com vidros extras, os mesmos utilizados para fabricação das lentes crisal. No seu interior, um cabideiro com sensor de presença recebe uma iluminação em LED, de 28w, além de gaveteiros com repartições e sapateiras deslizantes. Todo o cabeamento é embutido, podendo ser utilizado com até dezesseis controles remotos, em funções de TV a cabo, aparelhos de DVD e v-ray, vídeo game e outras modalidades. Em uma das extremidades, localiza-se uma estante, toda em nichos, projetada para expor pequenas coleções, além de um frigobar, que está entre as tendências e sonhos de consumo, deixando o quarto com boas opções de acessórios personalizados como se fosse mini-casa dentro do próprio quarto de dormir. "O frigobar é o sonho de consumo de todos os jovens que gostam de transformar o seu quarto em pequenos refúgios, com privacidade, estes quartos de solteiros, são os ambientes mais privativos das casas", resume Marcos Paulo.

Mas, o posto para o trabalho, com o predomínio da cor preta, todo confeccionado em "lacatu", uma espécie de laca com 98% de espelhamento, garante o conforto dos usuários para o estudo e pequenas leituras, onde uma outra estante, toda aberta e com iluminação indireta, abriga livros, adornos e objetos decorativos, através de suas prateleiras finas e flutuantes de apenas nove milímetros, um verdadeiro luxo, aliada a tecnologia. "As prateleiras são flutuantes e os lados são recuados, para inserir uma iluminação  indireta, com fibra em LED, criando mais uma cena, além de facilitar na hora de escolher os livros", justifica o projetista. Os dois tipos de papéis de parede, utilizados neste ambiente, fazem referências aos containers, um em cinza, faz lembrar uma caixa metalizada, o outro, imitando uma parede em aço cortém. O piso vinílico laminado, no tom de nogueira natural, predomina dentro do espaço, oferecendo alta resistência, grande durabilidade, além de um isolante acústico em potencial, para ruídos com pequenas reverberações.

Em nosso segundo ambiente, destinado para às mulheres jovens e solteiras, de qualquer idade, o amarelo predominou como cor principal, além do mobiliário contemporâneo, todo projetado em linhas retilíneas, pequenos detalhes surpreendem e causam impacto, como o conjunto de gravuras expostas sobre o piso. As dimensões do espaço também são diferentes, o espaço é amplo e permite outras composições de layout.

Faça você

Com todas estas dicas e sugestões você também pode transformar o seu espaço em um quarto inteligente, usando a criatividade e talvez aquilo que já possui, adaptando a sua realidade e ao seu estilo de vida. Existem no mercado, inúmeras opções em papéis de parede, persianas e camas, como as tradicionais camas de viúvas, aquelas do tempo de nossas tias-avós, mas, que hoje, fazem um sucesso total e absoluto. Caso o seu estilo seja contemporâneo, que tal uma cama turca, igual à de nossa reportagem? Bom, mil ideias, várias possibilidades!

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Quartos inteligentes para jovens e solteiros