Mesas decoradas para o final de ano

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 3/11/2017

O ano de 2017 está chegando ao seu final, propagando para o mundo, a época mais esperada de nosso calendário, quando o amor, a comunhão, a fraternidade e a solidariedade estão presentes em nossas vidas, abrindo em grande estilo as comemorações de Natal e Ano Novo. Para brindar este período, quando vários eventos fazem uma referência típica ao tema, todos com um décor personalizado, as mesas devem ser idealizadas com estilo, tornando os espaços aconchegantes e muito especiais, evidenciando uma atmosfera acolhedora, para todos os ambientes, porém com adornos e elementos que favoreçam à funcionalidade e a praticidade.

A arquitetura de vanguarda e o design de interiores oferecem várias ideias e soluções para recebermos com estilo e personalidade os nossos convidados, projetando espaços únicos, com muito equilíbrio e harmonia entre os acessórios contemporâneos, o mobiliário, os revestimentos e a paleta de cores. O cenário lumínico e a vegetação natural devem ser planejados, criando um conforto estratégico para que todos os amigos e familiares celebrem este momento. É tempo de festa!

Mesas e design

Para comemorar e brindar os melhores momentos desta vida, as mesas configuram-se entre os elementos principais de uma festa, e podem ser idealizadas e planejadas de acordo com o estilo e a personalidade de cada um de nós, observando sempre as dimensões de nossos espaços e todos os adornos, aparelhos de serviço e peças do mobiliário que já possuímos. Outro fator importantíssimo é analisar o número de convidados que receberemos, garantindo uma logística espacial dos ambientes, de modo a iniciar, assim, a montagem das mesas e livings de estar, que podem até ser transformados em lounges, caso necessitármos de mais espaço. A criatividade é o fator chave para transcender as nossas inspirações, onde a arquiteta e design de interiores Maria Paula Schettino e a empresária Polyana Schettino (Dubambu) reuniram vários profissionais para o lançamento da segunda edição da mostra Mesas Postas, apresentando as tendências do design em várias composições de ideias para o final de ano. Os cinco ambientes constituídos e projetados, revelam muito mais do que estilo e sofisticação, canalizam o brilho e a luz para celebrar uma época festiva, em sua total plenitude.

Living do Natal

Atualmente, receber bem é ter estilo e personalidade, seja para brindar en pétit comité ou recevoir dans le style, momento que um verdadeiro anfitrião é capaz de coordenar as suas celebrações, festas ou jantares, com detalhes sublimes que chamam a atenção de todos os seus convidados. A atmosfera natalina pode ser clássica e contemporânea ao mesmo tempo, reunindo vários elementos com muito glamour e requinte, para receber os amigos mais queridos e a família, remetendo a sofisticação que uma noite tão importante merece. Assim é o Living da Ceia de Natal, projetado através do designer de interiores Rodrigo Bissoli, para celebrar a vida. Os espelhos em cristal e com molduras douradas, ampliam o espaço, onde guirlandas natalinas podem ser observadas para contextualizar a grande noite. A mesa de centro, com linhas retas, expõe alguns aparelhos de serviço, de uma badalada griffe de cerâmicas, localizada em Itaipava, bairro nobre da cidade de Petrópolis.

Proporcionando uma continuidade com o living, a mesa natalina, simplesmente rouba todas as cenas, projetada para o espaço do designer de interiores, com o profissionalismo e o talento de Márcia Figueirdo Mendes, onde a paleta de cores está expressa em dourado, verde e vermelho, mesclando o tradicional com peças modernas. A mesa, com tampo em madeira, irradia a luz das velas expostas, onde os aparelhos de jantar são compostos sobre trilhos vermelhos, fazendo contraste com os cachepôs em terracota e as mini-tuyas natalinas típicas. Os souplasts em dourado e o arranjo central com rosas vermelhas centralizam os olhares e exalam um perfume suave em todo o ambiente. Os detalhes impecáveis garantem uma noite inesquecível, com tudo perfeito, em uma sintonia com o glamour e o requinte. Um ambiente convidativo, para um Natal super especial, onde cada um dos convidados guardará dentro da memória, esta noite orquestrada com muita nobreza.

Amigo Oculto e encontro de amigas

Para o amigo oculto desta tradicional noite, a influenciadora digital Nana Biaggi utilizou elementos contextualizando a tradição, como a madrepérola, a pinha e o trigo, através de uma bem montada mesa, repleta de significados. A pinha, simboliza o verdadeiro significado de nascimento do menino Jesus, presente neste mundo para espalhar o seu amor e unir a todos nós. O arranjo central é composto em uma peça decorativa baixa, destacando as espécies de flores em lilás. A exuberante composição de taças é observada através do mix de materiais como o cristal e o vidro. Os jogos americanos contemporâneos sobre o tampo de vidro da mesa, expõe a louçaria para o jantar, destacando-se os guardanapos em tecido vermelho e arrematados com laços.

As amigas também podem brindar em grande estilo esta época do ano, promovendo um encontro único, evidenciado através da mesa Encontro de Amigas, onde Jack Mariano (Food Stylist/Designer) promoveu uma atmosfera meio rústica e com muito esplendor ao mesmo tempo, reunindo elementos originais em uma perfeita composição. O destaque é para o projeto aéreo do teto em gesso rebaixado, onde folhagens naturais formam uma enorme constelação verde. O arranjo de flores central, com uvas e eras verdes, foi confeccionado dentro de uma peça rústica, e simboliza muito mais do que a fartura. As taças em branco, ampliam as novas possibilidades de composições, e são misturadas com outras taças em cristal. O rústico, pode ser chic e sofisticado ao mesmo tempo. Uma noite de encontro entre as amigas não precisa ter brilho no décor, mas sim, brilho próprio, emanado por nós e muito alto-astral! Uma mesa posta indescritível, com beleza e harmonia.

Noite de Réveillon e almoço do dia 1º

A época mágica do ano chega ao fim, encerrando o período natalino e brindando ao novo ano em uma noite repleta de brilho intenso, proporcionado através da queima de fogos de artifícios, quando os amigos, a família e todos os convidados, se iluminam, trocando energias, renovando os anseios e desejos. A Noite de Réveillon é o tema desta mesa posta, totalmente elaborada e projetada com detalhes magníficos e reveladores, com a sutileza e o savoir-vivre, evidenciado através do trio de profissionais, constituído através da arquiteta Raquel Fraga, da consultora e designer de mesas Laura Bastos e Beatriz Netto. Uma cortina de luz é posicionada neste ambiente para fazer uma referência aos fogos de artifício, onde os arranjos centrais e os individuais, com espécies delicadas de flores brancas, simbolizam a esperança. O dourado e o prateado conversam entre si, de uma forma elegante e sofisticada, simbolizando o brilho renovado, que está presente em nossos olhares! Um destaque para ss mini-garrafas de espumante e as mensagens bem posicionadas, próximas aos lugares marcados sobre a mesa, enfatizando happy new year e paz. Os guardanapos, todos de tecido, em linho natural, estão sobrepostos sobre outros, com acabamentos em rendas tipo guipir.

Finalizando as comemorações, o tradicional Almoço do dia 1º, é a proposta da mesa posta projetada exclusivamente através do designer de interiores Gustavo Caldas e Eliane Caldas, propondo um almoço agradável e tradicional, entre todos os familiares, comemorando assim, o início e o nascimento do novo ano. A paleta de cores é observada, através de três tons, como o azul, que traz personalidade e harmonia, e ao mesmo tempo, difunde a suavidade e a tranquilidade. O dourado, faz uma alusão sobre a luz, a sorte, a fortuna e o sucesso. O vinho, é o símbolo da energia, nobreza e vigor. Assim, os profissionais conseguiram reunir cores clássicas e que estão entre as tendências para as composições de mesas nesta estação. O tampo branco desta mesa espetacular, permite que as taças, todas em cristal, nas tonalidades âmbar, vermelho e transparente, garantam a leveza, luminosidade e paz para o novo ano. A supremacia desta composição permite começar o ano novo com amor, saúde e prosperidade. Vamos festejar! Um grande brinde!

As fotos deste colunista, Cláudia Nunes e Éric Machado registram.

ACESSA.com - Mesas decoradas para o final de ano