A arte e os quadros com os traços de Nara Coelho

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 6/10/2017

A arte brasileira abrange a diversidade cultural do nosso país, estabelecendo várias formas de propagar as retratações do cotidiano e cenas da vida, podendo ser interpretada com olhares diferentes, porém, com os mecanismos da criatividade que elevam nossas aptidões e dons vocacionais de uma maneira sólida e inquestionável. Os sentimentos puros e verdadeiros de comunhão e fraternidade, em harmonia com as tendências do design contemporâneo, podem ser contempladas através das obras e traços expressionistas da artista Nara Coelho, que também é coordenadora do Fórum Espírita de Juiz de Fora, onde as suas linhas artísticas retratam o amor, a caridade e a fé, celebrando sempre a vida com belíssimas mensagens inócuas ao tempo e ao espaço.

Obras e pinturas

O esplendor singular das obras e a alquimia entre os pincéis e a paleta de cores, mesclam traços determinados e precisos, fazendo nascer formas que retratam pessoas, cenas do cotidiano, paisagens naturais e várias interpretações de Jesus, materializadas de inúmeras maneiras artísticas, desde sua imagem como um ser supremo e iluminado, ou, até mesmo, a sua presença através de símbolos, como um farol, significando a luz maior de nosso mundo. Outras retratações de Jesus podem ser admiradas no quadro Caminho das Rosas, em uma perfeita e delicada simbologia, expressa por estas flores encantadoras. "O meu desejo é mostrar Jesus vivo, através de meu trabalho, claro, sou muito pequena para isso, mas, meu desejo é o meu objetivo, e Jesus, precisa ser reconhecido por que ele fez", explica Nara.

Entre tantas obras, cada um de seus quadros canalizam boas energias e vibrações de paz, como em a Prece, onde uma pessoa faz suas preces, elevando os seus pensamentos para conquistar suas graças. A pintura destaca uma luz intensa próximo a cabeça - chákra (centro de energia) conhecido como lóbulo central, que emite uma sintonia superior. Os retratos pintados com sutileza, parecem fotografias reais, devido a sua nitidez irretocável e precisa, onde amigos e filhos são os temas, como de Selda Menezes. "A Selda é minha grande e querida amiga, e sinceramente, foi o primeiro de todos que fiz, querendo testar se conseguiria fazer", revela. Mas, outros quadros podem ser contemplados, devido a sua essência e riqueza, sempre transmitindo mensagens que acalmam e tocam nossas emoções, como uma pintura de Francisco de Assis, em um jogo perfeito de cores suaves, afirmando a paz e a proteção aos animais. A Mulher de Chapéu Roxo é uma das obras que destaca-se por si. Seu olhar parece dizer muito mais do que palavras. O broxe que enfeita suas vestes é capaz de traduzir símbolos que estão além do coração.

As mãos que servem para escrever, fluidificar - termo espírita que quer dizer magnetização através da doação dos fluídos pela imposição das mãos, também são retratadas com o tema Mão Amiga canalizando a ajuda ao próximo em todos os instantes. Todos os quadros apresentam molduras com acabamentos sofisticados, e os retratos de um Jesus vivo é traduzido para o mundo moderno em forma de arte e poesia. As telas, independente do estilo da decoração, podem ser expostas em todos os ambientes, proporcionando assim uma atmosfera aconchegante e muito acolhedora, sempre em harmonia com os adornos decorativos, o mobiliário, tapetes e obras de arte, criando uma harmonia personalizada em nossos lares.

Arte e histórias

As obras artísticas de Nara ganham atualmente uma repercussão natural pelo conteúdo de seu trabalho, como as palestras de sucesso realizadas por ela, dividindo com as pessoas os ensinamentos de Allan Kardec. Esta sua segunda mostra exclusiva de pinturas, tem como cenário a Dommanni Alta Decoração, onde a empresária Adriana Barros conseguiu a união de suas pinturas bem trabalhadas e irretocáveis com as peças de design, mostrando um mix de personalidade e sofisticação.

Entretanto, com uma suavidade ímpar e uma metamorfose lírica entre cada traço observado em suas obras artísticas, Nara dedica-se à coordenar o Fórum Espírita de Juiz de Fora, que neste ano teve como tema proposto "Pauta assumida: em 2017 Caminho, Verdade e Vida"  apresentando oradores doutrinários para levar o conhecimento as pessoas interessadas. As suas retratações artísticas, utilizado os pincéis e as tintas, podem ser adquiridas e ajudam sempre na realização do evento, que comemora sua décima terceira edição no próximo ano.  O Fórum Espírita também apresenta um casting de nomes de primeira grandeza, como de Maurício Menezes, que foi convertido em uma das edições. E quem atribui as mãos de Nara, aulas com renomados artistas plásticos e pintores famosos, engana-se, pois o seu estilo é próprio e a sua técnica é apenas sua, como definiu. "Gosto desta espontaneidade, da liberdade dos traços, de pegar os pincéis e fazer o que quero, as minhas amigas sabem disso, quando faço paisagem, além delas, saem personagens", relata.

A paleta de cores também consagra suas obras, e todas as nuances e tonalidades parecem estar na proporção correta, irradiando brilho e luz, porém, todos os artifícios são utilizados com sabedoria intuitiva, resultando em uma técnica praticamente profissional. "Eu assento perto de uma tela em branco e começo a pintar, já sei a proporção certa das tintas, mas é tudo intuitivo, sei quando vai ficar bom, mais claro ou escuro", fala Nara. Além das retratações resultantes de seus trabalhos, as suas telas sempre guardam surpresas agradáveis após serem concluídas, onde, somando ao tema, vários detalhes sensibilizam e emocionam os olhares, como em Mão Amiga.

Decoração e Mensagem

A arquitetura e o design de nossos espaços residenciais devem ser analisados e projetados de acordo com o nosso estilo, sempre utilizando peças práticas e funcionais, agregando o conforto e a ergonomia. Uma casa arrumada demonstra o sinal de cuidados, carinho e respeito com todos os membros de nossa família, afinal, nosso lar merece estar sempre com as famosas violetas na janela. Os quadros podem ser utilizados em qualquer um dos ambientes, desde salas de estar, jantar e TV, homeoffice, quartos e galerias de circulação, assim como halls de entradas. As pinturas precisam de ter uma identidade pessoal e passar uma energia para os ambientes onde serão expostas.

Com decoração própria de cada gosto, toda casa deve ser transformada no melhor lugar do mundo. Mais que beleza, dentro deste espaço só nosso, devemos ter a certeza de dias melhores, acreditando na esperança e voltando os nossos pensamentos para o amor fraternal. "Então, é a esperança a palavra chave, porquê a esperança vai conduzir-nos a certeza, na medida em que a gente se envolve nos ensinamentos de Jesus, para nós, ele deixou uma mensagem espetacular, de evolução, de transformação para o bem, essa mensagem que quero deixar para todos, e que confiem, tudo vai dar certo", finaliza Nara.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - A arte e os quadros com os tra?os de Nara Coelho