Cômodas para quartos de bebês 

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 18/08/2017

A realidade dos apartamentos e casas da atualidade são os espaços cada vez mais compactos e reduzidos, onde o mobiliário, assim como os armários, precisam ser planejados, garantindo o armazenamento das roupas e objetos pessoais. Os quartos de bebês acompanham às tendências contemporâneas, e apresentam recursos inovadores para otimizar os espaços e facilitar a vida dos pais e cuidadores. As cômodas são peças versáteis, essenciais para os quartos dos recém-nascidos, e podem acompanhá-los em todas as fases do seu desenvolvimento, com outras características de uso.

A arquitetura de interiores moderna consegue agregar à tecnologia e o design dentro dos projetos para os bebês, idealizando ambientes aconchegantes, prevalecendo uma atmosfera acolhedora, onde as cômodas precisam estar em equilíbrio e harmonia com todos os revestimentos, a paleta de cores e os elementos decorativos, assim como os adornos lúdicos do espaço.

Cômodas para bebês

As cômodas são peças tradicionais do mobiliário internacional, surgindo no final do século XV, e neste contexto, fazem parte de todos os projetos de design de interiores, apresentando diversos estilos, desde o clássico europeu as releituras brasileiras. Historiadores contam que as cômodas foram idealizadas para a nobreza palaciana do suntuoso e irreverente Château de Versalhes, na França, para armazenarem suas rouparias gigantescas, otimizando os espaços dos quartos reais. Entretanto, para os quartos dos recém-nascidos, as "comfortable for babies" (cômodas para bebês), apresentam várias funções, como de trocadores para fraldas, armazenando os kits de higienização e primeiras necessidades.

A designer de interiores Andiara Gusmão e a empresária Joana Diniz (Joana Diniz Decorações) são especialistas neste assunto. Elas conseguem projetar ambientes personalizados, com peças de mobiliário contemporâneas e cômodas para compor os espaços, seguindo às tendências que abrangem cada estação. "É importante que as cômodas tenham gavetas grandes, que sejam de corrediças e possam armazenar os kits de higiene, além de roupas leves e fraldas, facilitando a vida", explica Joana.

Mas, para inserir as cômodas dentro de um quarto para bebês, precisamos estar atentos ao estilo do berço, seguindo também as mesmas linhas das poltronas para amamentação, como também do restante do mobiliário. Tudo precisa estabelecer uma estética harmônica, onde o espaço deverá ser setorizado, prevalecendo uma área de circulação com cerca de 70 centímetros. "Primeiramente, para inserir uma cômoda dentro do quarto do bebê, precisamos saber das dimensões do espaço, qual o estilo de decoração a seguir, para tudo adequar-se no ambiente", ensina a empresária. As medidas para uma cômoda devem configurar-se em 90 centímetros de altura, um metro de largura e 55 centímetros de profundidade, segundo às recomendações do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As medidas de largura podem ser alteradas para um pouco menos, caso o quarto seja compacto, porém com os centímetros estabelecidos por este órgão, devido ao controle de qualidade rigoroso.

Caso os quartos apresentem dimensões reduzidas, o jeito é eliminar alguma peça do mobiliário, porém a cômoda prevalecerá no ambiente, devido sua utilidade abrangente. "Em quartos compactos, às vezes, precisamos abrir mão de alguma coisa, mas deixando a poltrona de amamentação e as cômodas, talvez eliminando as camas para acompanhantes ou babás", argumenta Joana. Para otimizar os espaços encima dos tampos das cômodas, basta ser exposta uma bandeja com todos os produtos necessários para o uso do bebê, como garrafas térmicas e objetos de necessidades diárias. "Se as cômodas apresentarem dimensões padrões, conseguimos expor até uma luminária pequena e talvez até um quadro próximo à parede", sugere Joana.

Para às cômodas que apresentam três ou mais gavetas, o ideal é seguir nesta ordem de organização:

  • Primeira gaveta: armazenar às roupas de uso diário.
  • Segunda Gaveta : guardar fraldas e outros produtos de higiene pessoal
  • Terceira gaveta : colocar às roupas de cama e mantinhas antialérgicas.
  • Tampo principal: bandejas com os kits necessários para higiene e acessórios para trocas de fraldas, com o trocador, que deverá ser em tecido de puro algodão, com uma espuma de no máximo cinco centímetros de altura para não gerar desconforto.
  • Caso tenha espaço, uma luminária com lâmpadas em LED para auxiliar nesta tarefa.
  • Esta ordem pode ser modificada, de acordo com às necessidades e preferências de cada usuário, ou à ajuda de um personal organizer para bebês.

Existem cômodas com nichos localizados perto das laterais, que podem ser armazenados os mesmos kits ou até adornos pequenos. Outros modelos de cômodas apresentam um design com cinco gavetas, onde no primeiro perímetro horizontal, localizam-se duas gavetas pequenas, seguindo a mesma ordem de organização. Em espaços restritos, existem organizadores que podem ser adaptados em paredes, armazenando assim tudo que houver necessidade, os quais devem seguir o mesmo estilo dos objetos de decoração. As caixas organizadoras são confeccionadas com diversos materiais e são expostas em nichos e plataformas aéreas suspensas, fazendo uma composição perfeita dentro do ambiente.

Saiba escolher e usar

Com um mobiliário atemporal e requintado, seguindo a linha clássica, no estilo Luís XV, nosso exemplo de baby room para essa reportagem apresenta uma cômoda com a cor prata, toda em laca fosca, seguindo um design com traços retilíneos, onde as medidas são excepcionais, seguindo as normas do Inmetro, além de duas gavetas, existem duas prateleiras para facilitar a organização dos utilitários de maternidade. A poltrona para amamentação é em capitonê, com medidas padrões confortáveis para a mãe, onde o berço segue a mesma linha, todo revestido com tecidos em fibras de linho natural bege, garantindo o aconchego do espaço, com detalhes esculpidos a mão.

Sobre a cômoda, compõem o tampo uma bandeja com acessórios decorativos em banho de prata, contrastando com os arranjos de hortênsias permanentes multicoloridos em tons pastéis. Uma estante em laca branca expõe caixas de tamanhos diferentes com tecidos neutros, além de ursinhos e mini-jarras em porcelana branca. "O nosso berço, cômoda e poltrona para amamentação podem ser utilizados por meninos e meninas, assim, como as caixas decorativas e organizadoras", ressalta Joana.

As cômodas devem ser expostas próximas aos berços e às poltronas de amamentação, distantes das janelas, devido a ventilação natural ou o sol intenso, evitando causar desequilíbrios com a saúde dos bebês, assim como inibir pequenos acidentes domésticos. O importante é analisar as dimensões do espaço, estabelecendo um layout com uma setorização confortável para cada ambiente, sempre seguindo algumas regras projetuais. Para estes móveis, algumas cores também apresentam-se como tendências, e podem ser utilizadas para ambos os sexos, como o âmbar, alabastro, branco, bege, cinza, esmeralda, ônix, preto e o chumbo, os quais estão entre as nuances em evidência. "Esses tons são extremamente  modernos e são fáceis de combinar, oferecendo uma grande facilidade para decorar" demonstra Andiara. Mas, algumas cômodas apresentam um tampo em madeira com pátina provençal, com essa mesma intensidade e facilidade para compor os ambientes.

Os materiais mais utilizados para fabricação das cômodas são as madeiras de reflorestamento com acabamento em laca, pintadas e tonalizadas com tintas atóxicas, evitando alergias e as intoxicações dos recém-nascidos. Para escolher a sua é bom verificar antes de adquirir uma peça, observar a origem, evitando produtos sem controle de qualidade.

Novo uso

As cômodas de bebês podem acompanhar cada etapa de sua vida, assim como todas as fases de seu desenvolvimento, permanecendo nos quartos para armazenarem os brinquedos montessorianos, livros educativos e quebra-cabeças que auxiliam às atividades psico-sensoriais e às atividades de coordenação motora. Estas cômodas também podem fazer parte de outro ambiente da casa, desde que, tenham harmonia com o local, usando nossa criatividade e bom senso. Tudo nesta vida pode ser reaproveitado com um análise criteriosa, respeitando as dimensão do espaço e as novas funções de utilidade. Uma cômoda pode integrar-se ao hall de entrada e circulação para os quartos, salas de estar e jantar, corredores e até escritórios, ou em qualquer cantinho especial, o qual precise de um destaque especial.

Caso, você tenha uma cômoda antiga, herança de família, em bom estado, talvez possa adaptar para o quarto de seu futuro bebê, desde que tenha as medidas padrões e não cause risco para o seu filho, devendo ser realizada uma análise e inspeção do mobiliário."As cômodas, mesmo após o nascimento dos bebês, até a fase de transição do berço, continuam como uma peça de decoração essencial, nunca será descartável, e pode ser remanejada, de acordo, com que o quarto seja re-adaptado para outras fases da criança, e hoje, você consegue expor as cômodas em vários ambientes da casa", fala Joana.

Nas fases relacionadas acima, os psicólogos e educadores, ensinam a compartilhar com os filhos, os ensinamentos para à organização do espaço, e às cômodas, por apresentarem medidas relativamente favoráveis, com à altura das crianças, proporcionam experiências satisfatórias, devido às medidas padrões serem fáceis de alcançar e manusear, mas, sempre com o auxílio de adultos, cuidadores ou dos próprios pais.

Já pensou em transformar sua cômoda em uma peça eclética, que acompanha as fases de crescimento de seu antigo bebê para deixar sua casa arrumada e bem organizada? Dependendo da personalidade do seu filho ou a nova decoração do quarto, a cor poderá permanecer a mesma. Caso use o bom senso, poderá expor sua cômoda em um outro ambiente, conforme o design e o material de acabamento dela, como em nossos exemplos de hoje, não é regra, é apenas uma sugestão para compor os ambientes nestes tempos atuais, reutilizando ou proporcionando um novo uso para uma peça tão eclética.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - C?modas para quartos de beb?s