Salas de estar com lareiras para aquecer o inverno

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 7/07/2017

As baixas temperaturas contextualizam uma época agradável e propícia para deixar nossas salas com uma atmosfera aconchegante, através dos vários recursos existentes na arquitetura contemporânea e no design de interiores. As variadas composições dos ambientes neste inverno são convidativas para o descanso e o relaxamento, além de serem inspiradoras para deixarem as nossas casas sempre arrumadas com bom gosto, estilo, sofisticação e muito conforto. As lareiras modulares são elementos extremamente úteis, com a função de aquecer os ambientes internos ou até mesmo as varandas semi-abertas, além de compor os espaços como peças de decoração. Os revestimentos, assim como os adornos decorativos, os objetos de arte, a paleta de cores e os tapetes ornamentais, promovem os detalhes estéticos neste contexto.

Lareiras

As lareiras são elementos constituídos por diversos tipos de materiais, com modelos e tamanhos diferentes, projetadas para aquecer os ambientes. Atualmente, além das tradicionais lareiras de alvenaria, existem outros tipos, com uma tecnologia extremamente moderna, confeccionadas com materiais diferentes e de tamanhos variados, mas, que apresentam a mesma eficiência e qualidade para o seu uso. As lareiras modulares são adaptáveis para todos os estilos de ambientes, principalmente em salas de estar e varandas de convivência familiar, que hoje tornaram-se espaços para receber os amigos e realizar atividades diárias.

A arquiteta Thaís Andrade, utilizou elementos atemporais para compor uma sala de inverno, com adornos decorativos modernos e um mobiliário extremamente confortável (Dommanni Alta Decoração), onde o elemento principal é uma lareira confeccionada em madeiras de demolição (Arte e Tronco). "Nós fizemos a composição desta sala com vários elementos de madeira de demolição, um produto bruto, transformados em peças delicadas, lapidados através das mãos da Lucimara Vilela", explica a arquiteta.

Neste exemplo, a lareira tem aproximadamente dois metros de comprimento e pode ser confeccionada sob qualquer medida, de acordo com as dimensões de cada ambiente e a finalidade de uso, seja para espaços corporativos, comerciais ou residenciais. Com um mecanismo à álcool, este tipo de lareira não provoca odores e fumaças. Além de ser um produto sustentável, pode ser inserido de diversas formas na decoração de interiores, com vários acabamentos e tonalidades de madeiras diferentes, partindo de recursos para propagar nuances de cores claras ou escuras. "Aqui, nós utilizamos os tons caramelos, mas podem ser utilizados outros tons, como o branco, assim como cores mais escuras e naturais", analisa a profissional.

Nossa sala

O painel todo confeccionado em madeira de araucária é o ponto de partida principal desta sala, e além de roubar todas às cenas, aquece o ambiente, atraindo os olhares por uma extensão de cinco metros, onde uma moldura em aço cortém quebra a rigidez das delicadas tramas naturais desta obra cinematográfica e abriga uma tela em preto e branco, funcionando como elemento de equilíbrio entre o rústico lowprofile e o moderno. "A madeira e o aço cortém inserem-se muito bem com a arte, então, trazemos o olhar do artista, com uma tela confortável de se ver", analisa a arquiteta. A lareira é exposta em uma lateral, quebrando a simetria e abrindo outras formas de layout. "Aqui, o painel em madeira de demolição foi composto com a lareira, que é a peça chave deste ambiente e traz um ar acolhedor para o espaço", resume Thaís.

O uso de objetos ornamentais e peças de design para humanizar o espaço, caracterizam uma identidade com detalhes inusitados e surpreendentes, como a escultura de um animal doméstico e avárias espécies de vegetação permanente. Os espelhos em cristal bronze também ganham destaque no painel e refletem as velas dos castiçais acoplados nas extremidades inferiores. O enorme puff quadrado, com recortes em seu couro, formando mini mosaicos, abriga uma bandeja rústica e serve de apoio para os dias de comemorações e festas. A poltrona de pelúcia recebeu pequenas mesas de apoio, onde uma luminária baixa, com iluminação pontual, é destacada, assim como o sofá, em tecido de linho natural e com detalhes em couro nas extremidades. "A ideia é sempre essa, de buscar vários elementos e fazer uma mescla, com os objetos de decoração", ensina a arquiteta.

Para os pisos, sejam em madeiras ou porcelanatos, os tapetes, quando utilizados, aquecem o ambiente, deixando o espaço confortável para sua circulação, principalmente no inverno, e podem ser colocados de diversas formas, observando sempre as cores para acertar nas escolhas. "Eu sempre gosto de trabalhar com os tapetes em tons mais claros, com à paleta de cores do sofá mais neutra, em tons de areia e móveis contemporâneos", revela Thaís.

E para tornar o espaço mais acolhedor, uma projeto luminotécnico precisa ser bem elaborado. No caso desta sala, além do suntuoso lustre central, algumas luminárias foram posicionadas estrategicamente, com lâmpadas em torno de três mil watts, o que aproxima a luz artificial da natural, do ponto de vista de alguns lighting designers. As cortinas confeccionadas em gaze de linho, favorecem a incidência da luz natural dentro do ambiente, e nesta sala, estabelecem uma verdadeira harmonia com todos os elementos figurativos.

Saiba montar

Para montar um espaço de lareira, utilizando este modelo, você deverá observar as dimensões do seu ambiente, utilizando uma peça que atenda as suas reais necessidades e seja compatível com seu projeto de decoração, além de valorizar todo o seu espaço, como os adornos, objetos de arte, paleta de cores, móveis e tapetes. Se deseja reutilizar alguma poltrona ou mesa de apoio, pense em um layout funcional, observando as áreas de circulação. Este tipo de lareira é confeccionada de diversos tamanhos e são fáceis para usá-las.

As lareiras contemporâneas podem ser utilizadas no verão como peças decorativas, transformadas em futtons ou mesas, dentro da realidade de cada um, sem ascende-las, devido ao calor. Os ambientes, sejam salas de estar ou varandas internas, podem ser repaginados, eliminando os tapetes pesados e mantas, substituindo-os por almofadas coloridas e flores da estação, como o estilo navy. "Você, pode mudar os elementos, trazer flores da estação, peças da própria casa, colocar uma pedra de Quartz sobre a lareira, um mármore, caso tenha uma medida parecida como essa, claro na parte onde não comporta o fogo, e utilizar como mesa central ou de apoio, a madeira, traz o aconchego, esse ar acolhedor para o inverno, e nós, podemos usufruir em qualquer época do ano, no verão, podemos transformar esse tipo de lareira até em um banco", finaliza a arquiteta.

As mesas de centro de nossa reportagem são de troncos brutos de árvore, confeccionadas em madeira de demolição e lapidadas milimetricamente até chegarem ao resultado final. Elas foram agrupadas, formando um volume horizontal, e apresentam alturas baixas e dimensões diferentes, criando um equilíbrio neste projeto de interiores. Caso tenha alguma peça em casa, você também pode reaproveitá-la  e transformá-la em uma mesa central, em um mix de autenticidade e originalidade. As lareiras desta edição foram denominadas de módulos adaptáveis, compatíveis com nossos espaços atuais e que todos nós podemos adquirir, caso desejamos ter uma sala quentinha para aquecer do nosso intenso inverno!

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Salas de estar com lareiras para aquecer o inverno