Ideias para receber com estilo na Noite de Natal

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 22/12/2017

A arte de receber os amigos e toda a nossa família é inerente ao tempo e ao espaço, onde os detalhes ornamentais, expostos através de adornos decorativos temáticos, devem prevalecer com estilo e sofisticação, porém, visando o equilíbrio, a harmonia e simplicidade. Em dias de confraternizações e festas de final de ano, como o tão esperado e sonhado Natal, as tradicionais regras de etiqueta social devem ser totalmente abolidas, prevalecendo o bom senso e os novos conceitos direcionados para as normas contemporâneas de receber, onde são constituídos espaços agradáveis, com uma atmosfera aconchegante e sempre acolhedora. A iluminação deve ser analisada, onde os pontos luminotécnicos intimistas devem ser inseridos nos ambientes que os convidados circularão, incentivando os momentos de boa conversa e total relaxamento. As vegetações permanentes resistem ao calor e podem ser expostas em todos os lugares que necessitem de uma humanização verde. É Noite de Natal, vamos celebrar!

Ambientes e design

As decorações de interiores deverão direcionadas para os espaços onde receberemos os nossos amigos, correspondendo as salas de estar e jantar, extensivo as cozinhas e varandas gourmets. As salas de estar podem receber um décor homogêneo, com uma paleta de cores tradicional, onde as tonalidades verde, vermelho e dourado, intensificam as nossas memórias afetivas e propõe uma noite mágica, com pessoas especiais, onde o amor deverá ser o ingrediente absoluto para reger cada momento.

As tendências natalinas também podem ser seguidas, quebrando as regras da mesmice e extinguindo os tons tradicionais, ousando com novas nuances, como o rosa quartzo ou azul tiffany, e também, o verde greenery. O processo de escolhas das novas cores e suas respectivas montagens dentro de nossos espaços é o mesmo para as nuances tradicionais, como a clássica e atemporal combinação do verde e vermelho. Para o designer de interiores Francisco Rodrigues (Dubambu), o rosa seco é a grande tendência deste ano, marcando sua presença em adornos decorativos diversos e enfeites natalinos. "Até árvore de natal em tons de rosa nós já montamos, mostrando que não devemos ficar presos à paradigmas das cores tradicionais", explica o profissional.

Para quem deseja eliminar as cores tradicionais, o único requisito básico é seguir as tendências decorativas que estão em alta, e apresentar um bom gosto, sabendo mesclar, dentro dos ambientes de casa, as novas propostas de tonalidades itinerantes. "Para receber com estilo, o primeiro passo é ter vontade própria, carinho, e muito cuidado na hora de saber escolher as peças, e, em segundo lugar, o amor que você deverá ter com os seus convidados", ensina Francisco.

Podemos reaproveitar os talheres antigos e aparelhos de serviço, que utilizamos no dia a dia, nas composições natalinas sim, sem erro ou medo de cometer alguma gafe. Vamos ser criativos, reutilizando o que possuímos, porém estilosos.

Estar e jantar

Em nossos ambientes, utilizados como exemplos para montagem de nossa mesa de jantar e sala de estar, para Noite de Natal, o profissional, utilizou peças pouco convencionais para enfeitar, como às renas de Natal, que são expostas geralmente sobre os pisos, próximas às árvores, demonstrando um novo uso para o mesmo elemento. Os candelabros podem expor velas brancas, para promover uma iluminação intimista e aconchegante. O centro de mesa, todo trabalhado com pedras, em missangas multi-coloridas, propagam uma atmosfera de vanguarda, contrastando com vários itens tradicionais, como as porcelanas com detalhes em dourado, seguindo o mesmo tom dos talheres. Os guardanapos, em linho branco, com passamanarias, personalizam a decoração desta mesa. As taças em cristal e os cachepôs com arranjos permanentes, garantem o glamour e o estilo imponente do espaço. "Sobre as mesas de jantar devemos deixar os ambientes iluminados, para que as pessoas apreciem a decoração e a degustação das comidas", sugere Francisco.

Para a gigantesca árvore de Natal, as cores tradicionais foram utilizadas em adornos e enfeites temáticos, como as bolas em dourado e vermelho. Os laços de fitas aramados podem preencher as lacunas entre os espaços ociosos e deixar os galhos mais volumosos. As lâmpadas em LED podem apresentar os reflexos lumínicos, brancos ou amarelos, depende de sua composição e preferência.  "Atualmente utilizamos as árvores de natal  cheias de adornos e enfeites temáticos, e até podemos expor os cartões recebidos, flores, laços e outros elementos", sugere o profissional.

"Nós também utilizamos os mini-pinheiros, em uma composição assimétrica, com detalhes em vermelho, sobre uma mesa redonda lateral", fala o designer. Algumas peças em cerâmica, também foram expostas, para criar uma atmosfera natalina, contrastando com os cachepôs resinados. Sobre a mesa de centro, bonecos estilosos de papai Noel, foram expostos estrategicamente, ladeando livros e caixas de presentes ornamentais. O confortável sofá em linho, recebeu almofadas florais e típicas para a época natalícia, além da sugestiva manta, em pele sintética, com textura aveludada e macia. O tapete central, em fibras baixas, permite o conforto dos convidados, assim como as poltronas de apoio. As lanternas douradas, com velas no seu interior, ressuscitam os sonhos e a luz de Jesus Cristo, afinal, é Noite de Natal!

Deixe separado, o seu melhor play-list, vamos festejar em grande estilo, com os amigos e familiares queridos esta noite especial. Em tempos de reaproveitar, podemos colocar expostos, os mesmos adornos e objetos dos anos anteriores, de outras formas. Com as comidinhas deliciosas, e os doces feitos com carinho por nós, vamos deixar o espírito natalino invadir nossos corações, acreditando na essência de Noel. Para receber bem é somar o nosso estilo e personalidade em todos os detalhes. Aos amigos leitores, Feliz Natal!

As fotos Acessa.com registram.

ACESSA.com - Ideias para receber com estilo na Noite de Natal