Quarta-feira, 24 de março de 2010, atualizada às 17h37

Parlamento Jovem dará oportunidade de participação na política a 85 estudantes juizforanos

Clecius Campos
Repórter

Foi instalado na tarde desta quarta-feira, 24 de março, o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Juiz de Fora. A cerimônia marcou o início da participação política de 85 estudantes juizforanos do 1º e 2º anos do ensino médio. Alunos da Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira, dos colégios Santa Catarina e dos Santos Anjos formam o grupo que fará contribuições à legislação estadual referente à destinação ideal de resíduos.

De acordo com o gerente-geral da Escola do Legislativo, da ALMG, Alaôr Messias Marques Junior, os alunos serão responsáveis pela discussão do assunto e pela produção de propostas a serem encaminhadas ao Parlamento Mineiro. "A cidade levará representantes ao encontro do Parlamento Jovem Mineiro, nos dias 16 e 17 de setembro. As proposições votadas nas reuniões serão levadas à Comissão de Participação Popular da ALMG, que poderá formatá-las como projetos de lei ou outros dispositivos legais."

Segundo Marques, antes disso, as propostas podem contribuir para as legislações municipais, já que serão primeiramente discutidas na Câmara Municipal. "Cabe ao Legislativo oferecer a educação para a política e a formação da cidadania de forma geral. Aproximar a comunidade, por meio dos jovens, é reverter o quadro de grande descrédito em relação ao Legislativo e aos agentes políticos existentes hoje." O projeto foi desenvolvido no ano passado em Belo Horizonte e agora parte para o interior de Minas Gerais, contemplando 12 cidades. "É papel da ALMG legislar para todo o Estado, por isso estamos levando o projeto para o interior. A ação beneficia ainda as atividades de participação popular nas Câmara Municipais."

Além do respaldo da Câmara Municipal, os alunos contarão ainda com o apoio de monitores da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, a ação dá novos ares à educação dos alunos, mostrando caminhos alternativos para o ensino nas escolas. "Hoje, as instituições vivem a dicotomia de formar profissionais ou formar cidadãos. Uma educação que não dá as duas formações é falha e nós temos falhado, abafando a formação cidadã pela preocupação obsessiva com o sucesso profissional." Para Magrone, além de valorizar essa face do ensino, o programa incorpora valores democráticos aos alunos, ao mesmo tempo que aperfeiçoa as instituições políticas, por meio da participação.

O estudante do Colégio Santa Catarina e jovem parlamentar, Vinícius Emídio Monteiro, acredita que esta será uma oportunidade de mostrar opiniões, pensar e agir em prol do Estado. "Em sala de aula aprendemos muito, mas poder fazer algo sempre traz uma experiência a mais. Tenho grande expectativa sobre os resultados." O aluno da Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira, Douglas da Silva, espera aprender o funcionamento da ALMG e compartilhar a experiência com colegas de outras instituições. "Poderemos interferir de alguma forma na produção das leis." O estudante do Colégio dos Santos Anjos, Thiago Ribeiro, já tem tema para abordar. "Vejo a reciclagem como meio não só de solucionar a questão dos resíduos, como fonte de renda para a população mais carente. O pecado do século XXI é a falta de consciência ambiental das pessoas. Precisamos despertar a população."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes