Aprenda montar ambientes para receber o Ano Novo com as cores da fortuna e prosperidade
O Ano Novo está aproximando-se, encerrando em grande estilo este velho calendário de doze meses, que foi um período de muitas conquistas e vitórias. Para iniciar o novo ciclo, recomeçando os novos projetos e sonhos, precisamos de criar espaços elaborados, que transmitam paz e calor humano, de acordo com nosso estilo e personalidade. Uma casa arrumada necessita de ambientes aconchegantes, com uma atmosfera muitíssimo acolhedora, para receber os nossos amigos e familiares em uma super noite de Réveillon.
Através de uma estrutura organizada com criatividade, planejamento e ousadia, podemos projetar espaços itinerante e temporários, como os mini-lounges, que atendem as necessidades e são confortáveis, práticos, e bastante funcionais, onde todos os nossos convidados estarão à vontade, brindando com alegria e fraternidade a chegada do ano de 2018. As cores que regem a virada do ano, na arquitetura de interiores, estão democráticas, eternizadas através do quarteto de tonalidades atemporais e clássicas, às quais compreendem o amarelo, branco, dourado e prateado.
Nossos ambientes
De acordo com a astrologia e os gurus da meditação oriental, traduzidas para o ocidente, as cores frias, como o azul, verde, roxo e lilás, além das cores quentes, como o amarelo, dourado, rosa, vermelho e laranja, estão entre as tendências desta virada de ano. Os clássicos, branco e prateado, também configuram as ostentações místicas e nuances presentes na maioria das composições para o Réveillon. Para nossa sala de estar, o decorador Francisco Rodrigues (Dubambu) utilizou esculturas místicas de tamanhos variados para garantir as boas vibrações na hora dos convidados mentalizarem os seus pedidos para Deus e as forças superiores do Universo, independentemente da religião, cada um com a sua crença. Na mesa de centro, em posição de ioga, os budas saúdam: namastê. A mesa de apoio redonda expõe uma sequência de imagens em dourado e vermelho, que induz a meditação e ao relaxamento, fazendo contraste com os adornos e objetos de decoração.
Os arranjos permanentes, expostos entre as poltronas decorativas promovem o colorido do ambiente, como o bouquet com as espécies de lírios e orquídeas. Para sala de jantar, o mix do dourado e prateado podem ser observados em vários detalhes, como no sofisticado faqueiro e louças com bordas douradas hierografadas. As taças, em cristal transparente, sintetizam o glamour e a neutralidade de todos os elementos presentes na belíssima mesa. Os arranjos centrais podem ser reutilizados do Natal, como este, que recebeu lâmpadas em LED, introduzidas entre as folhagens verdes. O aparador, em frente à mesa, é um móvel contemporâneo, com resina off-white laqueada, e permite expor bandejas com taças em vários tons de verde, garrafas de bebidas, esculturas e objetos complementares, além de jarros para servir águas aromatizadas. As águas com aromas diferentes, permitem a hidratação dos convidados, assim, como neutralizar o paladar dos sabores das entradas gourmets degustadas antes da ceia de ano novo.
O verde em tonalidade suave é exposto sobre a mesa, observados através dos tecidos em linho natural, presente em todos os guardanapos, para quebrar o dueto dourado e prata. O verde, significa esperança e abertura dos caminhos. "A mesa de Ano Novo, é uma sequência do Natal, com os porta-guardanapos com detalhes em aves e bolas", resume Francisco.
Faça você
- Reutilize aparelhos e faqueiros do Natal, caso necessário, pode-se misturar os conjuntos, porém com bom-senso.
- Organize seus ambientes elegendo uma cor principal de sua preferência.
- O dourado, prateado e branco são às cores preferidas e eternizadas, é elegante e presente em todos os grandes réveillons.
- Tenha ousadia e crie um tema para sua festa de Ano Novo, como nossa sugestão, utilizando esculturas místicas.
- Copos e taças, podem ter cores e tamanhos variados, porém com equilibrado e harmonia.
- As guirlandas podem ser expostas com muito estilo e sofisticação, como os castiçais e velas.
"Devemos ter o cuidado de não potencializar muitas cores, para os ambientes ficarem uma mistura homogênea", finaliza o decorador, evitando assim, ambientes com uma paleta de cores diversificada e misturada. Podemos expor, no máximo duas cores, como o dourado e prateado, além de uma terceira, como neste exemplo, onde, elegemos verde erva-doce para promover um destaque a mais, e neutralizar o brilho e a luz excessivos das duas tonalidades utilizadas.
Feliz 2018: Gratidão, amor, luz, prosperidade e saúde!
As fotos da Acessa.com registram.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!