A harmonização do ambiente atrav?s das plantas

Por

Harmoniza??o do ambiente atrav?s das plantas Um jardim n?o possui somente a fun??o de enfeitar, pode ser utilizado
tamb?m para desviar a dire??o da energia negativa presente no ambiente

Priscila Magalh?es
Rep?rter
29/09/07

Um jardim n?o possui, somente, a fun??o de enfeitar. Al?m de tornar o ambiente mais agrad?vel, com uma sensa??o t?rmica mais amena, ele tamb?m pode contribuir para canalizar energias positivas a favor da sua resid?ncia, escrit?rio ou consult?rio.

E, atrav?s do Feng Shui t?cnica chinesa que prop?e a harmoniza??o do ambiente voc? pode conseguir isso. Com base na filosofia desta t?cnica voc? pode utilizar elementos como plantas, ?gua e cristais coloridos. O paisagista Gustavo Wunderlich diz que o Universo est? cheio de energias positivas e negativas e a utiliza??o do Feng Shui possibilita canalizar melhor essas energias.

Segndo ele, existem o chi, fonte de energia positiva, e os shars, fonte de energia negativa. "O chi est? presente em todas as coisas vivas, entre elas os vegetais. J? o shar ? qualquer linha ou ?ngulo reto que aponte diretamente para a nossa casa, como por exemplo, uma quina de parede, uma rua que converge em dire??o ? casa ou uma quina de telhado do vizinho que est? na dire??o da porta de entrada da resid?ncia", explica.

? para "quebrar" os shars, ou desviar a dire??o dessa energia negativa, que as plantas s?o utilizadas. "As caracter?sticas de cada planta, em um local espec?fico, canalizam as energias. Para isso, observamos cor, textura e aroma e definir as esp?cies mais indicadas para cada ambiente. Al?m disso, ? muito bom aliar a presen?a dos cristais e da ?gua", destaca.

O paisagista acrescenta que existem regras diferentes para ambientes externos e internos. "A diferen?a b?sica seria o tamanho da ?rea e a luminosidade, estes fatores definem o tipo de vegeta??o que vai ser usada em determinado ambiente". Internamente, ele indica a utiliza??o de plantas como cris?nteno, orqu?dea, mini azal?ia, hera e l?rio da paz. Para jardins externos as mais indicadas s?o magn?lia, ger?neo, agapantus, pet?nea, jasmins, dama-da-noite e pinheiros em geral.

Dentro de casa, um jardim podem ser colocado no banheiro, no corredor e em um canto para medita??o. J? na parte externa, ele pode ser constru?do na varanda ou no quintal, em pedras, terra, e com a presen?a de fontes. Al?m disso, vasos com plantas tamb?m podem ser espalhados pelos lugares estrat?gicos de acordo com o Feng Shui.

Fonte