Aprenda montar um arranjo de flores naturais simples de fazer

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 22/09/2017

As flores que fazem parte de nossa exuberante flora tropical são elementos decorativos ornamentais e naturais, muito utilizados na decoração de interiores, pois, ajudam a proporcionar uma atmosfera acolhedora e muito aconchegante em todos os espaços contemporâneos. Para comemorar a chegada da Primavera, é possível idealizar e constituir vários tipos de arranjos florais, sem gastar muito, apenas, selecionando algumas espécies existentes em nossos jardins ou adquirindo em floriculturas especializadas e até mesmo em supermercados. Na arquitetura moderna, o paisagismo verde humaniza os espaços com muito estilo, equilíbrio e harmonia, permitindo que as peças de mobiliário e os adornos, constituídos no projeto principal, em conjunto com as mais variadas espécies de flores, ganhem muito mais destaque, personalidade e vida.

Arranjos florais

Os arranjos florais podem ser concebidos, através de uma composição organizada de algumas espécies de flores naturais e folhagens nativas diversificadas, para a função decorativa ou paisagística de alguns espaços específicos, sejam ambientes internos ou externos. Para idealizar e fazer um arranjo florístico, algumas técnicas são sugeridas por vários profissionais atuantes nesta profissão, como os flowers designers, que criam composições utilizando as flores disponíveis em cada estação do ano, com técnicas ornamentais seguindo os métodos tradicionais ou conforme às tendências do momento, que agora está direcionada para os arranjos desconstruídos. A primavera é uma estação que todas as espécies de flores desabrocham novamente, iniciando um novo ciclo de vida, propagando cor e as vezes um aroma suave de suas sementes.

As paisagistas, Cláudia Tabet Zanini e Heloísa Maria Tabet (Jardins com Arte) reuniram algumas espécies de flores exóticas e tropicais para a idealização de um arranjo floral natural, simples e fácil de montar, utilizando uma jarra de vidro transparente, com uma composição estética harmônica e precisa, seguindo a trend flower desta estação. "O exemplo que vamos ensinar, para este arranjo, são com flores encontradas em todos os jardins, e que podem enfeitar à casa", explica Cláudia.

Saiba fazer

Para iniciar a montagem do arranjo de flores naturais, precisamos de alguns materiais para facilitar o nosso manuseio com as espécies escolhidas, além de selecionar quais folhagens usaremos para criar nossa composição, proporcionando formas com texturas diferentes, e uma volumetria equilibrada. O arranjo também pode ser minimalista, com apenas poucas flores de uma única espécie, porém, é interessante observar, e saber escolher a jarra onde será exposto, para não parecer apenas um ramalhete de flores simples, sem técnicas para sua montagem.

Selecione os materiais:

  • Tesoura com uma lâmina de poda para flores
  • Jarra ou recipiente adequado para montar o arranjo
  • Duas ou três espécies de flores naturais em bom estado
  • Folhagens verdes para compor (duas ou quatro variedades)
  • Faça a limpeza de todas as flores e folhagens com água limpa
  • Para deixar as folhagens verdes e brilhantes, borrife solução caseira: café sem adição de açúcar ou adoçante
  • Preencha sua jarra com água até quase a metade
  • Para evitar a proliferação de micro-organismos e prevenir contra dengue, troque a água todos os dias e adicione três gotas de água sanitária ou coloque sachês específicos para esta função encontrados em floriculturas
  • A areia higienizada também pode ser utilizada para os arranjos, como uma composição de espadas de São Jorge

Para montar

Os arranjos com flores naturais, podem ser expostos em jarras de cristais, cerâmicas, muranos, porcelanas ou vidros transparentes comuns, com os tamanhos e larguras de sua preferência. Outros recipientes podem ser adaptados para esta finalidade, e até mesmo reutilizados, como os bules de café antigos, chaleiras, garrafas ou qualquer outras peças decorativas disponíveis em nossas casas, basta utilizarmos nossa criatividade. O mais importante é garantir à funcionalidade e a praticidade dos arranjos de flores, sem perder sua originalidade, observando o ambiente em que ele será exposto, para assim definir à sua altura e largura. "Se você, faz um arranjo, para uma mesa de jantar muito alto, às pessoas não podem conversar, gerando um incômodo", analisa Cláudia.

"Para este arranjo, nós utilizamos algumas flores exóticas, como as alpinéas, helicônias, dracenas e as folhagens verdes, como as eras estrelas, eucaliptos, ruscus e vassourinhas", mostra Heloísa Maria. As flores colhidas especialmente para este arranjo, oferecem resistência em ambientes internos, porém, precisam de uma quantidade de água controlada, principalmente nos períodos que compreendem à primavera e o verão. "Estas flores são muito resistentes, você pode colher na época da primavera, sem prejudicar o seu jardim, e duram cerca de 20 dias", fala Heloísa.

As flores devem ser cortadas com as hastes longas e maiores, até definir a altura do arranjo e qual ambiente ele será exposto, evitando a inutilização desnecessária de uma determinada espécie. "Para as mesas de apoio ou de canto, os arranjos podem ser altos", ensina Heloísa.

Algumas etapas podem ser seguidas para montar o arranjo (acompanhe a sequência da montagem na galeria de fotos):

  • Para uma jarra de trinta centímetros de altura, como a nossa, utilize um litro de água limpa.
  • Decore a jarra aleatoriamente com a folhagem verde em sua lateral interna.
  • Prepare as alpinéas vermelhas e rosas, cortando sua haste inferior na diagonal, para dar apoio e posicione no centro da jarra.
  • Em seguida, faça os mesmos procedimentos com as helicônias exóticas.
  • Todas as folhagens devem apresentar 10 centímetros a menos que as flores, para criar um fundo homogêneo dentro da jarra.
  • Coloque os eucaliptos, as dracenas, os ruscus e as vassourinhas, um de cada vez, nesta ordem.
  • Finalize com as eras estrelas sobre a mesa, puxando de dentro da jarra para fora.
  • Borrife água sobre as folhagens verdes, duas vezes ao dia, quando houver calor intenso, caso contrário, uma vez.
  • Na primavera ou verão, lembre-se de trocar a água todos os dias.
  • As águas podem ser frescas ou geladas.

As flores sempre fizeram parte de minha vida, e desde a minha infância, observava alguns jardineiros da casa de minha avó realizarem a manutenção das árvores e plantas, e algumas vezes, eu ajudava à colher algumas espécies para enfeitar as salas. Todas as espécies que estão ao seu alcance, podem ser expostas e utilizadas como arranjos de flores, não importando as jarras ou recipientes em que serão montadas. Caso, não tenha nenhuma peça, utilize potes de conservas vazios, e finalize com um acabamento diferenciado, como tecidos em linho ou retalhos sobrepostos por fora, na base superior. As quatro estações do ano incidem a diversidade do tempo e a exuberância da vegetação verde em diferentes formas. "A primavera é o renascimento, é vida, uma época em que possuímos um olhar diferente, você passou daquele período cinzento e entra aquela explosão de cores, é a estação mais bonita do ano", define Cláudia.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Aprenda montar um arranjo de flores naturais simples de fazer