Decoração de apartamentos pequenos

Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 30/06/2017

Os espaços contemporâneos da atualidade, refletem os novos conceitos da arquitetura brasileira. Os apartamentos de dois quartos, apresentam, inúmeras características favoráveis para atender às necessidades de todos os tipos de usuários, que buscam funcionalidade e praticidade em seu dia-dia. No design de interiores, os ambientes concebidos nestes projetos, devem apresentar um mobiliário confortável, buscando harmonia com os revestimentos, paleta de cores, e principalmente, com os adornos decorativos. A luminotécnica e o paisagismo devem ajudar a propagação de uma atmosfera aconchegante, com muito estilo e sofisticação.

Design e projeto

Os apartamentos com apenas dois quartos, configuram-se entre os imóveis mais requisitados, atendendo pessoas de diversas faixas etárias, com perfis diferentes, mas, que priorizam um espaço bem decorado e projetado com detalhes surpreendentes. Atualmente, existem inúmeras vantagens para morar em um imóvel de apenas dois dormitórios, como por exemplo, realizar o planejamento projetual e de design destes espaços, pois, requerem poucas peças de decoração, além de um mobiliário bem flexível, para atender  várias funções de uso. O arquiteto e urbanista Hérmanes Abreu (Haec Congel) é o autor do projeto de um residencial, com apartamentos de dois quartos, com 55 metros quadrados, extremamente funcionais, com vista de 360° e um layout diferenciado, prezando o bem-estar e o conforto, onde é possível inúmeras maneiras para compor a decoração, como é observado na unidade decorada (Mobiliário Móveis).  " A arquitetura, foca muito no conforto do ser humano, e quando escolhemos o terreno, observamos a vista ambiental, como é a insolação e os ventos dominantes ", explica o arquiteto.

Para iniciar o seu projeto de decoração, e compor o espaço, devemos escolher revestimentos para as paredes e pisos, fáceis de combinar, com o uso de materiais de boa qualidade, seguindo as tendências da arquitetura e do design, integrando todos os ambientes, através de uma composição uniforme, gerando uma estética com as cadeiras, mesas de apoio e jantar, assim como poltronas, sofás, tapetes e objetos de arte. "Quando faço o layout de um projeto, penso muito nas possibilidades que as pessoas têm para idealizar sua decoração, e um apartamento decorado, cria uma felicidade nas pessoas, elas conversam com toda a sua família, de como podem decorá-lo, começando uma nova etapa na vida ", resume Hérmanes.

Nosso exemplo

Os apartamentos de dois quartos, permitem inúmeras possibilidades decorativas, basta usarmos a nossa criatividade e o olhar perfeccionista dos profissionais da área, que são capazes de traduzirem os nossos sonhos para a realidade. Neste exemplo, foi executado um projeto contemporâneo, onde os espaços estão totalmente integrados, com ambientes 'clean', para ser utilizados a todo instante, e com os revestimentos dos pisos todos em cerâmica de altíssima qualidade. Com um estilo casual, a sala de estar é receptiva e recebe um estiloso papel de parede, todo clássico, com hierogramas geométricos, onde, um confortável sofá de dois lugares, composto por um tecido de suede bege, com toque aveludado, permite a fácil combinação com as cortinas de linho natural e o tapete de fibras sintéticas. O painel para TV, permite o uso de vários equipamentos de imagem e som, além de nichos retangulares e simétricos.

A sala de jantar, exibe uma mesa em vidro fumê, com cadeiras de encosto médio, onde, um espelho amplia o ambiente, causando um conforto dentro do espaço. Uma estante requintada, com prateleiras em vidro, expõe adornos e objetos pessoais, além de funcionar como elemento divisor, entre as salas e a cozinha, que é projetada com armários planejados e uma única bancada, visando o melhor aproveitamento do espaço e garantindo o conforto dos usuários, principalmente para preparar receitas gourmet. "Utilizei uma bancada linear em granito, com uma geladeira em L, aumentando a área de trabalho dentro da cozinha ", ensina o arquiteto. As cores desta cozinha, contextualizam um ar moderno, com a utilização de uma paleta de cores frias e quentes, como o amarelo, o cinza e o preto. "O cinza, utilizado com o preto, traz uma ideia de contemporâneo, e o amarelo, quebra a seriedade das tonalidades ", argumenta a arquiteta Fabiana Bastos, que também participou desta escolha.

O rebaixamento dos tetos, engloba um projeto luminotécnico de qualidade, com a utilização de lâmpadas em LED e luminárias pontuais, para criar cenários e permitir prazerosos momentos de descanso, leitura ou relaxamento. "Na sala, deverá existir uma variedade de luzes quentes e pontuais, regulando às intensidades ", ensina Hérmanes.

O quarto para solteiro, foi planejado para ser transformado, em um espaço versátil e pode ser reversível para um home office ou receber hóspedes, com uma eventual cama de apoio. Já o quarto de casal, apresenta as nuances atemporais de branco e bege, promovendo uma atmosfera romântica, destacando o espelho veneziano e os armários planejados, com revestimento em lâminas de madeira 'offwhite' e portas de giro. O banheiro, recebe também a função de lavabo, com armários de profundidade reduzida e nichos superiores para acomodar itens gerais e adornos decorativos.

Faça você

É muito importante saber escolher um layout inteligente, o qual permitirá inúmeras possibilidades de uso, para acrescentar outros móveis mais tarde ou realizar pequenas mudanças, como trocar objetos ou elementos coadjuvantes, como 'puffs' e luminárias de chão.

Mas, você poderá reaproveitar alguns itens que já possua, ou talvez encontre por aí, como pisos de madeira para descarte, em bom estado, que podem ser transformados em armários ou painéis de paredes, de acordo com as possibilidades e dimensões do seu espaço. "Eu aproveito tudo, o rústico que você transforma em fino, não gosto do rústico mau acabado".

O arquiteto, também é um dos responsáveis pelo projeto do Aeroporto Regional da Zona da Mata, assim como vários outros de grande porte no Brasil. "o profissional tem que conhecer todos os assuntos, formar uma equipe adequada, até para realizar a parte da acústica ambiental, por eu ser músico graduado gosto desta parte ".

Um apartamento de dois quartos, independente das suas dimensões, pode parecer maior, utilizando algumas dicas:

  • Utilize uma paleta de cores suaves, isso resultará em uma sensação de espaço maior.
  • Os papéis de parede aquecem e trazem aconchego para o ambiente.
  • As cozinhas lineares agregam o espaço, o conforto e à praticidade para o seu uso.
  • Uma boa iluminação, permite criar cenários lumínicos dentro do ambiente.
  • Evite um mobiliário com medidas irregulares para o ambiente, causando um desconforto.
  • Aproveite os espaços com armários planejados.
  • Saiba reutilizar materiais descartados.
  • Os sofás deverão apresentar tecidos resistentes para o uso diário.
  • Evite tapetes enormes e com fibras altas, não é regra.
  • Utilize quadros para decorar os ambientes com medidas proporcionais.
  • Distribua os utilitários para cozinha de forma organizada.
  • O paisagismo deverá ser de acordo com a luminosidade do seu ambiente, sem cachepôs e vasos grandes demais.

    Já pensou na sua decoração? Inspire-se e traduza quem você é através do seu espaço!


    As fotos exclusivas de Dalila Rodrigues registram.

ACESSA.com - Decora??o de apartamentos pequenos